Todo mundo já deve ter presenciado aquele momento quando a conta chega e alguém esqueceu a carteira. Talvez você até já tenha sido essa pessoa.

Há alguns anos, a única solução possível para esse problema era pedir para alguém pagar sua parte ou lavar os pratos. Mas hoje, você consegue fazer qualquer pagamento sem sequer colocar a mão no bolso, por meio das carteiras digitais.

Mas será que elas são seguras? Nesse post explicamos tudo.

O que são as carteiras digitais?

Começando pelo básico: as carteiras digitais são tecnologias que permitem armazenar dados de diferentes meios de pagamento sob um mesmo perfil, eliminando a necessidade de pessoas andarem com a carteira o tempo todo.

No caso de compras em estabelecimentos e lojas físicas basta aproximar o smartphone da maquininha de cartão ou fazer a leitura do QR code, e confirmar o pagamento usando touch screen ou reconhecimento facial.

Quer ter a praticidade de pagar as suas compras com o celular, sem ter o cartão físico em mãos? Aqui no Inter você aproveita essa vantagem utilizando o Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay! Quer saber como essas carteiras digitais funcionam? É só dar o play que a gente simplifica pra você.

E elas são seguras?

O que as carteiras digitais fazem é transformar os dados de cada cartão cadastrado em códigos de pagamento que autorizam a compra. Dados como nome do titular, número e prazo de validade do cartão são criptografados por mecanismos de proteção, o que significa que o estabelecimento nunca terá acesso à suas informações.

E se você for assaltado?

Muita gente tem medo de ter o celular levado e o assaltante usar a carteira digital para fazer múltiplos pagamentos. Mas pode ficar tranquilo nesse sentido! Supondo que seu aparelho esteja bloqueado por senha, dificilmente a pessoa terá acesso a seus aplicativos, e mesmo que tenha a compra só será confirmada após a inserção de um novo código, por impressão digital ou reconhecimento facial.

Carteiras digitais mais conhecidas

As carteiras digitais já são parte do dia a dia, algumas mais conhecidas são Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay (todas elas disponíveis no Inter!), Mercado Pago e PayPal.

Além dessas, existem as carteiras exclusivas para o armazenamento de criptmoedas que são usadas para compras e transferências do ativo financeiro, mas, por enquanto, não iremos nos aprofundar nelas.

Como usar as carteiras digitais para fazer seus pagamentos?

O uso da carteira digital varia conforme o dispositivo utilizado. Mas, em geral, o procedimento é bem parecido.

Primeiro você precisará baixar o aplicativo. No caso dos celulares mais modernos, a tecnologia já vem instalada.

Em seguida, basta inserir os dados do seu cartão, autorizar o cadastro por meio de SMS, mensagem ou token do seu banco, e pronto! Seu cartão está pronto para ser utilizado.

E o que você ganha usando as carteiras digitais?

Alguns dos benefícios já falamos no texto como a segurança e a praticidade. Mas existem outras vantagens de utilizar as carteiras digitais, inclusive para os lojistas:

  • Agilidade nos pagamentos;
  • Menor risco de fraude bancária e chargeback (quando a compra é contestada pelo cliente);
  • Experiência mais simples de compra;
  • Menos interação na hora de pagar;
  • Taxas baixas ou isentas para o comerciante.

É necessária conexão com a internet para que as carteiras digitais funcionem?

Cliente Inter tem fácil integração com as principais carteiras digitais. Acesse um dos posts abaixo para ver o passo a passo de configuração.

  1. Apple Pay
  2. Google Pay
  3. Samsung Pay

É importante ressaltar que as carteiras digitais são meios seguros de realizar seus pagamentos, mas você ainda deve se manter atento para outras fraudes bancárias. Saiba como proteger sua conta digital.

Passo a passo para configurar o cartão Inter em sua carteira digital

Cliente Inter tem fácil integração com as principais carteiras digitais. Acesse um dos posts abaixo para ver o passo a passo de configuração.

  1. Apple Pay
  2. Google Pay
  3. Samsung Pay

É importante ressaltar que as carteiras digitais são meios seguros de realizar seus pagamentos, mas você ainda deve se manter atento para outras fraudes bancárias. Saiba como proteger sua conta digital.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Cliente Inter agora pode usar o Apple Pay

A partir de hoje clientes Inter podem cadastrar o Cartão Inter na Apple Pay para...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Samsung Pay agora no Banco Inter. Comece a usar!

O Samsung Pay é um serviço de pagamento móvel que substitui o uso de cartões...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Vantagens de usar o Google Pay com seu cartão Inter

O Google Pay é uma carteira virtual que pode simplificar seus pagamentos. Veja as vantagens...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
Apple Watch: conheça o relógio inteligente da empresa

São muitos os modelos do relógio inteligente da Apple confira o ideal pra você neste...

Leia mais