Álcool ou gasolina? Essa é uma pergunta que, com certeza, quem possui carro flex já fez alguma vez na vida.

Afinal, na hora de abastecer, principalmente para encher o tanque, entender o rendimento do seu carro para cada tipo de combustível é fundamental para escolher certo e, sobretudo, economizar.

E da mesma forma que acontece com algumas outras questões que cercam o imaginário do brasileiro, alguns mitos cercam esse cálculo.

Nesse conteúdo, vamos desmistificar de uma vez por todas a relação entre álcool e gasolina, apresentando as vantagens de cada combustível e os detalhes para que você entenda qual compensa mais na hora de abastecer.

Qual a diferença entre Etanol e Gasolina?

Vamos começar explicando, de forma rápida, o que é a gasolina. Ela é um composto derivado do petróleo puro, possuindo em sua constituição uma elevada proporção de hidrocarbonetos, que são moléculas constituídas por átomos de carbono e hidrogênio.

Nos postos, o tipo mais comum é a Gasolina tipo C, que em sua composição conta com 27% de etanol.

Por outro lado, o Etanol, ou Álcool, é um combustível de origem vegetal, obtido a partir de matérias-primas como o milho, a cana de açúcar e até mesmo a beterraba. Aqui no Brasil, o tipo que encontramos nos postos é fabricado a partir da cana de açúcar.

Álcool x Gasolina: qual o mais vantajoso?

A dúvida sobre qual tipo de combustível é o mais vantajoso impacta boa parte das pessoas que possuem um carro flex.

Hoje em dia, com a facilidade de acesso à informação, mitos sobre o álcool estão sendo derrubados, fazendo com que motoristas realmente parem para pensar sobre a melhor alternativa.  

A seguir, preparamos uma tabela, destacando os principais pontos pra ajudar você a escolher gasolina ou álcool. Confira:

Vantagem Álcool Gasolina
Polui menos x
Melhor para o motor x
Compensa mais na estrada x
Menor consumo x
Gera maior potência para o motor x

Álcool polui menos que a gasolina?

O Etanol é um combustível produzido por meio de vegetais e podemos dizer que é obtido a partir de uma fonte renovável e, por isso, polui menos. Esse processo não acontece com a gasolina que, afinal, é derivada do petróleo.  

 

Embora seja considerada uma fonte de combustível mais limpa, o etanol também conta com um obstáculo. Estamos falando da necessidade de espaço na terra para plantios, além de todas as questões envolvendo a sustentabilidade do agronegócio.

Álcool é melhor para o motor?

Podemos dizer que sim. Durante a combustão da gasolina, alguns resíduos permanecem no motor, prejudicando seu desempenho a longo prazo. Esse processo não acontece com o Etanol, fazendo com que o álcool seja menos prejudicial ao carro.

Gasolina compensa mais na estrada?

A gasolina gera maior autonomia para o automóvel durante uma viagem. Isso significa menor tempo para abastecer e, consequentemente, menos riscos de não encontrar um posto e combustível seguros ao longo da viagem, por exemplo.

Gasolina tem consumo menor do que o álcool?

Já que falamos da autonomia, é importante destacar que isso representa um consumo menor para o carro.

Se compararmos um carro com tanque cheio de álcool e outro com tanque cheio de gasolina, veremos que a necessidade de novo abastecimento será percebida primeiro no carro com etanol.

Gasolina gera maior potência para o motor?

Falamos que a gasolina promove uma combustão que pode gerar problemas para o motor, porém, isso representa também uma maior potência para o automóvel.

Antigamente, essa questão era percebida na necessidade de alguns carros esquentarem antes da partida, sobretudo em cidades mais frias.

Cálculo de combustível: qual vale mais a pena? 

Agora que apresentamos as vantagens de ambos os combustíveis, vamos ao que realmente interessa: etanol ou gasolina, qual combustível é melhor e mais vantajoso financeiramente? 

