Cuidando do seu dinheiro

Banco Central anuncia mecanismo de devolução para o Pix

Publicado em 09/06/2021

Notícia boa para quem usa o Pix: em novembro desse ano, o Banco Central vai lançar um mecanismo de devolução de valores que poderá ser acionado em caso de suspeita de fraude ou falha na operação.

Em 2 minutinhos a gente te conta o que muda.

Quando será lançado e como vai funcionar?

O mecanismo entrará em operação a partir do dia 16 de novembro, mês em que o Pix completa um ano de vida.

É importante destacar que, atualmente, o Pix já conta com um mecanismo de devolução de valores, porém, ele só pode ser acionado pela pessoa que recebe o dinheiro indevidamente e fica, então, responsável pela devolução parcial ou total dos valores.

Com a novidade, a devolução será feita pela instituição da pessoa que recebeu o Pix, mediante pedido da instituição de origem do pagamento, com regulamentação do BC.

Pelas regras atuais em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas avaliam a solicitação do usuário e definem os procedimentos de devolução e as comunicações caso a caso, o que deixa o processo mais lento.

Enquanto a novidade não chega, reforçamos a importância de você ficar atento a golpes de engenharia social envolvendo o Pix e de sempre conferir os dados do recebedor antes de efetuar a operação. 

Para saber mais sobre o Pix:

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe