Para simplificar a vida Inter Bank

Cartão de crédito internacional sem anuidade: como funciona e como ter o seu?

Publicado em 22/07/2021

Existem poucos sentimentos mais prazerosos do que organizar uma viagem, não é mesmo?

Durante meses, você pesquisa tudo sobre o destino, os lugares que quer ir, as comidas típicas que quer provar e, por que não, os produtos que quer comprar e que, muitas vezes, não encontra em sua cidade natal.

Esse planejamento é dobrado quando a viagem é internacional. Afinal, não existe nenhum outro país onde nossa moeda é aceita. Nesses casos, além de comprar a moeda estrangeira é interessante ter um cartão de crédito. Melhor ainda ter um cartão de crédito internacional sem anuidade.

No Inter, isso é mais fácil do que você imagina!

Cartão de crédito internacional sem anuidade

Assim que você abre uma conta no Inter, a gente envia para sua casa um cartão Inter Mastercard internacional totalmente isento de anuidade e outras tarifas. Esse cartão funciona nas funções débito e crédito, e para habitá-lo basta acessar a página Cartões, pelo aplicativo ou pelo Internet Banking.

Como liberar as compras internacionais?

Para sua segurança, as compras no cartão de crédito internacional e as compras virtuais são travadas. Mas é muito simples habilitar as duas funções.

  1. Acesse o menu Cartões;
  2. Clique no cartão que deseja habilitar (obs: caso o cartão ainda esteja bloqueado será preciso desbloqueá-lo antes);
  3. Clique em Configurações e em seguida em Bloqueio e Senhas;
  4. Em Compras Internacionais, clique na trava manual para habilitar ou desabilitar a função;
  5. Repita o procedimento para todos os cartões ativos, inclusive o cartão virtual.
screenshot do aplicativo Inter
Travas de segurança

Por ser uma trava de segurança, a gente recomenda que você desabilite a função quando voltar de viagem, para evitar que seu cartão seja usado para fazer compras internacionais sem seu consentimento.

Porque é interessante ter um cartão de crédito internacional sem anuidade?

Recentemente, falamos dos juros e taxas que são cobradas para você usar o cartão. Parece pouco, mas nessas pequenas cobranças você acaba perdendo muito dinheiro ao longo do ano.

No caso do cartão internacional sem anuidade essa economia é ainda mais bem-vinda, já que todas as compras internacionais cobram uma taxa para a conversão da moeda estrangeira para Real.

E como é composta a taxa que é cobrada nas compras internacionais?

Conforme circular No 3.918 publicada pelo BACEN, as compras realizadas com o cartão em moeda estrangeira deverão ser convertidas para o Real, com a cotação do Dólar no dia da compra.

Compras realizadas em moedas diferentes, primeiro serão convertidas em Dólar e depois convertidas para Real. Para calcular o valor da taxa, utilizamos o Dólar PTAX venda do Banco Central + spread de 1%.

Além disso, em cada operação é cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38%. Então, quando você usar seu cartão de crédito internacional essa compra vai aparecer na sua fatura já com o valor em Real e com o valor do IOF cobrado à parte.

Ficou curioso para saber como funciona o cartão de crédito? Clique aqui.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe