Passar no crédito aqui, parcelar uma compra ali... É verdade que o cartão de crédito é uma “mão na roda” para o consumidor, já que ele permite fazer compras e pagamentos sem precisar ter dinheiro em conta.

Apesar de ser muito utilizado, algumas pessoas ainda desconhecem o seu funcionamento. Nesse artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito: como ter um, fatura, melhor dia de compra e muito mais. Boa leitura!

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito é um meio de pagamento que permite fazer compras sem precisar ter dinheiro em conta. Na prática ele funciona como um empréstimo: a instituição emissora concede um limite pré-aprovado, baseado no histórico de crédito do cliente, que pode ser consumido ao longo de um certo período. A quantia que for gasta deve ser paga no fechamento da fatura do cartão.

Os cartões de crédito são emitidos por bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras e podem ser usados em lojas físicas ou online. Eles permitem parcelar compras, diferentemente do cartão de débito, que só aceita transações à vista. Além disso, esse meio de pagamento pode ser solicitado tanto por pessoa física ou jurídica e está disponível nas modalidades nacional e internacional.

Quais são os dados do cartão?

De maneira geral os cartões de crédito possuem as seguintes informações:

  1. Nome do titular do cartão;
  2. Número do cartão formado por 16 dígitos;
  3. Data de validade;
  4. Código de verificação - também conhecido como CVC ou CVV - possui 3 ou 4 dígitos e fica localizado no verso do cartão;
  5. Nome da instituição financeira;
  6. Bandeira do emissor do cartão (Ex: Visa, Mastercard, American Express, etc).

Alguns cartões de crédito podem vir com informações adicionais, como o número do PIN (para uso em caixas eletrônicos) e o telefone para contato do emissor do cartão.

Como fazer um cartão de crédito Inter

No momento em que você abre uma conta no Inter é feita uma análise de crédito automática. Caso seja aprovado, você já poderá habilitar a função crédito do seu cartão. Para isso basta acessar o menu Cartões no Super App, clicar em "Habilitar a função crédito" e depois em "Ajustar Limite".

O cartão físico vai chegar no endereço informado em até 15 dias. Até lá você pode habilitar o cartão virtual e começar a fazer suas compras 😊

Precisa de mais limite? Fique tranquilo! Aqui no Inter você possui algumas alternativas para ter mais limite no cartão de crédito, confira a seguir quais são elas:

Poupança Mais Limite

Poupança Mais Limite é um investimento do Inter em que a quantia investida pelo cliente é revertida em limite para o cartão de crédito. O valor investido rende pelo menos 0,5% ao mês + Taxa Referencial e a liquidez é diária, ou seja, o resgate pode ser feito a qualquer momento.

CDB Mais Limite

O CDB Mais Limite possui a mesma finalidade, mas nesse caso a quantia é investida em um CDB que rende 80% do CDI. Também se trata de um investimento seguro e que possui liquidez diária.

Cartão de crédito com pontos

Todos os cartões de crédito Inter possuem um programa de pontos, o Inter Loop! Para acumular pontos basta fazer compras no crédito e ativar o débito automático da fatura, caso seu cartão seja Gold ou Platinum.

A pontuação no Inter Loop varia de acordo com o tipo de cartão, confira:

A partir de um certo valor, você pode trocar seus pontos por desconto na fatura, cashback extra no Inter Shop, cashback na conta, pontos no programa TudoAzul, dólares na Global Account e investimentos no Meu Porquinho.

Como funciona o limite do cartão?

O limite do cartão de crédito é um valor concedido pela instituição para o cliente poder gastar no cartão de crédito. O valor vai sendo consumido ao longo de um determinado período, e é liberado após o pagamento da fatura. Se a pessoa fizer uma compra parcelada, a somatória de todas as parcelas deve caber dentro do limite.

O limite concedido leva em consideração alguns fatores, como histórico de crédito e renda do cliente. Em alguns casos pode ser avaliado também o relacionamento que a pessoa tem com a instituição emissora, há quanto tempo ela tem a conta, etc.

