Você quer ter mais segurança, praticidade e rapidez em suas compras? Um cartão virtual é um meio de pagamento que proporciona tudo isso, sem cobranças de taxas extras e com simplicidade de poder fazer pagamentos digitais!

Além de você ter total controle pelo Super App Inter e centralizar toda sua vida financeira em um só lugar, gerar um cartão virtual traz mais comodidade na hora de pagar suas contas.

Quer entender o que é um cartão virtual, como ele funciona e quais suas vantagens? Leia o artigo até o final e entenda tudo sobre o assunto.

O que é cartão virtual?

O cartão de crédito virtual é um tipo de cartão que só pode ser acessado por sistemas digitais, como aplicativos de smartphones ou internet banking.

Ele possui as mesmas características do cartão físico: têm 16 números, data de validade, CVV e nome do titular. Porém, essas informações só podem ser acessadas por veículos digitais que possuem acesso à internet.

Ele funciona normalmente como um cartão físico, podendo ser usado para compras online ou compras físicas também, tanto na função débito quanto crédito.

No entanto, o cartão virtual não possui senha, e por isso é mais indicado para realização em compras virtuais ou uso em carteiras digitais, desde que ele seja tokenizado nas suas carteiras digitais.

Quais as diferenças do cartão virtual para o cartão físico?

A diferença entre o cartão virtual e físico é que o primeiro só pode ser acessado por meio de recursos digitais que permitem acessar a internet, como notebook e smartphones. Já o cartão físico geralmente é feito de PVC e você recebe em casa.

Porém, conforme explica os acima, você pode ter os dois cartões (físico e virtuais) e usá-los de forma independente. Embora eles compartilhem o mesmo limite de crédito e a fatura chegar no mesmo lugar, o famoso Super App Inter, o número do cartão, data de validade e CVV são diferentes.

Outra disparidade entre a versão física e digital é que, na versão física você só pode fazer compras mediante senha ou aproximação, já a versão virtual não possui senha, então você pode usá-los em compras online, inserindo os dados do cartão no site da compra, ou credenciá-lo em carteiras digitais e fazer o pagamento por meio delas.

Como funciona o cartão virtual?

O cartão virtual é ideal para realização de compras virtuais ou uso em carteiras digitais, sobretudo pela sua praticidade na hora de fazer a compra.

Ele funciona como um cartão físico, mas não utiliza nenhuma senha, e para pagar com ele você deve informar o número do cartão, data de validade, CVV do cartão e, em alguns casos, CPF.

Na prática, ele funciona da seguinte forma: para compras virtuais você gera o cartão virtual, acessar a loja online, começa o processo de compra do produto, inserir os dados do cartão (número, validade e CVV) e confirma a transação. Simples e prático!

Para pagamentos em lojas físicas, você pode usar as carteiras digitais como Apple Pay , Samsung Pay ou Google Pay, depois é só utilizar o pagamento por aproximação. Mas atenção, esse tipo de pagamento funciona apenas em maquininhas e celulares com NFC .

Cartão virtual Inter

O cartão virtual Inter pode ser gerado ou ativado a qualquer momento, independente se você tem limite de crédito pré-aprovado ou não, pois esse cartão também serve na modalidade de débito online.

Nosso cartão virtual também não possui anuidade (e nunca terá), é gerado gratuitamente e você pode usá-lo como preferir.

Você também pode controlar seu cartão virtual de forma independente do físico. Por exemplo, bloquear o seu cartão físico e manter o virtual desbloqueado, ou ativar as compras internacionais apenas no cartão físico e não no cartão virtual.

O mais legal é que cartão virtual do Inter também suporta a funcionalidade do Crédito Debitado na Hora, na qual você consegue comprar na modalidade crédito e o valor é descontado na hora de sua conta corrente. Ou seja, mais cashback na sua conta de forma segura e confortável.

Não sabe como funciona o Crédito Debitado na Hora? Veja o vídeo abaixo!

Com fazer um cartão de crédito virtual?

Para gerar um cartão virtual você deve:

  1. Acesse o Super App Inter;
  2. Clique na aba de "Cartões";
  3. Deslize até o “Cartão Virtual”;
  4. Clique no olho no canto superior direito, depois em “Confirmar” para autenticar a consulta com o i-safe;
  5. Aguarde a autenticação;
  6. Pronto! Seu cartão virtual será exibido.

Você pode copiar o número do seu cartão virtual clicando no ícone que aparece ao lado dos 16 dígitos do número do seu cartão .

Como usar um cartão virtual?

Depois que você fizer o desbloqueio e ativação do seu cartão virtual online ele já estará pronto para ser usado em pagamentos. Basta copiar os números que aparecem na sua tela na área de pagamentos do seu site ou loja e concluir a operação.

Você também pode cadastrar o cartão virtual nas carteiras digitais e fazer os pagamentos apenas aproximando seu aparelho nos equipamentos de pagamento.

Cada transação feita será debitado diretamente do seu limite de crédito (em caso de pagamento no crédito) ou conta bancária (em caso de débito). Na opção crédito, todas as compras (feitas com cartão físico e virtual) serão reunidas na mesma fatura. Assim você só paga uma fatura e liquida tudo de uma vez só.

Como comprar com cartão virtual?

Para fazer um pagamento com o cartão virtual você precisa cadastrá-lo em alguma área de pagamento digital, como nas lojas virtuais que quiser consumir algum produto, WhatsApp Pay ou similares.

Não é possível "passar" um cartão virtual na maquininha do lojista, como se faz com o físico, mas caso você tenha um celular com NFC, poderá cadastrar seu cartão virtual na Wallet (carteira digital da Apple) ou Google Pay e aproximar seu aparelho da maquininha para pagar.

Viu como é simples comprar com cartão virtual? Seja no ambiente físico ou virtual, basta ter limite liberado e realizar a compra. Aproveite para abrir sua conta no Inter gratuitamente e comece a usar essa tecnologia.

Tem como usar cartão virtual em loja física?

Para usar o cartão virtual em lojas físicas você deve usar um intermediador digital, como smartphone ou relógio conectados a carteiras digitais e que permitam a realização de pagamento por aproximação.

Veja como pagar na loja com cartão virtual:

  • Acesse os dados do seu cartão virtual Inter no Super App;
  • Adicione seu cartão numa carteira digital, como Samsung Pay ;
  • Aproxime seu aparelho da maquinha e aguarde a confirmação de pagamento;
  • Pronto! Simples, prático e seguro.

Cartão de crédito virtual é grátis?

No Inter seu cartão virtual é gratuito e não possui anuidade. Basta você gerar uma única vez e pronto, pode usar pra sempre.

Todos os controles do cartão também são virtuais. Ou seja, você pode gerar o cartão, bloquear, desbloquear, ativar compra internacional e desativar, tudo no Super App, que também é gratuito.

Qual o limite do cartão virtual?

O limite do cartão virtual é o mesmo do seu cartão físico, eles compartilham o mesmo limite de crédito.

Por isso, seu saldo de crédito é livre para usar como quiser, vai variar conforme seu perfil de pagamentos e uso do cartão em compras.

Aproveite para entender como aumentar seu limite de crédito no Inter!

Onde aceita cartão virtual?

O cartão virtual é aceito em todos os lugares que a bandeira Mastercard é aceita, tanto em lojas virtuais quanto lojas físicas.

São mais de 2 milhões de estabelecimentos físicos ao redor do mundo inteiro. Ou seja, com certeza aquela loja perto de você ou que você acessar na web aceita seu cartão virtual.

Como bloquear cartão virtual?

No Inter ainda não é possível excluir seu cartão virtual direto no Super App, porém você pode fazer o bloqueio e desbloqueio do cartão virtual. Veja o passo a passo:

  1. Acesse sua conta no Super App Inter;
  2. Clique na aba "Cartões";
  3. Na parte inferior da tela, deslize o cartão para esquerda;
  4. Quando visualizar o cartão virtual Inter clique em "Bloquear temporariamente";
  5. Pronto! Seu cartão virtual está bloqueado.

Para realizar o desbloqueio basta realizar o mesmo processo. É importante lembrar que ao bloquear o cartão virtual você pode continuar usando o cartão físico normalmente.

Perguntas frequentes sobre cartão virtual

Como criar um cartão virtual?

Para criar um cartão de crédito ou débito virtual você deve acessar o Super App Inter, ir até a aba de cartões e solicitar realizar a criação de seu cartão virtual.

Entenda mais sobre como funciona seu cartão virtual .

O cartão virtual Inter é Mastercard?

No Inter, sim! O cartão virtual compartilha a mesma bandeira e categoria do cartão (Gold, platinum e Black) do cartão físico, que no caso do Inter é Mastercard.

Entenda mais sobre o cartão virtual !

Cartão virtual funciona na versão débito?

Sim, no Inter você pode usá-lo tanto na versão débito, quanto crédito!

Saiba mais sobre o cartão virtual Inter!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão de crédito sem anuidade: Veja opções e como conseguir o seu!

Cartão de crédito sem anuidade é no Inter além de ter anuidade grátis você ainda...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
3 vantagens de usar seu cartão virtual nas compras online

Com o cartão virtual você faz suas compras online sem precisar estar com o cartão...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão Gold Inter: conheça benefícios e vantagens!

Se você é aquele tipo de pessoa que ama fazer compras online ou físicas saiba...

Leia mais