Essa é mais uma funcionalidade que veio para facilitar o seu dia a dia e mudar a forma que você faz pagamentos e transferências. Agora que já é possível fazer transferências por WhatsApp, viemos te mostrar como você pode cadastrar o seu cartão Inter no aplicativo e começar a usar.

Ah, e quem é PJ também pode aproveitar as vantagens! Continua a leitura que mostramos como facilitar suas vendas com essa nova funcionalidade.

Como funciona?

Fazer transferências por WhatsApp é algo que já era possível em outros países, mas foi no dia 30 de março de 2021 que o Banco Central aprovou esse serviço e só agora que essa funcionalidade realmente ficou disponível aqui no Brasil. O intuito de implementar essa nova função é abrir oportunidades de mercado para as empresas e trazer mais praticidade para os usuários.

Para fazer as movimentações financeiras, o aplicativo usa a plataforma do Facebook Pay e tem uma parceria com a empresa Cielo. Dessa forma, basta fazer o cadastro do seu cartão e habilitar a função de pagar ou receber pelo WhatsApp.

Existem dois tipos de transações possíveis: entre pessoas físicas (amigos e familiares) e de pessoas físicas para empresas (PJ e MEI). O limite de envio pelo app é de até R$1.000,00 e será possível receber até 20 transferências por dia, somando no máximo R$5.000,00 por mês.

Lembrando que nessa fase inicial da implementação só é possível fazer o cadastro do cartão de débito!

Como começar a usar?

  • Acesse o aplicativo e vá para a conversa na qual você deseja fazer uma transferência. Clique no ícone de anexar arquivos (no canto inferior direito, com o símbolo de um clipe). Lá você consegue ver as opções disponíveis, entre elas, a de pagamento.
transferências por whatsapp
  • Agora, você deverá digitar qual é o valor e se irá pagar ou receber do contato que escolheu.
transferências por whatsapp
  • O app vai pedir para que você crie um PIN de segurança que será solicitado toda vez que você fizer uma transferência. Se quiser mais praticidade, também dá pra ativar sua impressão digital.
transferências por whatsapp
  • Depois de avançar, também serão necessárias algumas outras informações, como nome, CPF e endereço. Por fim, é só adicionar o número do seu cartão de débito do Inter, verificá-lo e pronto!
transferências por whatsapp
  • Depois de avançar, também serão necessárias algumas outras informações, como nome, CPF e endereço. Por fim, é só adicionar o número do seu cartão de débito do Inter, verificá-lo e pronto!

Agora, o passo a passo em vídeo:

Realizar pagamentos no WhatsApp? É isso mesmo! Neste vídeo, a gente te ensina a ativar essa nova função e como aproveitar mais essa vantagem utilizando o seu cartão do Inter. Ah, para começar a utilizar os pagamentos no WhatsApp, não se esqueça de atualizar o seu aplicativo. 😉

Vantagens para as empresas

O WhatsApp Business também permite essa funcionalidade e abre oportunidades por ser um meio de pagamento seguro, prático e gratuito.

Sendo um app extremamente popular, implementar as transferências por WhatsApp como uma forma de recebimento pode simplificar suas vendas, trazer mais praticidade e possibilita melhor interação —afinal, você estará no canal de comunicação que o seu cliente utiliza.

Além disso, como a função é gratuita e você poderá receber os pagamentos em poucos cliques, é uma grande vantagem para quem é MEI . Seus clientes podem se comunicar com você e tirar dúvidas sobre seus produtos no mesmo canal que fazem a compra, deixando o processo de venda ainda mais fluido e simplificado.

Para começar a aproveitar as vantagens é só cadastrar o seu cartão Inter Empresas no aplicativo WhatsApp Business.

Alguns cuidados necessários

Fazer transferências por WhatsApp é sim seguro. Os dados são armazenados e criptografados em uma rede separada e que conta com um sistema avançado para não comprometer a proteção dos usuários.

O cuidado aqui é com o risco de golpes e fraudes que podem surgir, principalmente agora que a funcionalidade já está presente no celular de muita gente e começará a ser utilizada com mais frequência. Por isso, a dica é sempre conferir as informações das pessoas e empresas na qual você irá transferir o dinheiro. Desconfie de pedidos absurdos ou ofertas muito exageradas.

Também prefira um PIN de segurança menos óbvio (como datas de nascimento) e ative a verificação de duas etapas. Aproveite os recursos de segurança que o aplicativo oferece para manter seu cartão e seus dados protegidos.

Agora que você já sabe tudo sobre essa nova funcionalidade, é só cadastrar o seu cartão de débito do Inter para poder transferir para seus amigos e familiares ou fazer suas comprinhas direto pelo WhatsApp! 😉

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
Pagamentos no WhatsApp: faça pagamentos do mesmo jeito que envia fotos

Entenda como a novidade vai funcionar. ...

Leia mais