Para simplificar a vida Inter Bank

Como agendar um Pix com sua conta?

Publicado em 21/07/2021

O Pix agendado voltou a ser assunto nas redes sociais, por causa de um suposto golpe envolvendo a funcionalidade, mas o Banco Central já foi rápido em dizer que o usuário não precisa se preocupar e que o agendamento é totalmente seguro!

Aproveitando que o assunto está na boca do povo, de novo, viemos mostrar como fazer seu agendamento pela sua conta digital do Inter.

Pix agendado: passo a passo

  1. Pelo aplicativo, acesse o menu Pix;
  2. Clique em Pagar e depois em uma das opções: Pix com Qr Code e Pix Copia e cola (para pagamentos feitos com código), Pix com dados bancários ou Pix com Chave;
  3. Preencha o valor do Pix e clique em Continuar;
  4. Na tela de confirmação, ao invés de selecionar Hoje vá em Agendar;
  5. Escolha a data desejada e depois clique em Pagar;
  6. Pronto! Você receberá um comprovante do agendamento da transação; 
  7. Na data do pagamento, você deverá ter o valor agendado na conta, caso contrário, a transação não será efetuada;

Vale destacar que a opção de agendamento ainda é facultativa para as instituições financeiras, mas no Inter você já tem acesso a funcionalidade. De acordo com o Banco Central, o agendamento passará a ser obrigatório a partir do dia 1º de setembro.

Como cancelar um Pix agendado:

  1. Na home do app clique em Agendamentos;
  2. Selecione a opção que quer cancelar, clique sobre ela e, em seguida, vá em Cancelar Agendamento.

Importante: Não é possível cancelar a operação na data do efetivo pagamento. O cancelamento deverá ser feito pelo menos um dia antes. Por exemplo, se você agendou um pagamento hoje, pra cair amanhã, você só conseguirá cancelar até o final do dia de hoje.

Quais as vantagens de agendar o Pix?

Um dos grandes diferenciais do Pix é que ele não cobra taxas do cliente, diferentemente, do TED e DOC que seriam outras opções para transferências e pagamentos. No Inter, o Pix também não é cobrado de Pessoa Jurídica. 

O agendamento também ajuda no controle financeiro, pois o usuário consegue deixar suas contas programadas em um único lugar.

Outra vantagem é que o cliente consegue cancelar um agendamento, enquanto no pagamento imediato ainda não existe uma forma simples de reaver o dinheiro transferido por engano. Um mecanismo de devolução foi anunciado para o segundo semestre de 2021. Falamos sobre ele aqui no blog.

E o golpe com o Pix agendado?

Recentemente, circularam alguns rumores de que golpistas estariam usando o Pix agendado para fraudar clientes.

No suposto golpe, os bandidos entram em contato com clientes, explicam que agendaram um pagamento por engano, enviam um comprovante, e pedem para que a vítima devolva o valor. Em seguida, o golpista cancelaria o agendamento, deixando a vítima no prejuízo.

Porém, o Banco Central acredita que o formato de golpe não pode ser executado, por alguns motivos. O principal deles é que os clientes destinatários não são notificados em caso de agendamento de Pix, a notificação só é enviada quando o pagamento é concluído.

Outro motivo é que o agendamento pode ser cancelado, logo, não seria preciso devolver o dinheiro quando a operação fosse feita de forma errada, bastaria a própria pessoa solicitar o cancelamento. De qualquer forma, é importante que os clientes fiquem de olho em mensagens deste tipo e, caso recebam algum contato com essa justificativa, não façam a transferência em hipótese alguma.

Veja outros golpes que estão sendo usados com o Pix e como se proteger deles.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe