Para muitas pessoas, comprar a casa própria tem deixado de ser apenas um sonho graças ao consórcio. Essa é uma das opções de aquisição de imóvel mais práticas para quem quer sair do aluguel e não tem como dar valor de entrada.

A modalidade tem ganhado cada vez mais a cabeça dos brasileiros por conta das suas facilidades. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o número de adesões ao consórcio imobiliário cresceu 18% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Mas o que tem de tão vantajoso em fazer um consórcio de casa? Confira abaixo:

1. Sem cobrança de juros

Esse é um dos grandes diferenciais do consórcio imobiliário. Os juros normalmente são cobrados em modalidades de crédito em que o banco empresta dinheiro ou quando o cliente atrasa algum pagamento. No caso do consórcio, as cartas de crédito são custeadas pelos próprios conveniados e não pelo banco. Por isso, não há cobrança de juros no consórcio imobiliário. Ah, só não confunda juros com taxa de administração, que é o valor cobrado pela administradora do consórcio para gerenciar os conveniados, cartas de crédito, sorteios etc.

2. Sem entrada

Essa é outra característica que faz do consórcio uma das melhores opções, pois ter uma grande quantia para dar de entrada muitas vezes desanima quem quer comprar um imóvel. Afinal, nosso sonho de comprar a casa própria nem sempre vem junto com o momento em que temos uma grande quantia para a entrada.

3. Mensalidades que cabem no bolso

Com um modelo de planejamento a longo prazo, ele possibilita parcelas com custo mais baixo. Assim fica mais fácil de pagar as parcelas, não é mesmo?

4. Sem surpresas

Ao contratar o consórcio de casa você sabe exatamente o quanto pagará até o final, sem surpresas de juros embutidos ou outros produtos que vão surgindo no meio do caminho.

5. Para usar de diversas formas

Com sua carta de crédito, você pode comprar um imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, e até mesmo fazer reformas ou adquirir um terreno.

6. Variedade de crédito

Existem diversos planos para escolher, de modo que você encontre aquele que melhor se adeque ao seu perfil. A carta de crédito pode ser no valor final do imóvel ou parte do valor. Essa diversidade permite que você possa se planejar de acordo com seu orçamento

7. Mais flexibilidade

A análise do cliente costuma ser mais rápida e flexível que em outros modelos compra de imóvel, facilitando para profissionais autônomos que não tem renda fixa e pessoas com restrição de crédito.

8. Menos burocracia

Com uma análise mais flexível e um modelo de pagamento mais confortável, o consórcio de casa possui menos burocracia e, consequentemente, mais agilidade.

9. Usar o FGTS para adiantar sua aquisição

Você pode usar o FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Assim, você consegue antecipar sua carta de crédito.

10. Investimento para o futuro

Além de uma ótima maneira de comprar um imóvel, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Inclusive, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

O que observar na hora de contratar?

O consórcio imobiliário é uma boa opção para quem quer ter uma casa pra chamar de sua. Mas é preciso ficar atento às condições na hora de contratar para não ter dor de cabeça depois, como essas:

  • Faça um negócio seguro!

Antes de fechar qualquer acordo, certifique-se que a administradora do consórcio está registrada no Banco Central. Pesquise também a reputação da empresa e procure referências. O consórcio imobiliário é um planejamento de longo prazo, então é imprescindível que você esteja com alguém que você possa confiar.

  • Fique atento aos termos

Com o contrato em mãos, leia atentamente o documento e tire todas suas dúvidas antes de assinar. Também não pague nada sem que haja um contrato formalizado entre as partes.

  • Só assuma compromissos que você consegue arcar

Verifique também se as condições ofertadas se encaixam com seu perfil, analisando as taxas, valor solicitado, prazo de pagamento e as formas de contemplação da carta de crédito. É importante lembrar que você deve continuar pagando as parcelas mesmo depois de premiado.

  • Tome cuidado com golpes!

Infelizmente há muita gente que tenta se valer do sonho alheio para cometer crimes. Sempre desconfie de ofertas muito tentadoras, principalmente quando elas vierem acompanhadas de pedidos de pagamento antecipado. Alguns golpistas chegam a utilizar grandes sites para oferecer cartas de crédito de consórcio já contemplada. A venda da carta é até legalizada, contudo é preciso ter atenção quanto à idoneidade do vendedor. Alguns consórcios, como por exemplo o do Banco Inter, não intermediam esse tipo de venda.

Como funciona o consórcio de casa?

O consórcio nada mais é que um grupo de pessoas, geridos por uma administradora, unidas pelo mesmo propósito: adquirir um bem. Confira como funciona e porquê contratar um consórcio imobiliário. Você também pode conferir mais detalhes no vídeo abaixo com Luana Domingos, Coordenadora de Vendas Digitais do Banco Inter:

Se você está querendo comprar um imóvel, construir ou reformar, o Consórcio imobiliário pode ser a solução para você sair de vez do aluguel! Neste vídeo, Luana Domingos, coordenadora de vendas digitais do Banco Inter, esclarece as principais dúvidas sobre o Consórcio para seus sonhos sairem do papel agora mesmo!

Como contratar?

Como todo investimento, antes de contratar um consórcio de casa, você precisa se planejar! Você pode, exemplo, fazer uma simulação para avaliar as opções e encontrar aquela que melhor cabe no seu bolso. Confira também todas as condições do consórcio imobiliário do Inter. Feito isso, agora é hora de começar a realizar o sonho da casa própria. Vamos lá?

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
Como funciona o consórcio imobiliário?

A modalidade pode ser uma opção para realizar o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Financiamento ou consórcio? Entenda as diferenças

Consórcio ou financiamento? Neste post vamos te mostrar como diferenciá-las e escolher a que melhor...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
Mitos x Verdades sobre consórcio

Na hora de fechar um consórcio sempre bate aquela dúvida né? Neste post mostramos os...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como usar o FGTS para a compra de imóvel?

Veja como usar o benefício para alcançar o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
18 dúvidas comuns sobre o Financiamento Imobiliário

Confira nesse post as respostas das 18 principais dúvidas sobre financiamento imobiliário!...

Leia mais