Para se fazer o cálculo do seguro do seu veículo, alguns fatores são levados em conta. Assim, dependendo deles, o valor se altera para ficar de acordo com a realidade de cada caso.

Mas não se preocupe. É bem simples entender quais são esses fatores que influenciam no valor do seu seguro. E a gente tá aqui pra te explicar tudinho, olha só!

Índice de sinistros

Apesar do nome estranho, o índice de sinistros não tem nada de complicado.

O primeiro fator que levamos em conta na hora do cálculo do seguro é simplesmente uma média feita pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) dos sinistros informados pelas seguradoras. Dessa forma, podemos comparar qual sinistro é mais comum.

Além disso, nós também temos o nosso próprio índice. É ele que nos indica quais sinistros tem mais risco de acontecer e estipular os valores de acordo com essa média.

“Mas o que é esse tal de sinistro?”

Sinistro é o evento que permite a indenização do seu seguro, ou seja, qualquer acontecimento que o seu seguro pode cobrir. Uma batida no carro, por exemplo, que pode ser indenizada se o seu seguro estiver em dia.

E como a gente sabe que no segurês existem várias outras expressões complicadas, fizemos um Dicionário de Seguros. Com ele, você fica craque na tradução e não se confunde mais quando falarmos de prêmio, apólice e muitos outros termos do mundo dos seguros.

Modelo do veículo

Esse segundo fator é meio óbvio, não é?

Afinal, dependendo do modelo do seu carro, sua data de fabricação e o valor de mercado do veículo, a ocorrência de algum sinistro pode indicar custos diferentes.

Alguns modelos, por exemplo, possuem uma cotação baixa. Ou seja, tem menos chances de sofrer algum tipo de sinistro, como roubo ou furto. Quando levamos isso em consideração no cálculo do seguro, o valor pode acabar sendo menor do que em outro modelo de veículo que possui uma cotação mais alta.

Além disso, quando o modelo do carro possui mais peças de reposição no mercado, o valor também tende a diminuir. Já se seu carro tiver saído de linha, as peças acabam sendo mais difíceis de serem encontradas, o que também influencia no cálculo do seguro.

Tudo o que precisamos saber sobre você

Além de conhecer o veículo, também vamos pedir algumas informações sobre quem será o motorista.

Principais características:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Estado civil;
  • Histórico como motorista.

Saber tudo isso é necessário porque influencia no cálculo do seguro. Uma pessoa mais velha, mulheres ou quem possui filhos, por exemplo, tendem a ser mais prudentes no trânsito, segundo as estatísticas. Assim, dependendo de quem for dirigir, o valor do seguro pode se alterar.

Lembre-se: não omita nenhuma informação!

Como o seguro é uma proteção para seu veículo, para você e também para o seu bolso, é muito importante se certificar que todas as informações passadas estão corretas. Por isso, quando você for preenchê-las, não deixe nada de fora.

Além disso, se ocorrer um sinistro e as informações não baterem, alguns problemas podem surgir no processo de indenização. O que acaba sendo bem pior para o seu bolso, não é?

Localidade e itens de segurança

Outro fator que também influencia no cálculo do seguro é o local que o veículo ficará estacionado ou sua região de tráfego.

Isso porque, algumas regiões da cidade, por exemplo, são mais propensas a ocorrências de sinistro, enquanto outras, não muito. Dessa forma, dependendo dos riscos que seu veículo passa, o valor do seguro vai mudar.

Levamos também em conta o estacionamento: sua casa tem garagem para colocar o carro? E quando for para o trabalho, ele fica na via pública ou possui um estacionamento específico?

Tudo isso também influencia. Por isso, é muito importante que você passe pra gente todas as informações corretas – como mencionamos lá atrás!

Além disso, também queremos saber se o seu carro possui dispositivos de segurança, como alarme e rastreador. Afinal, com esses itens, a localização do seu veículo é mais simples e os custos de reparo menores. Assim como a chave corta-corrente, que impede que seu veículo seja levado em caso de furto.

Protegendo o que importa pra você

Agora que já sabe como funciona o cálculo do Seguro Auto Tradicional, é hora de começar a cuidar do que importa para você.

Com a nossa Plataforma de Proteção você escolhe qual o melhor seguro de acordo com o seu momento.

Seu carro, sua casa e sua família ainda mais protegidos! E se você quer conhecer um pouco mais sobre o Seguro Auto do Inter, veja nosso artigo sobre essa proteção!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Seguros
Dicionário de Seguros: descomplicando o segurês

O mercado de seguros tem alguns nomes bem complicados. Com o Dicionário de Seguros vamos...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
Inter Seguros: crescimento de 350% + reconhecimento internacional

Depois de apenas um ano a Inter Seguros alcançou 367 mil clientes!...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
Mapa astral dos seguros: um produto para cada signo

Diga-nos seu signo e te diremos o seguro ideal para você!...

Leia mais