Quem embarca no mundo dos investimentos, normalmente, se depara com uma dúvida logo de início: investir através de um banco ou de uma corretora de valores?

As opções são muitas e as ofertas de serviço também. Neste post vamos te mostrar as principais diferenças, vantagens e desvantagens de se investir através de corretoras e bancos, para te ajudar a tomar as melhores decisões com seu dinheiro.

Corretora de valores

As corretoras de valores são instituições financeiras que funcionam como uma espécie de loja de departamentos de investimentos.

O ponto positivo é que nelas você encontra diversos tipos de investimentos (renda fixa e renda variável), de várias instituições, que podem ser bancos ou empresas. Navegando pelas opções de produtos, o próprio cliente pode escolher os ativos mais alinhados ao seu perfil e investir diretamente pela plataforma.

Algumas corretoras utilizam os chamados “agentes autônomos de investimento”, que atuam auxiliando o cliente a escolher os ativos.

Embora consultar especialistas seja uma boa ideia, o processo nem sempre é totalmente transparente. Em alguns casos, a remuneração dos agentes autônomos varia de acordo com o tipo de produto que eles indicam para os clientes. Isso pode gerar um conflito de interesse, já que nem sempre o produto mais rentável para o assessor é o que faz sentido para o cliente.

Outro ponto negativo é a falta de praticidade e simplicidade em investir em corretoras. Muitas vezes o processo exige que o cliente entenda muito de investimentos para começar, o acaba afastando aqueles que estão começando. Para investir através de uma corretora: será preciso abrir uma nova conta nesta instituição: uma conta de investimentos.

Depois de abri-la, você pode transferir seus recursos através de uma TED (transferência eletrônica) ou DOC e escolher os investimentos em que quer aplicar. Mas a conta de investimentos tem como única função a aplicação e movimentação dos seus recursos. Dessa forma, você não poderá fazer saques, ter um cartão de crédito ou usar outros produtos como em um banco.

Investindo por um banco

Já os bancos tradicionais, em sua grande maioria, prometem mais segurança para os investidores.

Além disso, o investimento fica muito mais cômodo, uma vez que, se decidir por investir com o banco em que já tem conta aberta, não será preciso transferir a quantia. Mas, por outro lado, bancos tradicionais ainda cobram altas taxas de abertura de conta e de manutenção dos serviços.

Sobre a variedade de produtos, nem sempre ela é encontrada nos bancos tradicionais. Clientes de menor renda não costumam encontrar disponíveis todas as ofertas de produtos que outras faixas de renda mais altas têm disponível em bancos tradicionais. E muitas vezes os produtos ofertados ao cliente são, na verdade, o que faz sentido para o momento do gerente.

O melhor dos dois mundos

E se você tivesse uma corretora completa com as melhores opções do mercado e um banco com várias opções para você investir? No Inter é assim!

Em agosto/2020 lançamos a campanha #OMelhorDosDoisMundos, estrelada pela jornalista Mari Palma. E você não precisa mais escolher entre bancos ou corretora. 

Quem é Inter tem o melhor do banco e da corretora em um mesmo lugar.

Afinal, tudo tem que fazer sentido para você, não pro assessor ou pro gerente do banco.

Com a Plataforma de Investimentos Inter você tem autonomia para fazer suas próprias escolhas, e Home Broker realmente gratuito, sem asteriscos, letras miúdas ou valor mínimo para operar.

Você negocia ações sem se preocupar com aquelas taxas que chegam de surpresa e acabam ficando com parte da sua rentabilidade. E para completar, ainda recebe cashback das taxas de administração e performance de vários dos seus investimentos, direto na sua conta!

Com a Plataforma de investimentos Inter você investe com autonomia total e tem um time de especialistas para te ajudar a tomar as melhores decisões. Além de uma conta corrente gratuita e completa para o seu dia a dia.

Faça como a Mari Palma, vem pro Inter, simplifique!

E se tiver alguma dúvida já sabe: #contacomagente

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida
10 livros para quem quer investir

Confira nossas dicas de livros para investir com consciência ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
9 termos de investimentos que você precisa conhecer

Então pra ajudar você a entender melhor o universo dos investimentos criamos um minidicionário com...

Leia mais
Para simplificar a vida
Comece a investir agora mesmo

Muita gente ainda tem medo de investir. Tem quem acredite que as aplicações são um...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
5 aplicações para investir com pouco dinheiro

Para quem pensa que investimento é coisa para quem ganha muito conheça 5 aplicações com...

Leia mais