Isso significa que o seu limite será o mesmo para sempre? Não! Com o tempo, o cliente pode solicitar aumento de limite. Nesse caso, o pedido é avaliado pela instituição, que autoriza ou não. Pelo Super App do Inter dá para fazer isso em Cartões > clicando sobre o cartão desejado > Aumentar limite.

Para aumentar suas chances de conseguir crédito, mantenha seus dados atualizados e os pagamentos da fatura em dia 😊

Melhor dia de compra

Quando falamos de cartão de crédito existem duas datas importantes: a data de fechamento e de vencimento da fatura. O melhor dia de compra é o dia em que a fatura do cartão é fecha, também conhecido como "data de corte".

A fama de melhor dia se dá pelo fato de que as compras realizadas após essa data são consideradas apenas na fatura seguinte, ou seja, mais de 30 dias depois, dando ao cliente mais tempo para pagar suas compras.

Para ficar mais fácil de entender, imagine que o fechamento da sua fatura é todo dia 21 de cada mês e que no mês de março você fez uma compra de R$ 200 no dia 22. Nesse caso, o valor será incluído apenas na próxima fatura, a do mês de abril.

É importante destacar que o melhor dia de compra varia de acordo com as políticas de cada instituição e as preferências pessoais do titular do cartão.

O que você precisa saber sobre a fatura do cartão

Todos os meses você receberá uma fatura com um descritivo das despesas feitas com seu cartão de crédito no período anterior.

De maneira geral, ela informa a razão social do estabelecimento, o valor da compra, a quantidade de parcelas, o valor total e valor mínimo para pagamento, a data de vencimento e os dados da cobrança. A fatura é fechada pouco antes da data de vencimento, geralmente de 5 a 10 dias antes, e é enviada para seu e-mail ou endereço físico.

A data de vencimento da fatura é escolhida pelo cliente na hora de fazer o cartão. Uma vez definida, é importante ficar atento para fazer o pagamento dentro do prazo e, assim, não se complicar com o crédito rotativo ou ficar negativado. Falaremos sobre isso mais adiante no texto.

O que é cartão virtual?

O cartão virtual, como o próprio nome sugere, é a modalidade digital do cartão de crédito ou débito. Ele também é gerado pelo emissor do cartão e pode ser usado tanto em compras online quanto em compras físicas através de dispositivos que permitem pagamento por aproximação.

Diferenças entre cartão de crédito e débito

Por mais populares que esses meios de pagamento sejam, muita gente ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre cartões de crédito e débito. Na tabela a seguir destacamos elas pra você, confira:

Cartão de Crédito Cartão de Débito
Forma de pagamento Valor gasto é pago no vencimento da fatura Valor gasto é descontado da conta corrente no momento da compra
Limite de gastos Definido pela instituição que emite o cartão Depende do saldo disponível na conta corrente
Taxas e juros Cobrados em caso de atraso ou não pagamento da fatura Podem ser cobrados em casos específicos, como saques em caixas eletrônicos
Benefícios Programas de milhas aéreas, descontos em estabelecimentos parceiros, pontos, etc Grande aceitação comercial, dispensa o uso do dinheiro físico, acesso fácil, etc
Uso internacional Sim Sim
Parcelamento de compras Sim Não

Taxas de juros de cartão de crédito

Por diversos motivos, muitas pessoas deixam de realizar o pagamento da fatura do cartão de crédito até o vencimento. Os juros do cartão de crédito, também conhecido como crédito rotativo, são uma taxa cobrada pelas instituições sobre esse valor que não foi pago.

Além dos juros, o atraso no pagamento da fatura pode acarretar outras cobranças, como multa e juros de mora.

Os juros do cartão de crédito são um dos mais altos do mercado, por isso é recomenda-se fazer o possível para quitar a fatura até a data de vencimento. Caso contrário, procure fazer ao menos o pagamento mínimo, que é o valor mínimo que o usuário deve pagar para não ficar inadimplente.

