Você já precisou receber ou enviar dinheiro para alguém que mora exterior? Ou então você gostaria de pagar um curso fora do país, mas não sabe como fazer?

Operações de câmbio podem parecer algo complicado, mas conta com a gente para explicar tudo que você precisa saber sobre transferências internacionais.

Transferência Internacional: o que é e como fazer

A transferência internacional, ou remessa internacional, consiste no envio ou recebimento de dinheiro de um país para outro. Para isso é necessário fazer o câmbio das moedas de origem e destino, antes de realizar a transferência em si.

Na prática, se você quer enviar uma quantia para alguém que mora nos Estados Unidos, a primeira coisa que você precisa fazer é transformar real para dólar, certo? Então você irá fazer uma cotação e depois converter uma moeda pela outra.

Citação

Vale lembrar que as taxas de câmbio do Inter estão sempre entre as mais baratas do mercado. O Inter utiliza o dólar comercial como referência. Em alguns momentos, a taxa pode estar mais próxima ou mais distante desta referência. Isso acontece porque o mercado de câmbio é livre e o valor das taxas variam de acordo com uma série de fatores.

-

Saiba mais sobre a Taxa de Câmbio e quais as principais dúvidas sobre taxas cambiais

Veja algumas das situações em que a transferência internacional é mais comum:

- Familiares em outros países: no caso de envio de recursos para familiares que moram no exterior ou estão em intercâmbio;

- Disponibilidade no exterior: em situações de envio entre contas da mesma titularidade para transferir dinheiro para a sua conta no exterior;

- Compras internacionais e pagamento de serviços no exterior: a transferência pode ser feita para instituições de ensino no exterior, como escolas de idiomas, universidades e conferências internacionais.

Agora que você sabe um pouco mais sobre câmbio e operações internacionais, veja o passo a passo para fazer transferências internacionais pelo Inter:

Como enviar dinheiro para o exterior pelo Inter?

Hoje, já é possível enviar dinheiro para o exterior de forma simples e rápida: direto no app do Inter e para mais de 15 países.

Veja como é fácil:

  1. Acesse o app Inter;
  2. Clique em “Câmbio”;
  3. Escolha a opção “Transferência internacional” e depois "Enviar uma remessa";
  4. Escolha a moeda, o motivo da operação e o valor;
  5. Informe os dados do beneficiário.

Pronto! Tudo é 100% digital, na palma da sua mão e de onde você estiver.

Como receber dinheiro do exterior pelo Inter?

O processo de receber dinheiro do exterior pelo Inter também é muito simples. É só acessar a funcionalidade câmbio no app para obter um canal bancário. Verifique se há alguma ordem de recebimento disponível.

Caso você não tenha ordem disponível para recebimento, siga o passo a passo:

  1. Clique em “Câmbio”;
  2. Selecione "Transferência internacional";
  3. Escolha a opção "Obter canal bancário";
  4. Selecione a moeda será recebida;

As informações necessárias para a transferência serão exibidas na tela do seu App.

Caso você tenha ordem disponível para recebimento, siga o passo a passo:

  1. No app, seleciona a opção "Câmbio";
  2. Clique em "Transferência internacional";
  3. Escolha a opção "Ordem de recebimento em aberto";
  4. Seleciona de quem está recebendo a remessa, Pessoa Física ou Jurídica e o motivo da transação;
  5. Revise todos os dados e confirme o recebimento.

A solicitação de Recebimento do valor será enviada com sucesso. Quando a operação for registrada no Bacen, o crédito em reais cairá na sua conta até o final do mesmo dia do fechamento. O contrato será enviado por e-mail e não é necessário realizar assinatura.

Remessa e Transferência Internacional para Empresas

Se você também tem uma empresa que faz negociações internacionais, não se preocupe. O Inter também tem operações de câmbio para a sua empresa diretamente via Internet Banking:

  • Pagamentos de importações;
  • Recebimentos referentes a exportações;
  • Recebimentos de aporte de capital no exterior;
  • Transferências;
  • E outras transações em diversas moedas.

E a melhor parte? Aqui você tem as melhores cotações do mercado e te permite receber com IBAN e SWIFT.

Como receber dinheiro do Google Adsense?

Se você possui um canal no Youtube ou um site que geram receita com Adsense, as operações de câmbio no Banco Inter tem mais uma super vantagem: é possível receber os pagamentos feitos pelo Google Adsense! Isso mesmo, você já pode receber diretamente na sua Conta Digital o dinheiro do serviço de publicidade da Google.

