Um negócio, para sustentar as contas em dia, precisa se manter organizado com o que entra e com o que sai. 

Às vezes, sabemos, esse controle pode ficar um pouco mais difícil, já que em alguns empreendimentos o pagamento da prestação daquele determinado serviço pode ser feito bem mais para a frente.

Nesses casos, algumas alternativas são pensadas, como o empréstimo – seja ele corporativo, pessoal ou até o cheque especial. Porém, uma outra possibilidade que pode ser bem mais acessível é a de antecipação de recebíveis.

O que é antecipação de recebíveis?

Basicamente, antecipação de recebíveis – que pode ser chamada até por antecipação de duplicatas – é uma modalidade de crédito voltada para aquelas empresas que querem adiantar, naquele momento, o valor que receberiam só no futuro.

Para te dar um exemplo do que é, vamos lá: imagine que você, cliente, comprou uma televisão e dividiu o valor em três vezes. O dono da loja, nesse caso, teria até 90 dias para receber todo o valor daquele equipamento. Parece longe, né?

Dessa forma, se ele quiser receber tudo de uma vez pode contratar a antecipação de recebíveis por meio de algum banco ou instituição financeira e ter o valor total sem ter que aguardar os três meses. Essa instituição contratada assumirá a responsabilidade da dívida do cliente.

Como a antecipação de recebíveis funciona?

Agora vamos entender na prática. Uma instituição financeira, ao abrir essa modalidade para os clientes, já conta convênios com outras empresas. Por exemplo: o Inter tem parceria com a MRV, Petrobras, Vale, entre outros.

Sendo assim, se uma fornecedora solicita a uma instituição financeira a antecipação de uma verba que teria a receber de uma determinada empresa, o banco contratado disponibiliza o recurso imediatamente.

Uma taxa é cobrada sobre a operação e as conveniadas deverão quitar suas dívidas, em vez da fornecedora, com o banco em questão. Melhor dizendo: você recebe o que é seu, rápido, sem ter que aguardar todo aquele tempo.

Qual é a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?

Enquanto a antecipação de recebíveis é referente a um dinheiro que é garantido, ou seja, que você tem certeza de que irá receber, o empréstimo trata-se de uma verba que você ainda terá que quitar junto à instituição financeira na qual foi feito.

Trocando em miúdos, na antecipação de recebíveis você tem uma taxa cobrada sobre a operação, mas sabe que aquele dinheiro não precisará ser “devolvido”. Enquanto no empréstimo, ao receber a quantia, ainda deverá pagar por ela e com juros, por vezes muito elevados.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Alguns benefícios podem ser observados com a antecipação de recebíveis. Veja abaixo algumas vantagens:

Agilidade e praticidade

Mais barata, ágil e prática, essa modalidade de crédito tem o risco reduzido, já que a empresa contratante não está solicitando um capital extra. Mas, sim, antecipando o que receberia no futuro.

Dessa forma, sem dor de cabeça, o fornecedor consegue solicitar o seu dinheiro e, em pouco tempo, já receber o depósito em sua conta.

No Inter, por exemplo, o cadastro é digital, gratuito e a liberação do recurso ocorre no mesmo dia da solicitação.

Facilidade de quitar a dívida de uma só vez

Contas em dia. Quando uma empresa faz uma antecipação de recebíveis, ela sabe exatamente o quanto vai receber, qual será a taxa e quando a dívida será quitada.

Por isso, utilizando o crédito de forma planejada e consciente, essa pode ser uma forma mais simples de resolver imprevistos ou consolidar dívidas mais caras.

Flexibilidade

Como não se trata de um dinheiro extra, mas sim de um recurso que a empresa já receberá, a operação é bastante flexível, uma vez que é possível antecipar praticamente qualquer valor.

Além disso, a demanda por uma antecipação pode ser feita de forma pontual, para um recebimento específico, ou para uma sequência de pagamentos. Tudo depende da realidade e da necessidade de cada cliente.

Quando uma empresa deve optar pela antecipação de recebíveis

Sabendo que a modalidade é mais ágil, prática, flexível e que permite um fluxo melhor das despesas, a antecipação de recebíveis pode ser importante em alguns casos.

Primeiro, para aquelas que têm dívidas e querem quitá-las.

Segundo, para as que querem dar mais fluxo de caixa.

Por fim, até mesmo para aqueles que querem investir e ver seus números progredirem.

Conheça a antecipação de recebíveis do Inter

Se você quer garantir mais capital de giro para sua empresa, uma possibilidade é antecipar as notas fiscais com o Inter.

Pela instituição, a antecipação on-line é fácil e sem burocracias. Com pagamento rápido, atendimento exclusivo, análise de crédito flexível e solicitações on-line.

Além dos que querem antecipar, há vantagens também para as empresas parceiras.

A solicitação da proposta pode ser feita informando apenas nome, e-mail, telefone e a empresa com a qual busca receber. Em seguida, o processo acontece de forma transparente e segura.

Conheça melhor a Antecipação de Recebíveis do Inter!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/f7d9437c325c4b948511f1408fa76e54_microsoftteams-image-113.png
Lucas Eduardo SoaresAnalista de Conteúdo

Jornalista, copywriter e analista de conteúdo CRM. Escrevo sobre seguros, consórcios, finanças e tudo mais que simplifique o seu bolso e a sua vida.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para o empreendedor
Como fazer uma gestão empresarial eficiente?

Gestão empresarial é um processo que objetiva alavancar os resultados de uma empresa através do...

Leia mais
Para o empreendedor
Digital e sem tarifas: Saiba tudo sobre a Conta digital MEI do Inter

Uma conta digital para MEI oferece serviços de gestão e movimentação financeira de forma 100%...

Leia mais
Para o empreendedor
Guia completo do Simples Nacional

Entenda o básico sobre esse regime de tributação!...

Leia mais