Quando analisamos apenas o valor de cada um, certamente podemos dizer que é o etanol, afinal, seu preço é consideravelmente menor.

No entanto, como já falamos, a gasolina tem mais conteúdo energético do que o álcool, fazendo com que voltemos à estaca zero.

Levando em consideração esses pontos, é correto afirmar que, geralmente, a gasolina possui 30% mais energia por litro do que o etanol. Assim, na hora de abastecer, podemos perceber o preço com essa mesma diferença de porcentagem.

A fórmula padrão para o cálculo de combustível é a seguinte, divida o preço do litro do álcool pelo da gasolina:

demonstração do cálculo de combustível: divida o preço do litro do álcool pelo preço do litro da gasolina

Veja o exemplo a seguir:

Suponhamos que o preço da gasolina é de R$5,59 e do álcool de R$3,77.

simulação de um cálculo de combustível mostrando que de acordo com o exemplo, o álcool seria mais vantajoso.

Dividindo um pelo outro, temos o resultado de 0,67. Portanto, a partir dessa conta, é mais vantajoso abastecer com álcool nesse caso.

Economize ainda mais ganhando cashback na hora de abastecer 

Além de todo esse entendimento sobre qual o tipo de combustível mais econômico para seu carro, é fundamental encontrar alternativas para que o abastecimento não se transforme em um problema financeiro no final do mês.

No Super App, é possível receber cashback sempre que abastecer seu carro. Para isso, basta procurar um posto Shell que aceite Shell Box e realizar o pagamento diretamente pelo aplicativo do Inter.

É simples e rápido: ao chegar no posto Shell, basta realizar o abastecimento e, na hora do pagamento, inserir as informações diretamente no Super App.O cashback cai na mesma hora na sua conta. Isso quer dizer que a economia é percebida no mesmo momento do abastecimento. 

Da próxima vez que o carro chegar na reserva, não deixe o cashback pra trás. Use o Shell Box pelo Super App e economize ainda mais em seus abastecimentos!

Perguntas frequentes

Quando vale a pena usar álcool? 

Olhando para o lado financeiro, vale a pena abastecer com álcool quando o preço dele estiver equivalente a 70% ou menos do que o valor da gasolina no momento do abastecimento.

Posso misturar álcool e gasolina? 

Não há problemas em realizar a mistura de álcool e gasolina no tanque do seu carro. Se já está com gasolina e deseja trocar para etanol, pode fazer isso sem que ofereça complicações para o seu automóvel.

Qual a vantagem do álcool sobre a gasolina? 

A vantagem do álcool sobre a gasolina acontece devido ao preço menor desse combustível, além do fato de ser considerado uma fonte mais limpa de produção. No entanto, é importante lembrar que a gasolina também possui vantagens sobre o álcool, como desempenho e potência.

Qual combustível compensa mais na estrada? 

De forma direta, podemos dizer que a gasolina proporciona ao automóvel uma maior autonomia na estrada, resultando em menor tempo gasto em abastecimentos e também gerando maior potência do motor.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32b62dcbcbe14168b6f88f54c56c89ae_e03dq3dmgms-u04d14c1k53-723ea8aafe9c-512.jpeg
Cláudio NetoAnalista de Conteúdo e CRM.

Formado em Letras pela UFMG. Apaixonado por causas perdidas desde 1993, escrevo sobre finanças desde 2017.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Seguros
7 informações sobre o seguro de carro

Fazer um seguro de carro pode ser uma “mão na roda”. Por isso respondemos algumas...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Melhores viagens curtas para escapadas nos fins de semana e feriados de 2023

Aproveite os feriados prolongados de 2023 pra fazer viagens curtas e sair da rotina...

Leia mais
Para simplificar a vida Consórcios
Saiba quais são os carros mais econômicos em 2023

Descubra quais são os carros mais econômicos do ano escolha o que mais se adapta...

Leia mais