Se você conhece um pouquinho do mundo dos investimentos, provavelmente já ouviu falar de BM&F e as vantagens de utilizá-la para maiores investimentos.

Mas como a gente sabe que sempre rola medinho na hora de investir em algo novo, viemos tirar suas dúvidas sobre a BM&F e te mostrar como você pode aproveitá-la usando o Home Broker do Super App.

O que é BM&F?

A sigla BM&F significa Bolsa de Mercadorias e Futuros — também chamada de mercado futuro. A BM&F é o segmento da bolsa de valores no qual ocorrem as negociações e vendas de commodities, moedas, taxas de juros e outros títulos, por meio de contratos futuros. Ou seja, todas as negociações são feitas a partir de projeções sobre a cotação dos ativos financeiros.

O preço é definido já no momento da operação, porém possui data de vencimento no futuro. Dessa forma, o lucro do investidor se dá pela valorização que o produto pode ter até a data de fechamento do contrato.

No Homer Broker do Inter, você poderá operar com contratos de mini índice e mini dólar. Lembrando que, como a BM&F possui alto risco, ela é mais indicada para investidores com um perfil arrojado e experiente. Para descobrir qual é o seu perfil, basta acessar sua conta pelo SuperApp e fazer o teste!

O que é margem de garantia?

A margem de garantia é uma maneira da bolsa de valores garantir as operações entre os investidores e evitar inadimplências. No mercado futuro ela possibilita que você se alavanque (investir mais capital do que você possui) e tenha mais rentabilidade, mas também mais risco.

Antes de fazer uma operação alavancada é estipulado um valor como margem de garantia. Ele é definido de acordo com o tipo de ativo e, em conjunto com seu limite operacional, define quantos contratos você pode operar.

Na Inter DTVM, você conta com margem reduzida para mini-índice e minidólar.

Como alocar limite operacional

Para fazer as operações na BM&F você pode utilizar o nosso Home Broker, mas, antes de começar a operar, é importante que haja um limite operacional.

O limite operacional é um conceito dado pela B3 como uma forma de proteção contra os riscos inerentes a operações em bolsa, que possibilita os clientes operarem em condições compatíveis com as suas movimentações e capacidade financeira.

Na BM&F seu limite operacional poderá ser alocado somente em dinheiro, usando o nosso app na aba de “Renda variável”. Para consultar seu limite de operações, basta acessar a mesma aba de “Renda variável”.

A atualização do limite é feita toda vez que alocar um novo valor no app. Mas, só será possível alocar novos valores se você não estiver com nenhuma ordem ou posição em aberto.

Como operar no Home Broker

Com um Home Broker 100% gratuito você fica por dentro do mercado de ações, FIIs, BDRs e futuros e tem mais autonomia na hora de operar. Confira esse passo a passo pra que você aprenda a usá-lo e aproveitar suas vantagens:

Primeiro acesso:

  • Abra o Super App, acesse sua conta e vá para a aba de Investimentos
  • Faça seu teste e descubra seu perfil de investidor e aproveite para assinar o termo de adesão para operar
  • Depois, é só clicar na aba Renda Variável, em seguida na opção de Home Broker
  • Crie sua assinatura eletrônica (senha de 8 dígitos solicitada a cada operação)
  • Pronto! Agora é só inserir uma ordem de compra e venda no Home Broker

Inserir ordem de compra e venda:

  • Acesse seu Home Broker pelo app
  • No campo “Papel”, digite o código do ativo e clique em “Adicionar”. Os códigos possuem um formato padrão de 3 letras iniciais que identificam de qual minicontrato se trata, sendo WIN para mini índice e WDO para mini dólar. 

Quanto ao vencimento, o mês é indicado por uma letra, conforme lista abaixo, o ano do vencimento são os dois últimos dígitos:

- Janeiro — F

-Fevereiro — G

- Março — H

- Abril — J

- Maio — K

- Junho — M

- Julho — N

- Agosto — Q

- Setembro — U

- Outubro — V

- Novembro — X

- Dezembro — Z

Por exemplo, um contrato de mini dólar com prazo para maio de 2020 terá o código WDOK20.

