A gente acredita que dá pra ter uma experiência de serviços moderna e digital, que tira as burocracias da frente e simplifica a vida de verdade, sem deixar a segurança de lado. Afinal, sua tranquilidade e bem-estar são nossos objetivos diários.

Por trás do nosso Super App, o mais completo das Américas, temos quase 4 mil colaboradores comprometidos em garantir que não falte transparência, parceria e ética em nosso relacionamento com você.

Neste post, vamos te contar um pouco mais sobre algumas das nossas iniciativas com foco em oferecer um Inter sempre seguro aos nossos mais de 17 milhões de clientes - seja na hora de usar serviços de banco, seguros, telefonia móvel , investimentos ou de fazer compras online com cashback.

Código de Conduta e Ética

Pra nós, existem valores que são inegociáveis, e agir de forma a honrá-los é o que nos permite seguir em frente com legalidade, eficiência, transparência, integridade e ética.

Temos um Código de Conduta criado para que administradores, colaboradores, clientes, fornecedores, autoridades e demais públicos com os quais nos relacionamos compreendam os princípios e padrões que devem sempre guiar nossas atitudes e relações.

Se em algum momento você acreditar que nossos colaboradores, parceiros ou mesmo o Inter não estão agindo em conformidade com as diretrizes contidas nele, ou com as normas e leis vigentes, avise-nos através do Canal de Ética. Seu relato será confidencial e, caso deseje, poderá ser anônimo.

Segurança da Informação e Cibernética

Começamos com a política que estabelece normas, diretrizes e responsabilidades sobre segurança cibernética e segurança da informação. Ela tem o objetivo de resguardar ao máximo as informações dos clientes Inter.

Não sabe o que é segurança cibernética? Essa é uma forma de te proteger contra ataques que se aproveitam da vulnerabilidade digital para invadir, roubar ou manipular seus dados e arquivos pessoais.

Nós pautamos essas ações em boas práticas do mercado nacional e internacional, sendo elas:

  • Políticas para segurança da informação;
  • Gestão da Privacidade da Informação;
  • Center for Internet Security.

Os pilares da política de Segurança da Informação e Cibernética do Inter estão seguem padrões de qualidade e guiam o dia a dia dos nossos colaboradores. As suas premissas são:

  • Proteger as informações sensíveis contra acesso, modificação, destruição ou divulgação não autorizados;
  • Garantir a continuidade do processamento das informações críticas ao negócio;
  • Cumprir as leis e normas que regulamentam os aspectos de propriedade intelectual e atender às leis e normas que regulamentam as atividades do Inter e seu mercado de atuação;
  • Determinar os mecanismos de gestão de riscos cibernéticos.

Privacidade de dados

Nós baseamos nossa privacidade da dados em transparência, parceria, segurança e simplicidade. E sabe como fazemos isso?

  • Possuímos uma central de Privacidade dentro do nosso Super App.
  • Temos serviços de atendimento ágeis e disponíveis 24 horas por dia.
  • Damos flexibilidade para nossos clientes alterarem suas preferências de segurança em poucos cliques.
  • Estamos alinhados com as boas práticas de segurança a nível internacional.
  • Utilizamos ferramentas para prevenir e identificar qualquer vulnerabilidade.
  • Limitamos no número de pessoas autorizadas para acessar determinados dados.

Ética e Integridade

A integridade é um ponto chave para o Inter, nossos clientes são nossos maiores ativos e isso só acontece por estabelecermos uma relação de confiança com cada um.

Com base na prevenção, detecção e correção, nosso Programa de Integridade estabelece ações, normas e diretrizes internas para garantir essa parceria com nossos clientes, colaboradores, fornecedores e todo o mercado, são elas:

