Sempre que vamos viajar, bate aquela dúvida sobre o que levar ou não. Logo em seguida, lembramos que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço e que tudo será levado em uma mala, mas tem que caber. 

Atualmente, nos voos nacionais e internacionais, você pode levar uma bagagem de mão. Mas você sabe o que ela é, como deve ser e até quais medidas pode ter?

O que é bagagem de mão?

A bagagem de mão é a mala que não precisa ser despachada quando viajamos de avião. Ela vai com você dentro da aeronave, com você podendo colocá-la no bagageiro da parte superior ou embaixo da poltrona à sua frente. 

Isso tudo porque ela está dentro dos limites de peso e medida definidos pela empresa aérea. Na hora do check-in, você não precisa entregá-la para o funcionário e nem pagar nada para levá-la.

Bagagem de mão em voos nacionais

Nos voos nacionais, há um padrão de medidas para a mala que você pode carregar gratuitamente no avião. Em 2019, as companhias aéreas (Azul, Latam e Gol) criaram um padrão para o que você pode levar:

  • um objeto pessoal (bolsa/mochila) com as medidas máximas: 35 cm x 20 cm x 45 cm (comprimento x largura x altura)
  • uma mala com as medidas máximas: 35 cm x 25 cm x 55 cm (comprimento x largura x altura), com alças, bolsos e rodinhas incluídas, tendo no máximo 10kg.

Bagagem de mão em voos internacionais

Já em relação aos voos internacionais, cada empresa estrangeira tem seus próprios critérios de bagagem de mão, seja de medida ou peso. Então, quando você for viajar para fora do país, fique atento as condições e regras da companhia escolhida.

Vale lembrar que, caso você vá fazer um voo internacional por uma empresa brasileira (Azul, Latam ou Gol), a regra de bagagem de mão é a mesma dos voos nacionais.

Confira uma lista de regras com algumas empresas internacionais:

  • Easyjet: 56 cm  x 45 cm x 25 cm
  • Ryanair: 1 item pessoal de 40 cm x 20 cm x 25 cm
  • AirAsia: 40 cm x 30 cm  x 10 cm
  • American Airlines: 56 cm x 36 cm x 23 cm
  • TAP: 55 cm x 40 cm x 20 cm
  • British Airways: 1 bagagem de mão de 56 cm x 45 cm x 25 cm, além de 1 item pessoal de 45 cm x 36 cm x 20 cm

Bagagem de mão de cada companhia aérea

Azul

Embora a Azul não faça parte da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), ela segue as normas e padrões adotados determinados pela associação. Sendo assim, sua bagagem de mão, seja para voos nacionais ou internacionais, pode ter até 10kg, com medidas de até 35 cm x 25 cm x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Gol

A Gol faz parte da Abear e segue seus padrões. Sendo assim, sua bagagem de mão, seja para voos nacionais ou internacionais, pode ter até 10kg, com medidas de até 35 cm x 25 cm x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Latam

A Latam também faz parte da Abear e segue seus padrões. Sendo assim, sua bagagem de mão, seja para voos nacionais ou internacionais, pode ter até 10kg, com medidas de até 35 cm x 25 cm x 55 cm (comprimento x largura x altura).

Dica: Como viajar só com a mala de mão?

Vai dar aquela escapada no feriado prolongado e levar apenas a mala de mão? Uma boa dica é levar apenas o necessário, não inventar na hora de escolher roupas e sapatos, por exemplo, incluindo o que você tem certeza de que vai usar, optando por coisas que ocupem menos espaço.

Outra boa dica para não passar dor de cabeça, caso você vá levar líquidos, é organizá-los nos recipientes com antecedência. Vale também se atentar aos objetos frágeis ou de valor (como notebook, tablets, joias), colocando na sua bagagem de mão, pois ela irá com você ou acomodada no bagageiro do avião, sem risco de quebrarem ao serem cuidadas por terceiros.

E, obviamente, levar na bagagem de mão: dinheiro, chaves, documentos e algo para entretenimento, como um livro ou um filme no equipamento eletrônico. Não se esqueça do fone!

Qual o tamanho da mala de 10 kg?

Geralmente, por conta dos padrões exigidos, uma mala de até 10kg tem até 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos).

O que não pode levar na mala de mão?

Mas fique atento! Não é tudo que pode ser levado na bagagem de mão, justamente por ela ir junto com você no avião. Desde as coisas mais óbvias, como armas de fogo (inclusive, réplicas e de brinquedo), passando por itens inflamáveis e tóxicos, como líquidos, isqueiros, venenos, ácidos e explosivos, chegando a objetos cortantes e ferramentas de trabalho (chaves de fenda e furadeiras), como tesouras (com ponta), facas e canivetes.

Para não passar sufoco e perrengues, antes de viajar, é sempre bom consultar o site da empresa aérea para ver o que pode levar na bagagem de mão.

Como levar líquidos na bagagem de mão?

Não é proibido levar líquidos na bagagem de mão, desde que não ultrapassem o limite permitido por cada companhia aérea. Em voos nacionais, não há limite de quantidade, desde que não ultrapassem o limite de peso e volume definidos. Sendo assim, líquidos como água, perfumes, desodorante, cremes etc., podem lhe acompanhar.

Porém, em voos internacionais, você só pode levar até 100ml de qualquer líquido, armazenados em um recipiente transparente, com sistema de abertura ou fechamento. No total, você pode transportar até 1L de líquidos na sua bagagem de mão, ou seja, até 10 recipientes de 100ml cada.

A companhia aérea pode despachar minha bagagem de mão?

Sim. Caso o avião esteja próximo ao limite de bagagem suportada, a companhia aérea pode solicitar que, caso você queira, despache gratuitamente sua bagagem de mão. Só fique atento e não se esqueça de buscá-la no desembarque, após sair do avião.

>> Conheça o Seguro Viagem do Inter! 

Dúvidas frequentes sobre bagagem de mão

Pode levar uma bagagem de mão e uma mochila?

Sim, desde que respeitem as medidas máximas de tamanho e peso.

Quanto pesa a bagagem de mão?

Até 10kg. 

O que pode levar na bagagem de mão?

Você pode levar o que acha que vai precisar na viagem. Inclusive, é recomendado levar itens de valor e de “sobrevivência” junto com você na bagagem de mão. Porém, obviamente, fique atento ao que você não pode levar e é proibido pelas companhias aéreas.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/ef04e54588e64fb2a5edcb19add68ff1_onui21t5jpg-medium.jpeg
Denner PerazzoAnalista de Conteúdo

Jornalista especialista em tecnologia e jogos.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Viagens
Para onde viajar em janeiro: 8 melhores destinos no Brasil e no mundo

Descubra os melhores destinos para suas férias!...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Punta Cana: tudo que você precisa saber para sua viagem

Confira as melhores dicas de viagem para Punta Cana!...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Viagem para casal: 12 lugares para curtir no Brasil e no exterior

Tem opções e dicas pra todos os gostos ocasiões e bolsos. Confira!...

Leia mais