Surgiu uma compra que você não reconhece na fatura? Recebeu uma notificação de compra, mas estava em casa e o cartão estava com você?

Existem algumas explicações para isso ter acontecido. Uma delas é que seu cartão pode ter sido clonado.

Mas calma que dá para reverter e até mesmo evitar esse tipo de situação. A seguir, a gente te mostra como.

Por que cartão clonado?

Antes de mais nada é importante deixar claro que se seu cartão for de chip ele não foi de fato clonado.

A expressão é usada porque, antigamente, quando os dados de pagamento ficavam armazenados na tarja magnética do cartão, existia uma tecnologia que literalmente copiava essa tarja, tornando mais simples o processo de roubar seus dados.

Como seus dados podem ser roubados?

Se não é possível clonar o chip, qual é a explicação para as compras não reconhecidas com seu cartão? Os golpistas podem ter conseguido os dados do cartão das seguintes formas:

  • Invasão de aplicativos onde você tenha preenchido seus dados de pagamento;
  • Compras em lojas virtuais não confiáveis;
  • Através de golpes de engenharia social e links maliciosos;
  • Você pode ter compartilhado as informações do seu cartão por aplicativos de mensagens ou por redes sociais;
  • Alguém pode ter roubado seu celular e ter encontrado os dados salvos em algum lugar;
  • Ou até mesmo, tiraram uma foto dos dados do seu cartão em um momento que você se distraiu.

Fato é que com o número, data de vencimento e código de segurança, eles conseguem usar o cartão amplamente. E pode demorar até que você consiga perceber o golpe.

Como saber se meu cartão foi clonado?

Nas fraudes com cartão é comum aparecerem várias compras em diferentes estabelecimentos e valores, principalmente online. Logo, o principal sinal de que seu cartão pode ter sido clonado são compras que você não reconhece na fatura. Por isso, é tão importante acompanhar seus gastos, diariamente.

Como proceder caso eu não reconheça uma compra na fatura?

O primeiro passo é se certificar se você realmente não fez uma compra com o mesmo valor e data. Isso porque o nome que consta na fatura muitas vezes é a razão social do estabelecimento ou mesmo uma abreviação que você não associa logo de cara, como acontece com jogos e comércio eletrônico.

Além disso, vários sites ou aplicativos fazem uma verificação do cartão no momento do cadastro (tokenização) e é lançado um valor para fins de validação, que posteriormente é estornado.

Se mesmo assim você não reconhecer a compra, fique tranquilo! Bloqueie seu cartão pelo aplicativo, e entre em contato com a Central de Cartões no chat ou por telefone 3003-4070 - opção 2 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 940 0007 - opção 2 (demais localidades).

Para sua segurança, seu cartão será cancelado imediatamente e você receberá uma nova via em até 15 dias úteis. O prazo máximo para realizar a contestação é de no máximo 45 dias após a data da compra.

E fique atento: compras feitas por pessoas próximas, ainda que sem sua autorização, não constituem fraude. Por isso, muito cuidado ao compartilhar os dados do cartão ou a senha com terceiros.

Como evitar que seus dados sejam roubados?

Se seu cartão de crédito não é de chip é ainda mais fácil cloná-lo, por causa da tarja magnética (lembrando que no Inter 100% dos cartões são de chipe). Nesses casos, nossas dicas são: evitar caixas eletrônicos ou maquininhas de cartão que sejam suspeitos e ficar atento para não esquecer seu cartão em locais públicos.

Caso tenha alguma suspeita de clonagem, reporte o caso ao banco, imediatamente, e faça um boletim de ocorrência para se resguardar em futuras compras.

A tecnologia do chip é um pouco mais segura, mas também existem cuidados que você pode adotar daqui para frente:

  • Pesquise a reputação de sites e lojas antes de fazer qualquer compra. Sites com ambiente de compra seguro, sinalizam isso por meio de um certificado de segurança, também conhecido com SSL;
  • Use um adesivo para ocultar o CVV, código de segurança composto por 3 números, que fica no verso do seu cartão. Ele é essencial para a confirmação de compras online;
  • Não anote senhas no verso do cartão ou em locais acessíveis para mais pessoas;
  • Desconfie sempre de promoções que oferecem um preço muito abaixo do valor de mercado. Isso pode ser uma isca para a fraude;
  • Ative mecanismos de dupla verificação em seus aplicativos financeiros e em seu celular para evitar que bandidos acessem seus dados em caso de furto ou roubo do aparelho;
  • Não compartilhe fotos nem dados do seu cartão em redes sociais ou aplicativos de mensagem;
  • Ative as notificações do seu banco para ter controle de todas as suas transações financeiras. Assim, é mais fácil identificar algo suspeito;
  • Não deixe seu cartão em posse de terceiros, exceto em uma necessidade;
  • Use carteiras digitais para fazer seus pagamentos em estabelecimentos físicos, evitando que seus dados fiquem expostos;
  • Prefira sempre o cartão virtual para as compr as online – já que esses podem ser gerados a qualquer momento, e você não fica sem cartão, enquanto ele estiver bloqueado;

Ainda sobre os cartões Inter: Para compras internacionais realizadas presencialmente, foi implantada uma trava que permite que o cliente escolha efetuar ou não compras através da tarja magnética. O objetivo é trazermos mais segurança para os nossos clientes. Para compras com chip e senha, eu cartão já está liberado.

Planejamento em primeiro lugar

O cartão de crédito usado com consciência pode ser um excelente aliado na hora das compras. Se quiser ver nossas dicas de boas práticas, aproveite para ler também os artigos relacionados!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como funciona o cartão de crédito: tudo o que você precisa saber

Como é feita a cobrança quem pode ter e como solicitar o seu! ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como funcionam as taxas e juros do cartão de crédito

Veja tudo o que você paga (nos outros bancos) para ter um cartão de crédito...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como conseguir crédito no Inter?

Com direito a dica extra para os apressadinhos....

Leia mais