  • Governança e Cultura - nossas lideranças e diretorias apoiam e incentivam à cultura interna de ética, integridade e o respeito à legislação.
  • Avaliação de riscos de integridade e controles – gerimos de perto os riscos de integridade, tornando-os cada vez menores e controláveis.
  • Conformidade de terceiros – para conhecer e avaliar o perfil das empresas que o Inter contrata, a Due Diligence de Integridade (DDI) sempre é realizada caso a caso, para assim avaliar o risco de reputação, corrupção e má conduta antes que a gente assine acordos com algum parceiro.
  • Comunicação e treinamento - trabalhamos em estratégias exclusivas para elaboração de planos de treinamentos e comunicação que possam realmente contribuir para a multiplicação do conhecimento sobre condutas éticas e regulamentações importantes.
  • Políticas e procedimentos – temos um sistema normativo que regulamenta e direciona as condutas esperadas e processos internos. Todos os nossos colaboradores estão sujeitos às orientações contidas nele.
  • Monitoramento e Auditoria – nossa área de Compliance monitora constantemente todas as atividades do Inter para que as regulamentações e diretrizes do nosso programa de integridade sejam cumpridos.
  • Canal de Ética - temos um canal dedicado para receber denúncias, que é um dos principais mecanismos de identificação de violação ao nosso Código de Conduta e Ética ou a normas externas.
  • Apuração e investigação interna – estamos atentos e sempre apurando qualquer indício de irregularidade nos processos internos, além de apurarmos todas as denúncias de fraudes, corrupção, conflitos de interesse e demais riscos que possam surgir.
  • Reporte – realizamos ritos de relatórios institucionais bem definidos, que buscam garantir a gestão e governança adequada dos temas relacionados à conformidade legal e à integridade corporativa.

Gestão de riscos

Aqui no Inter, buscamos disseminar a cultura de gestão de riscos para todos os membros do nosso time. Nossos colaboradores e seus gestores compartilham a responsabilidade de avaliar suas atividades, implementar controles adequados e monitorar níveis de riscos e deixar a empresa mais segura para clientes e funcionários.

Utilizamos um modelo de supervisão dividido em três linhas de defesa, alinhado às diretrizes do Comitee of Sponsoting Organizations:

  • Linha 1 - Inclui as áreas comerciais e operacionais que são responsáveis pelas atividades que originam os riscos. Elas são responsáveis por adotar os tratamentos e controles necessários para manter os riscos controlados dentro das políticas e diretrizes.
  • Linha 2 - Inclui as funções de controle (riscos, compliance e controles internos), que são responsáveis por fornecer suporte consultivo especializado e supervisionar se os tratamentos e controles implantados pela 1ª linha de defesa estão aderentes ao apetite a riscos.
  • Linha 3 - Inclui a auditoria interna, que tem uma atuação ampla e independente, verificando e validando se as áreas e processos do Inter estão aderentes às diretrizes.

Essa estrutura existe para monitorar e controlar os riscos assumidos, avaliando as posições e riscos frente aos nossos objetivos estratégicos. A responsabilidade sobre a estrutura de gerenciamento de risco é distribuída entre: Conselho de Administração, Vice-presidências, Diretoria de Riscos e Diretoria de Tesouraria.

  • Declaração de Apetite a Riscos (RAS): é um documento estatutário, emitido pelo Conselho de Administração, que indica e determina quais riscos, incluindo os níveis e tolerância, podem ser assumidos pelos nossos Administradores para cumprir seus objetivos estratégicos.
  • Políticas de Gestão de Riscos: nossa política de gestão de riscos define estratégias e diretrizes para os riscos mais relevantes. Os principais riscos monitorados ativamente incluem: crédito, mercado, liquidez, operacional, capital, tecnologia da informação, socioambiental, reputação.
  • Auditoria Interna: os trabalhos da auditoria são definidos e executados com base em instrumentos nacionais e internacionais como a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais do Instituto de Auditores Internos e na Resolução no 4.588 de 29 de junho de 2017 do Conselho Monetário Nacional.

Responsabilidade Socioambiental

Por fim, temos uma constante preocupação em gerar valor para as pessoas e para o planeta, atendendo suas expectativas, nossa materialidade e as melhores práticas do mercado.

Além disso, certificamos que nossos parceiros estejam em conformidade com as diretrizes específicas socioambientais e temos uma crescente presença na comunidade através de investimentos sociais, privados e a prática de voluntariado corporativo.

>> Saiba mais sobre nossas práticas ESG nesse outro post aqui. 

E agora que você já sabe tudo isso, acha que o Inter é seguro?

Agora que você já sabe tanto sobre a gente e sobre como não medimos esforços para garantir a segurança dos nossos clientes, vem com a gente. Abra agora a sua conta digital e simplifique sua vida 🧡

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