  • Depois de escolher os papeis, eles serão adicionados no painel de cotações. Você poderá acompanhar as principais informações sobre cotações, abrir o Livro de Ofertas clicando na seta à esquerda e abrir a ferramenta “operar” ao clicar no papel;
  • Para inserir uma nova ordem, clique em “Operar” e defina o preço e a quantidade de ativos que você deseja;
  • Ao finalizar, clique em “Comprar” ou “Vender” e insira a sua assinatura digital (senha de 8 dígitos).

Lembrando que no Home Broker do Banco Inter você só pode vender papeis que já tenha. Além disso, todas as operações são feitas dentro de um limite operacional pré-estabelecido.

Como acompanhar minhas ordens:

  • Acesse seu Home Broker pelo app
  • Com a tela aberta clique na aba “Ordens” você vai encontrar as seguintes opções:

Cancelar: para cancelamento de uma ordem já cadastrada, clique no símbolo do “X” e confirme.

Alterar: para mudar as condições da sua ordem, clique no botão verde, altere as informações que precisa e depois selecione “Confirmar”.

Status: para consultar se a ordem de compra ou venda está aberta, em execução, cancelada ou rejeitada. Caso a ordem tenha sido executada parcialmente, o ícone “Quantidade de Execuções” mostrará o que já foi executado até agora.

Detalhes: descrição da sua operação, incluindo os motivos dos cancelamentos e rejeições das operações

Como conferir minhas notas:

Qualquer operação de compra ou venda no Home Broker do Inter tem todos os detalhes registrados em notas. Para consultar a sua nota:

  • Acesse seu Home Broker pelo app
  • Clique no ícone “Mais” e, no campo “Relatórios”, seleciona “Nota de corretagem”
  • Em seguida escolha qual pregão deseja consultar (bolsa e data)
  • Na linha “Líquido para” consulte a data de liquidação da ação, o valor da operação e se tem algum débito ou crédito programado para você.

>> BDRs x Stocks: Qual é a melhor opção?

Zeragem automática

A zeragem automática, ou compulsória, das operações de BM&F acontecem em dois tipos de situação: por consumo máximo da garantia ou por fechamento de mercado.

zeragem da utilização máxima da garantia acontece quando a perda do investidor atinge o limite máximo de 60%, estabelecido pela corretora. Dessa forma, evita-se que os possíveis prejuízos causem a perda de patrimônio do investidor.

Já a zeragem de fechamento de mercado, acontece quando o investidor não faz a zeragem das suas posições alavancadas na BM&F até o horário limite de operação. Assim, todas as ordens abertas são canceladas e sua posição é zerada pela mesa de operações.

Lembrando que essas duas zeragens incorrem em corretagem e será possível realizar apenas operações de day trade através da Inter DTVM. Uma vez zerado, o cliente só estará apto a operar novamente no dia seguinte

Ativação do RLP

Além todas essas vantagens do Home Broker, agora também é possível fazer a ativação do RLP (Retail Liquidity Provider), ou Provedor de Liquidez para o Varejo. Esse mecanismo nos permite proporcionar aos nossos correntistas aumento na liquidez dos ativos, o que melhora o preço das operações e ainda possui isenção de corretagem. Ou seja, você poderá operar com valor igual ou ainda melhor do que é oferecido pelo mercado.

A ativação é opcional e você pode fazê-la seguindo os seguintes passos:

  • Acesse a Inter Invest;
  • Vá para Configurações;
  • Clique em Funcionalidade (Adesão ao RLP).

Com o RLP ativado, sua estratégia de investimentos se torna mais inteligente e seus ganhos podem ser potencializados.

A forma mais simples de investir

Agora que você já sabe como funciona a BM&F, é só acessar seu Home Broker e começar a investir

São diversos tipos de investimento para você encontrar o que melhor se encaixa ao seu perfil de investidor.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Viver é Inter
Banco Inter: no celular e na Bolsa

Um dia imaginamos um banco diferente. Sem burocracia filas ou cobranças abusivas. E achamos que...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como declarar os investimentos no exterior no Imposto de Renda?

Sabia que os rendimentos que você ganhou fora do Brasil devem constar na sua declaração...

Leia mais
De olho no mercado
Onde investir em 2023? Descubra o melhor investimento hoje

Está em dúvida onde investir o seu dinheiro este ano? Este guia vai te ajudar!...

Leia mais