Cuidando do seu dinheiro

Como funciona a Amortização de parcelas

Publicado em 26/01/2021

Fazer um financiamento imobiliário é umas das formas mais seguras de realizar o seu sonho da casa própria. Além disso, com a taxa Selic lá embaixo, os juros também abaixam e o financiamento se torna uma ótima oportunidade para conquistar o seu cantinho.

Mas assim como toda grande compra, antes de fazer um financiamento é importante entender como ele funciona, suas vantagens e outros detalhes que fazem a diferença quando são deixados de lado.

Uma das dúvidas que acaba surgindo ao pesquisar sobre o financiamento é como antecipar o pagamento, em outras palavras, como fazer a amortização das parcelas. Para entender mais sobre isso, só continuar a leitura!

O que é a amortização de parcelas?

Quando você faz um financiamento todas as parcelas que você terá de pagar, o tempo que isso levará e o valor de cada uma delas fica definido com a instituição que você fechou o contrato. Por exemplo, você financiou um imóvel no valor de R$150 mil e decidiu fazer o pagamento em 240 parcelas (20 anos). Depois de escolher o tipo de taxa do seu financiamento, você terá o valor que deverá pagar em cada uma das parcelas.

Porém, depois de se passarem 15 anos a sua situação financeira permitiu que você conseguisse pagar um valor maior em cada parcela. Então, você entra em contato com a instituição e pode pedir a amortização das parcelas.

Composição da parcela

O valor da amortização, ou seja, da divisão do financiamento (SFH) em parcelas é composto por:

  • Juros, com taxas definidas conforme o tipo de financiamento;
  • Taxa de administração, paga ao banco para manter as equipes e mecanismos que administram os financiamentos, no valor de R$25,00.
  • Taxas de seguros contra danos temporários no imóvel (DFI) e indenização por morte ou invalidez permanente (MIP).

Aqui no Inter usamos o SAC (Sistema de Amortização Constante), ou seja, o valor das parcelas vai diminuindo conforme o pagamento do financiamento. O que também auxilia ao fazer a amortização, pois as parcelas com vencimento mais distante terão um valor menor.

Mas afinal, será que é uma boa escolha?

Isso depende de vários fatores, mas aqui vão algumas vantagens:

  • Redução da dívida total e do tempo de pagamento

Parece meio óbvio, mas como o número de parcelas irá diminuir com a amortização, a quitação do financiamento também fica mais próxima e seu saldo devedor diminui conforme essa antecipação.

E nada melhor do que quitar uma dívida o quanto antes, não é mesmo? Com a amortização você fica menos tempo pagando o financiamento e no futuro poderá usar o dinheiro que seria das parcelas para investir em outras áreas da sua vida.

  • Menos juros e mais economia

Ao fazer a amortização das parcelas os juros e encargos são abatidos. Então, dependendo de quanto falta para terminar o seu financiamento, a economia pode ser bem grande. Lembrando que quanto mais tempo para o vencimento da parcela, mais vantagem você terá.

  • Planejamento em dia

Um financiamento é uma daquelas decisões que você faz somente depois de muita pesquisa, afinal, é algo extremamente importante pra você. Ainda mais quando se fala de realizar um sonho. Por isso, planejamento financeiro é essencial. Nisso, a amortização também pode ser uma boa aliada. Ao diminuir as parcelas, você também diminui as chances de atrasos e multas – coisas que pesam bastante no orçamento e podem ser evitadas.

Quando fazer a amortização das parcelas?

Ainda tá na dúvida se é o momento? Calma, que a gente te ajuda! 

É importante ficar claro que ao fazer a amortização o valor que você pagar na parcela será maior, até porque você está adiantando o pagamento. Ao fazer a conta a longo prazo, esse valor maior pode ser bem vantajoso no futuro, como já dizemos. Mas também é importante se planejar para fazer nos momentos certos.

Uma dica valiosa é fazer amortização quando você sabe que terá uma renda extra. Ao receber o 13º salário, ou ganhar um bônus, ou depois de alguma mudança de planos que ocasionou numa boa economia (como preferir passar as férias em um destino mais em conta, por exemplo).

Fazendo isso, você fica mais seguro na hora de pagar uma quantia um pouco maior na parcela e não afeta negativamente sua situação financeira.

Conheça o financiamento imobiliário Inter

Agora que você já tá por dentro do assunto, tá na hora de comparar as vantagens que oferecemos aqui:

  • Financie até 70% do imóvel (novo ou usado);
  • Parcelamento em até 30 anos;
  • Contratação 100% online;
  • Transparências nas taxas;
  • Composição de renda + de 2 pessoas;
  • Uma análise de crédito flexível, personalizada e individual para cada cliente.
  • A liberação do recurso está entre as mais ágeis do mercado.

Já tá preparado para conquistar seu sonho? Clique aqui e faça a simulação!

Gostou? Compartilhe

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos