A digitalização dos bancos tem revolucionado nossa experiência bancária.

Graças às novas tecnologias, já conseguimos fazer todos os tipos de transações sem ter que ir até uma agência e passar horas na fila. Mas essa revolução também abriu espaço para que pessoas mal-intencionadas desenvolvessem novas formas de fraudes bancárias.

Por isso, para aproveitar com segurança as facilidades de ter um banco na tela do seu smartphone, é essencial tomar alguns cuidados. Neste post, listamos 6 dicas que irão ajudá-lo a evitar golpes ao movimentar sua conta.

1. Nunca forneça informações pessoais

A primeira e mais importante dica é: os bancos nunca te pedirão senhas, tokens, números do cartão ou qualquer dado relativo ao acesso à sua conta.

Tenha isso sempre em mente e desconfie de qualquer e-mail, SMS, ligação ou carta que solicite informações pessoais, ou  tenham link de acesso a sites.

Se estiver na dúvida, fale com o seu banco. Mas, ao entrar em contato, lembre-se de verificar se você está no local correto, como vamos explicar abaixo.

2. Verifique se os canais que está utilizando são oficiais

A era do call center está com os dias contados.

Hoje, os bancos digitais já oferecem suporte por diversas plataformas, incluindo as redes sociais.

Só que essa praticidade também pode ser usada por “espertinhos” querendo tirar vantagem disso para cometer fraudes bancárias.

Portanto, antes de fazer qualquer transação, solicitar ajuda ou mesmo atualizar o aplicativo da sua conta, confira se está utilizando as plataformas oficiais da instituição.

  • No site

No caso do site do banco, por exemplo, confira se o endereço da página está correto. Fique atento a endereços que tenham um final diferente do conhecido “.com.br”, como www.seubanco.net.

Esses sites podem ser clones da página oficial, criados para capturar seus dados.

Outra dica é verificar se a página de login para a sua conta contém certificação de segurança. Um pequeno cadeado no canto esquerdo da barra de pesquisa.

  • Nas redes sociais

As redes sociais são plataformas que também demandam cuidado.

Antes de solicitar suporte, ou responder a qualquer mensagem supostamente enviada pelo banco, veja se a página é a oficial. Uma boa forma de fazer isso é checar se o perfil contém o ícone de conta verificada, que aparece ao lado do nome.

  • Nos aplicativos

Você também deve ficar atento na hora de baixar ou atualizar aplicativos. Antes de fazer o download, tenha certeza de que está na página certa, para evitar fraudes bancárias.

Leia as avaliações dos usuários e confira o histórico do desenvolvedor.

Na dúvida, acesse o site do banco e procure o link para download do app.

E lembre-se: as únicas formas oficiais de se baixar aplicativos são pela App Store (para sistema iOS) e o Google Play (para Android). Jamais baixe qualquer aplicativo fora dessas plataformas.

3. Não abra sua conta utilizando wi-fi ou computadores públicos

Hoje em dia é muito fácil encontrar wi-fi gratuito, seja em locais públicos, estabelecimentos comerciais ou restaurantes. Para quem vive conectado, essa é uma ótima forma de economizar o pacote de dados.

Mas na hora acessar a conta bancária, essa economia pode sair cara.

Isso porque a segurança das redes públicas e de computadores compartilhados pode conter falhas e facilitar o acesso de hackers a informações particulares.

Nunca acesse sua conta utilizando internet compartilhada, pois isso pode facilitar as fraudes bancárias. Antes de abrir o app do banco, ative seu plano de dados e desative o wi-fi.

5. Cuidado com a exposição nas redes sociais

Você é daqueles que compartilha tudo nas redes sociais? Basta dar uma olhada nos seus perfis para saber tudo sobre sua vida?

Se você é assim, lembre-se que pessoas mal-intencionadas também podem estar de olho no que você posta. E podem usar essas informações para prejudicá-lo.

Isso não significa que você tenha que excluir suas redes sociais.

No entanto, antes de sair postando cada momento da sua rotina, avalie se o que está compartilhando poderia ser usado por criminosos virtuais. Pode parecer exagero, mas mesmo uma simples foto num restaurante, por exemplo, pode dizer muito sobre a sua vida, os lugares que você frequenta, o seu perfil de consumo e os amigos que você tem.

Portanto, use suas redes sociais com moderação, coloque filtros de privacidade em todos os seus perfis e evite entrar em detalhes ao fazer postagens.

6. Monitore sua conta com frequência para evitar fraudes bancárias

Acompanhar sua conta é outra atitude imprescindível para evitar cair em golpes. Se estiver sempre atento às movimentações, poderá agir rapidamente assim que perceber alguma transação indevida.

Por isso, confira seu extrato frequentemente e ative os serviços de notificação pelo celular.

No Inter, por exemplo, você recebe alertas todas as vezes que movimenta a sua conta. Caso receba qualquer notificação suspeita, #contacomagente! Entre em contato por meio das nossas redes sociais, chat ou telefone o mais rápido possível.

Outra dica que pode evitar dores de cabeça é fazer um seguro para proteger seu cartão. Com ele, você garante o reembolso de movimentações indevidas, como compra ou saque sobre coação e transações não autorizadas pela internet. No Inter, existem planos a partir de apenas R$ 1,90 por mês. E você pode contratar direto pelo app ou internet banking

Gostou das dicas de segurança? Então compartilhe este post em suas redes sociais e nos ajude a evitar fraudes bancárias.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
4 dicas essenciais para segurança da sua conta

Quando você recebe uma ligação que diz ser do seu banco pedindo os dados da...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como fazer compras online: dicas de segurança

Fazer compras online é uma das formas mais práticas de consumo. Para te ajudar...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Você sabe se proteger das fraudes bancárias?

Você já foi ou conhece alguma vítima de uma tentativa de fraude bancária? Veja nossas...

Leia mais