Fazer um planejamento financeiro é um passo muito importante para quem quer colocar as contas em dia ou quer juntar dinheiro para realizar um sonho.

Porém, controlar as finanças pode ser um grande desafio para muita gente.

Hoje vamos te mostrar como alguns hábitos podem prejudicar seriamente seu planejamento financeiro e impedirem você de alcançar seus objetivos. Confira!

1. Deixar para depois

Muita gente quer organizar a vida financeira, mas sempre dá uma desculpa para não começar: “vou esperar o próximo”, ou “quando sobrar um dinheirinho eu começo”. Não deixe isso para depois!

Quanto antes você começar, mais rápido você vai poder transformar os seus objetivos em realidade. Comece o seu planejamento financeiro agora mesmo.

2. Não definir objetivos para o seu dinheiro

O primeiro passo do planejamento é definir quais são os seus objetivos. Por isso, coloque no papel tudo que você quer conquistar com o seu dinheiro.

Pode ser fazer uma viagem, colocar as contas em dia ou comprar um carro. Pense nos seus principais sonhos porque estabelecendo essas metas no início, será mais fácil saber como e quanto você vai precisar economizar.

3. Guardar apenas o dinheiro que sobrar

Se você é daqueles que deixa para guardar apenas o dinheiro que sobrou no final do mês, você corre o risco de não economizar praticamente nada. Por isso, depois que você definiu quais eram seus objetivos, estabeleça um valor mensal que você deve poupar para alcançar essa meta.

Quando você receber o salário, já separe o dinheiro para pagar as contas e o valor que você quer guardar. Assim, o dinheiro não fica parado na sua conta e não corre o risco de você gastar com outra coisa.

4. Não ter reserva financeira

Ficar no vermelho porque não se planejou com gatos de emergências é mais comum do que parece. É muito importante ter uma reservar para esses gastos inesperados. Assim você vai estar preparado para qualquer imprevisto.

Comece guardando uma pequena quantia todo mês, até você se ter uma boa reserva financeira. E não confunda a reserva financeira com o dinheiro que você está guardando para um sonho, como uma viagem por exemplo. Ela deve ser usada só para emergências.

5. Não controlar os gastos

Para ter um bom planejamento financeiro, é fundamental ter uma noção de como você gasta seu dinheiro. Por isso, comece anotando todos os seus gastos. Todos mesmo! Não deixe de fora nem aqueles gastos que você considera pequeno, como um sorvete ou um chocolate.

Quando você anota os seus gastos, é possível saber o quanto você está gastando e, mais importante ainda, onde você está gastando seu dinheiro.

Outro coisa comum que prejudica sua vida financeira são as compras por impulso. Antes de fazer uma compra, pare e pense se ela é realmente necessária. E também sempre compare os preços antes de comprar.

6. Descuidar das compras parceladas

Sempre que fizer uma compra parcelada, você deve entender que comprometeu o seu orçamento por um longo período e que precisará se organizar para isso.

Se você não levar em consideração essas parcelas, elas podem acabar virar uma bola de neve.

Para não ter surpresas no futuro, coloque as parcelas futuras nas suas estimativas de gastos, ou dê preferência para as compras a vista.

7. Não negociar suas dívidas

Se você tem dívidas, mas ainda não sabe se deve negociar as suas pendências, a resposta é “sim”, e o quanto antes!

O primeiro passo é entender o que você está pagando, incluindo os juros e a quantidades de parcelas no saldo devedor.

Depois, faça contato com a instituição financeira e tente negociar a taxa, ou o número de parcelas, por exemplo. Outra alternativa é trocar uma dívida com juros mais altos, por uma que ofereça valores mais competitivos.

E aí, se identificou com alguma dessas atitudes?

Agora que você já sabe o que atrapalha o seu planejamento, coloque nossas dicas em prática. E lembre-se: ter disciplina também é muito importante para começar a poupar para alcançar seus objetivos.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
9 pensamentos que atrapalham a sua vida financeira

Todo mundo tem sonhos e objetivos. Fazer um curso comprar uma casa viajar…mas nem sempre...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como juntar quase R$7.000,00 em 52 semanas

Com planejamento e foco você pode juntar mais dinheiro do que imagina....

Leia mais