Anuidade do cartão de crédito

Algumas instituições podem cobrar uma taxa anual pelo serviço de crédito do cartão, isso recebe o nome de anuidade. No Inter essa taxa não é cobrada, ou seja, nosso cartão possui anuidade zero.

Como funciona o parcelamento no cartão de crédito?

Existem dois parcelamentos quando se fala em cartão de crédito: o de compras e o da fatura.

O parcelamento de compras no cartão de crédito permite dividir o valor da compra em parcelas menores, em vez de pagar tudo de uma única vez. A quantidade máxima de parcelas varia de acordo com a empresa onde é feita a compra. Fique atento pois em alguns casos são cobrados juros no parcelamento, o que pode aumentar o valor final da compra!

O parcelamento da fatura do cartão, por sua vez, é um recurso que permite o usuário parcelar o valor total da fatura em prestações menores. Ele é uma alternativa para quem não consegue pagar o valor integral da fatura no mês. No entanto, é importante lembrar que o parcelamento pode gerar o acúmulo de juros e outros encargos, aumentando o valor da dívida.

Como funciona o estorno de compras no cartão

O estorno de compras no cartão de crédito o corre quando o titular pede o reembolso do valor de uma compra. Isso pode acontecer por diversos motivos, como produto com defeito, compra por engano, cobrança indevida, cancelamento, golpe, etc.

A política de estorno varia de acordo com cada instituição, por isso o mais recomendado é consultar as regras do seu banco caso precise utilizar esse recurso.

Cartão de crédito é seguro?

Até aqui deu para perceber que o cartão de crédito é um meio de pagamento prático e conveniente, mas será que ele é seguro? A resposta é sim!

A tecnologia utilizada no cartão permite que ele armazene seus dados de pagamento, mas as transações presenciais ainda precisam ser autenticadas com senhas ou por ferramentas de reconhecimento de dispositivos móveis. E mesmo os cartões contactless tem um limite diário para transações, sem contar que você pode desativar a função ou bloquear totalmente o cartão pelo aplicativo, em caso de perda, furto ou roubo.

Outro ponto crucial para a segurança dos cartões é que você consegue acompanhar as movimentações pelo extrato. Quem é clientes Inter pode ativar notificações para receber mensagem sempre que o cartão for utilizado.

Mas o fato de a tecnologia ser segura não significa que você não deve tomar alguns cuidados para proteger seu cartão, como:

  • Usar senhas seguras evitando uso de datas de nascimento ou sequências numéricas;
  • Ativar dispositivos de segurança e de dupla verificação do seu aparelho celular;
  • Acompanhar todas as movimentações e fazer o controle financeiro pelo aplicativo do cartão;
  • Não fotografar o cartão ou compartilhar as informações dele com terceiros.

Outra forma de usar bem o cartão é reservar menos de 30% do seu salário para gastos com ele, pois assim você não compromete seu orçamento 😊

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/0d4d51e42cf4422facf48cd58c7e8796_1686670654897-compressed.jpeg
Helena BenficaConteúdo e CRM

Jornalista pela UFMG. Escrevo para simplificar informações que impactam seu dia a dia!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Cuidando do seu dinheiro
Como funcionam as taxas e juros do cartão de crédito

Veja tudo o que você paga (nos outros bancos) para ter um cartão de crédito...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como conseguir crédito no Inter?

Com direito a dica extra para os apressadinhos....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão de crédito sem anuidade: Veja opções e como conseguir o seu!

Cartão de crédito sem anuidade é no Inter além de ter anuidade grátis você ainda...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Crédito ou débito: quando usar cada um?

Entenda as diferenças entre os dois meios de pagamento....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Meu pedido de cartão de crédito foi recusado, e agora?

Veja o que fazer para garantir seu cartão!...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Cartão Black e Platinum: como solicitar upgrade

Veja quem é elegível para o upgrade a partir de agora!...

Leia mais