Bolsa de valores, ações, investimentos. Assuntos cada vez mais em alta no Brasil. 

Sim, o mercado financeiro começa a se tornar uma pauta muito comum nas conversas informais do dia a dia. A queda dos juros, maior número de informações ao público e surgimento de plataformas simples e intuitivas para se aplicar o dinheiro vem deixando esse universo, antes distante, muito próximo da vida dos cidadãos.

Todo esse interesse se reflete nos números. Em quatro anos, o mercado viu a B3 - a bolsa de valores oficial do Brasil e que surgiu da fusão das antigas BM&F Bovespa e Cetip – crescer exponencialmente tanto em valor de mercado quanto em número de investidores.

Desde sua criação, em 2017, a bolsa brasileira mais do que dobrou o seu valor de mercado, passando de R$ 40 bilhões para R$ 100 bilhões. Em relação ao número de investidores, o cenário é ainda mais impressionante: quase 4 milhões de pessoas investindo, valor seis vezes maior do que há quatro anos.

O que esse crescimento significa?

De acordo com Joe Ruas, especialista em finanças pessoais da Inter Invest, esse importante crescimento da B3 demonstra uma tendência muito positiva.

Citação

O aumento no número de investidores na bolsa de valores nacional mostra o crescimento evidente do interesse das pessoas em cuidar e aplicar melhor o dinheiro. Além disso, esses números também comprovam a melhora no acesso proporcionada pelas plataformas de investimento. Isso acaba levando educação financeira para a pessoa física, o que é extremamente importante.

- Joe Ruas, especialista em finanças pessoais da Inter Invest

Falamos mais sobre essa tendência no texto: Porque tem tanta gente investindo na Bolsa? Na época, a B3 tinha ultrapassado a marca de 3 milhões de clientes. 

Renda fixa cai, interesse aumenta

Um cenário puxa o outro. O grande aumento no número de pessoas físicas investindo na bolsa tem motivo. Como as aplicações de Renda Fixa, ainda majoritárias no país, ficaram bem menos atrativas nos últimos anos, muita gente começou a procurar alternativas para rentabilizar mais o dinheiro.

Com os juros caindo e as plataformas de investimento surgindo e se estruturando, quem procurou essas soluções, achou. Em pouco tempo, pessoas que nunca se imaginaram operando na bolsa se viram a apenas alguns cliques de começarem uma jornada cheia de possibilidades.

Foi o caso do dentista mineiro Guilherme Leão, de 31 anos. Há cerca de dois anos e meio ele começou a investir na bolsa e foi se interessando cada vez mais. 

Citação

Comecei a juntar dinheiro e, como a Renda Fixa não estava me agradando, vi na bolsa uma oportunidade. Um amigo que estuda o assunto e hoje é profissional da área começou a me mostrar como funcionava e onde buscar informações. Achei fácil, fui adquirindo conhecimento e hoje tenho alguns investimentos diferentes.

- Guilherme Leão, investidor pessoa física

Guilherme ainda completa: “Tento sempre diversificar, mas não penso mais em parar de investir na bolsa”.

Veja por onde começar

Ainda não ingressou no mercado de ações e precisa de ajuda para dar este primeiro passo? Ou mesmo já começou e não está sabendo os melhores caminhos? A bolsa não é um bicho de sete cabeças. Bora simplificar? A gente te mostra!

Pensando em romper barreiras desnecessárias, o Inter criou a Inter Invest. Por meio dela, os correntistas têm acesso às melhores opções de investimentos do mercado direto do aplicativo da Conta Digital, além de um Home Broker gratuito

Acesse agora e encontre tudo o que precisa para comprar e vender ações e outros ativos de renda variável: de maneira simples, prática e muito completa. 

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
De olho no mercado
Por que tem tanta gente investindo na Bolsa?

Neste post explicamos os motivos do aumento e damos dicas para quem quer começar!...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Mitos x verdades sobre o Home Broker

Transparência é o nosso lema! ...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Home Broker do Inter: Passo a passo

Mais uma funcionalidade totalmente gratuita para investidores o Home Broker também dá mais autonomia para...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
O que é limite operacional no Home Broker?

Operar na bolsa de valores pode ser uma grande vantagem pra quem possui perfil arrojado...

Leia mais
Para simplificar a vida
Home Broker: o que é, para que serve e como usar?

Quer saber mais sobre Home Broker? Neste post vamos explicar tudo sobre a funcionalidade...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Tudo sobre ETFs + lista de ETFs nacionais e internacionais

Veja como usar ETFs para diversificar sua carteira de investimentos....

Leia mais