Se você não conhece essa plataforma ou quer saber como receber os pagamentos do Adsense no Inter, pode deixar que a gente te conta tudo!

O que é o Google Adsense?

O Google AdSense é uma plataforma do Google para produtores de conteúdo ganharem dinheiro online. Com base nos visitantes e no conteúdo disponível no site e youtube do editor, ele recomenda anúncios de empresas específicos para a sua audiência. Os anúncios são criados e pagos pelos anunciantes que querem promover produtos e serviços. Como o valor pago pelos anunciantes não é sempre o mesmo, seus ganhos são variáveis.

Ou seja, a o Adsense permite receber dinheiro de anúncios que são exibidos nos blogs, sites e vídeos. Esse pagamento é feito em dólares, através de transferência internacional.

Como receber Adsense pelo Banco Inter?

Para começar a receber os pagamentos, você precisa ter o valor mínimo de US$ 100,00 disponíveis na sua conta do Adsense. Depois, é só seguir o passo a passo:

  1. Clique em “Câmbio”; 
  2. Selecione “Transferência Internacional”; 
  3. Escolha a opção de “Obter canal bancário”; 
  4. Selecione a moeda a ser recebida. 

As informações necessárias para a transferência serão exibidas na tela do seu App. Agora é só inseri-las na sua conta do Google Adsense e começar a receber pelo Inter.  

Lembrando que operações de câmbio no Inter podem ser realizadas a qualquer dia da semana, inclusive sábado e domingo, durante o horário comercial (9h30 às 16h30), ok? O spread para essas operações varia entre 0,40% e 4%.

Quais taxas e impostos são cobrados na transferência internacional?

Para remessas, o Inter não cobra nenhuma tarifa adicional, apenas repassa o custo que tem com as transações internacionais. Esses custos são referentes a taxas, como SWIFT e banco correspondente. Por isso, as operações custam R$ 50,00. Para recebimentos não repassamos o custo como cortesia.

Quais documentos são necessários para a transferência internacional?

Em operações cujo valor não ultrapassem USD 3.000, ou o seu equivalente em outras moedas, não será exigida documentação, desde que você não tenha efetuado mais de 10 operações no período de 30 dias ou somado mais de USD 6.000. Mas, fique atento: caso entenda necessário ou tenha dúvidas em relação à classificação da operação, o Banco Inter poderá solicitar documentação para transações inferiores a USD 3.000,00.

 

A solicitação de documentos ocorre, obrigatoriamente, para todas as operações de câmbio que tenham valor igual ou superior a USD 3.000,00 - ou o seu equivalente em outras moedas.

Canal Bancário, IBAN, Swift: entenda a identificação no exterior

Chamamos de canal bancário as instruções que você envia ou recebe durante uma transferência internacional. Este canal é composto por várias informações, como código IBAN e SWIFT. O canal bancário só precisa ser criado no caso de receber dinheiro do exterior.

>> Saiba mais sobre o canal bancário e os códigos IBAN e SWIFT.

Existem várias maneiras de enviar recursos para amigos ou familiares no exterior. Embora a rapidez seja frequentemente o objetivo principal, os custos e a segurança do envio de fundos para o exterior também devem ser considerados. É muito importante levar esses fatores em consideração. Qualquer dúvida, deixe seu comentário ou fale com a gente pelo canal de ajuda :)

Vai enviar ou receber dinheiro do exterior? Confira como obter uma conta internacional e cartão de débito em dólar gratuitamente.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Saiba mais sobre a Conta Digital Internacional e como ela funciona

Com a conta internacional é possível abrir uma conta em moeda estrangeira sem sair do...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Taxa de câmbio, o que é?

Você provavelmente já deve ter ouvido algo sobre a alta ou baixa de uma moeda...

Leia mais
De olho no mercado
O que é IOF?

Os impostos fazem parte do nosso dia a dia mas será que realmente sabemos o...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
IBAN, SWIFT e canal bancário: onde encontrar?

O que estes termos significam e porque é importante enviar as informações corretas?...

Leia mais
Para simplificar a vida Global Account
Conheça a Global Account, a sua vida financeira nos Estados Unidos!

A autonomia financeira para aqueles que costumam realizar compras no exterior e a facilidade para...

Leia mais
Para simplificar a vida Global Account
5 Motivos para ter uma conta em dólar

Você já deve ter se deparado com a idéia de abrir uma conta bancária no...

Leia mais