Se você não tem reserva para dar uma entrada no financiamento ou até mesmo comprar à vista, o consórcio imobiliário pode ser a saída para realizar o sonho da casa própria, reformar o apartamento ou ainda ter um escritório para o seu negócio.

Ele é uma ótima opção para quem tem dificuldade de juntar dinheiro por conta própria, pois te ajuda a criar a rotina de separar parte da sua renda para um objetivo específico. É como uma poupança com o objetivo de adquirir um imóvel.

A melhor hora para começar um consórcio é aquela em que você decide colocar em prática o plano de ter um canto pra chamar de seu. Existem diversas opções com valores e prazos que podem se adequar à sua realidade. E você não precisa de nada para começar. só vontade e, claro, um pouco de disciplina. 

Quer ver como é fácil? Acompanha o texto que vamos explicar tudo sobre o consórcio imobiliário.

Como funciona?

Imagine que você quer adquirir um imóvel, mas não tem dinheiro para comprá-lo à vista. Então você se junta a um grupo de pessoas que está na mesma situação. Todos os meses, cada conveniado contribui com certo valor, de modo que a quantia recolhida vale uma carta de crédito. Com essa carta na mãos, uma ou mais pessoas do grupo podem comprar suas casas. Como isso acontece?

Vamos explicar mais adiante, mas fica aqui o spoiler: as pessoas desse grupo, mensalmente, podem ser sorteados ou oferecer um lance fixo ou livre. Mesmo que você tenha sido contemplado no início do pagamento do seu consórcio, deve co ntinuar pagando sua parte até que todos recebam sua carta de crédito.

Para que tudo ocorra de forma justa e organizada, uma empresa administrará os sorteios, os lances, as compras e a distribuição dos integrantes de acordo com o valor do crédito solicitado. Os conveniados pagam para essa empresa uma taxa de administração, que já vem inclusa no valor da mensalidade.

E é assim que funciona o consórcio imobiliário! Essa é uma das melhores formas de aquisição de imóvel para quem tem um plano um pouco mais a longo prazo e não tem tanta pressa para se mudar.

Entenda como funcionam os lances:

Para os mais apressadinhos, há também a opção de dar um lance para aumentar suas chances de premiação. Os tipos mais comuns são:

  • Lance livre: você pode fazer uma proposta equivalente ao número de parcelas que pretende antecipar de modo a tentar levar o prêmio;
  • Lance fixo: o valor é pré-estabelecido pela administradora.

Mais de um conveniado pode dar lance no mesmo mês. Neste caso, eles concorrem entre si para saber quem irá levar o prêmio. Quanto maior o valor, maior a chance. Contudo, muitas vezes o valor do lance não é o mais importante, mas sim momento em que é feito.

Em dezembro, por exemplo, você pode encontrar muita concorrência com os outros integrantes do grupo por ser um período em que as pessoas estão com mais dinheiro devido ao 13º, férias, entre outros benefícios. Já em meses com maior recessão financeira, você pode encontrar menos concorrência e, consequentemente, maiores chances de ser contemplado. É o caso de fevereiro, quando as pessoas estão pagando as despesas do início do ano, como viagens de férias e carnaval, além de IPVA, material escolar e colégio dos filhos.

Se você não tem dinheiro para fazer lances, não se preocupe, pois eles não são impeditivos para os sorteios. Assim, aqueles que querem e podem dar lances concorrem entre si, sem tirar as chances de contemplação de quem não tem.

Por que fazer um consórcio imobiliário?

Bem, agora que você já está familiarizado com os termos mais usados pelo mercado de consórcio e já sabe como ele funciona, confira os principais benefícios dessa modalidade.

Sem entrada

Uma das principais vantagens do consórcio é que você não precisa ter dinheiro guardado para começar. Você paga somente as mensalidades, um valor já pré-definido de acordo com o valor da carta de crédito solicitada. Assim, você não precisa adiar o sonho da casa própria porque não consegue juntar uma grande quantia para dar de entrada. Muito bom, não é?

Liberdade para usar seu crédito

Com sua carta de crédito em mãos você pode utilizá-la de diversas formas possíveis:

  • Comprar imóvel novo ou usado, tanto residencial quanto comercial;
  • Construir ou reformar;
  • Adquirir lotes ou terrenos.

Usar o FGTS para adiantar sua aquisição

Você pode usar seu fundo de garantia para dar um lance, antecipar o pagamento das mensalidades ou ainda como amortização das parcelas (redução do valor).

O consórcio do Inter

Na hora de contratar, você precisa avaliar a oferta e reputação da administradora para garantir que está fazendo um negócio vantajoso e seguro. 

Pensando nisso, o Inter se juntou com uma das maiores e mais experientes empresas do ramo, a Bamaq Consórcios. Além da solidez de ambas instituições, a parceria possibilitou a oferta de condições competitivas, veja só:

  • Taxa de adesão: Isenta;
  • Taxa de administração: 22%;
  • Baixo valor  mensal;
  • Prazo estendido para pagamento;
  • Mais chances de contemplação: sorteio, lance livre e lance fixo.

Ficou interessado nas vantagens do consórcio imobiliário? Então faça uma simulação e veja como começar a realizar o sonho da casa própria. No site do Inter você encontra essas e outras informações e, se precisar de ajuda, você também #contacomagente aqui no blog: deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Vantagens também na hora de comprar sua moto ou carro

Já pensou se você pudesse contar com a mesma praticidade e segurança dessa modalidade para adquirir outros produtos? Então vem conferir se o consórcio é uma boa opção para quem quer comprar um carro ou moto.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida
10 vantagens de se fazer um consórcio imobiliário

Para muitas pessoas comprar a casa própria tem deixado de ser apenas um sonho graças...

Leia mais
Para simplificar a vida
Consórcio: que bicho é esse?

Comprar casa própria ou o carro dos sonhos viemos te mostrar que é sim possível conquistar tudo...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
Mitos x Verdades sobre consórcio

Na hora de fechar um consórcio sempre bate aquela dúvida né? Neste post mostramos os...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como usar o FGTS para a compra de imóvel?

Veja como usar o benefício para alcançar o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Financiamento ou consórcio? Entenda as diferenças

Consórcio ou financiamento? Neste post vamos te mostrar como diferenciá-las e escolher a que melhor...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Financiamento Imobiliário: o que você precisa saber

Preparando-se para o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais