Os cartões de crédito e de débito são os meios de pagamento preferidos pelos brasileiros, perdendo apenas para o Pix. Mas, apesar de serem mais seguros do que andar com dinheiro por aí, eles também estão vulneráveis a ações criminosas já que carregam muitas informações sobre o cliente.

O Inter dispõe de políticas para estorno de compras não autorizadas e para casos de cartão clonado, mas hoje vamos falar da melhor alternativa para quem quer garantir proteção extra para o cartão: o seguro Cartão Mais Protegido.

O que é o Cartão Mais Protegido?

O Cartão Mais Protegido é um seguro emitido pela Liberty Seguros e vendido pela Plataforma de Proteção do Inter, que protege o beneficiário de prejuízos financeiros causados pela perda, roubo e furto do cartão, bem como de operações de saques e compras por coação.

Ou seja, trata-se de uma proteção extra além daquela já oferecida pelo Inter.

O que o Cartão Mais Protegido cobre?

1. Perda, roubo ou furto do cartão

Cobertura dos prejuízos causados por transações indevidas e não autorizadas em cartão de crédito ou débito. Para ter direito ao benefício, as ocorrências deverão ser comunicadas ao seguro em até 72 horas após o evento, através de boletim de ocorrência.

2. Saque ou compra sob coação

Assim como em caso de perda, roubo e furto, seu seguro cobre transações irregulares como: compras, transferências bancárias, empréstimos e saques em terminais eletrônicos feitos sob coação. O limite para reportar esse tipo de problema é de até 48 horas após o ocorrido e também é necessário comprovar a ação por meio de boletim de ocorrência.

Importante: bloqueios feitos no App não são válidos para garantir a cobertura do Cartão Mais Protegido nas situações que acabamos de citar, apenas te resguardam de compras futuras.

Em caso de perda, roubo, furto ou saque sob coação, bloqueie seu cartão na central de atendimento: 3003-4070/ opção3.

O que o Cartão + Protegido não cobre: riscos excluídos da cobertura

  • Transações realizadas sem o conhecimento ou autorização do titular sem que tenha ocorrido o roubo, furto ou perda do cartão;
  • Prejuízos maiores do que a cobertura da apólice;
  • Saldo devedor de compras realizadas em data anterior a do boletim de ocorrência;
  • Transações acima do limite de crédito aprovado ou do limite de saque diário do cartão;
  • Prejuízos decorrentes de estelionato, extorsão e apropriação indébita;
  • Taxas de inscrição, anuidade, encargos contratuais e demais tarifas do cartão;
  • Transações realizadas após a comunicação da perda, furto ou roubo do cartão (sendo assim, o cliente deve bloquear o cartão para evitar que novas compras sejam feitas); 
  • Fraude, má fé, ação ou omissão do beneficiário ou de seu representante legal para ter acesso a cobertura do seguro;
  • Erros ou falhas sistêmicas dos estabelecimentos onde foram feitas as compras;
  • Extravio ou roubo de informações do cartão enquanto ele estiver sob custódia do emissor, correios, serviço postal ou em trânsito;
  • Perdas decorrentes de clonagem, falsificação ou cópia não autorizada do cartão,
  • Fraude eletrônica;
  • Saques em cartões de débito e crédito que não exijam utilização de senha, ex: compras por aproximação;
  • Saques ou compras feitas por meio de cheque, internet, telefone, ainda que sejam realizados sem o consentimento;
  • Roubo ou furto em que o beneficiário não seja a própria vítima;
  • Perda do cartão juntamente com as senhas de acesso.

*Todas as situações acima são descritas na apólice do produto.

Planos disponíveis e coberturas

O Cartão Mais Protegido oferece três planos com cobertura progressiva e para diferentes necessidades dos clientes. São eles:

Standard

  • Perda, roubo ou furto do cartão: R$3.000,00; 
  • Saque ou compra por coação: R$3.000,00; 
  • Sorteios mensais de R$5.000,00. 

Plus

  • Perda, roubo ou furto do cartão: R$6.000,00;
  • Saque ou compra por coação: R$6.000,00; 
  • Sorteios mensais de R$5.000,00. 

Premium

  • Perda, roubo ou furto do cartão: R$10.000,00;
  • Saque ou compra por coação: R$10.000,00;
  • Sorteios mensais de R$10.000,00. 

Sobre os sorteios

Cada segurado tem direito a um título de capitalização premiável, também conhecido como número da sorte, composto de cinco algarismos entre 00.001 e 99.999, que vale durante todo o período de vigência do seguro.

Para ser contemplado no sorteio o número da sorte deve coincidir, da esquerda para a direita, com as unidades finais dos cinco primeiros prêmios extraídos pela Loteria Federal.

Os sorteios ocorrem mensalmente, sempre no último sábado de cada mês. Caso não ocorra extração da Loteria Federal no período, o sorteio será adiado para o mês seguinte sem que haja prejuízo para os participantes. O valor do sorteio é de 5 mil.

Como contratar o Cartão Mais Protegido?

Garantir proteção extra para o seu cartão é muito simples, vem ver:

  1. Acesse o #SuperApp do Inter;
  2. Selecione a opção Seguros, e em seguida o menu Bens;
  3. Em Cartão Mais Protegido clique em Continuar;
  4. Acesse as opções de planos disponíveis, selecione aquela mais adequada às suas necessidades e clique em Contratar;
  5. Leia e concorde com as condições e vá em Escolher;
  6. Selecione a forma de pagamento: cartão de crédito ou débito em conta e vá em Próximo;
  7. Para concluir a contratação, será necessário autenticar a transação. Você pode fazer isso usando a senha do seu Cartão Mastercard ou por SMS;
  8. Prontinho, seu cartão está mais protegido e com todas as coberturas que você precisa para fazer suas compras tranquilamente!
Screencast da área de seguros no aplicativo do Inter
Simulação do aplicativo do Inter

Qual o tempo de vigência do Cartão Mais Protegido?

O seguro Cartão Mais Protegido vale por 12 meses, contados após a contratação, desde que sejam feitos os pagamentos de todas as mensalidades do produto. A renovação é feita de forma automática e por igual período, exceto se houver manifestação contrária por parte do cliente.

Em caso de não pagamento é feito um contato com o cliente antes que a cobertura seja cancelada.

Como acionar o seguro?

Se algumas das situações passíveis de cobertura acontecerem com você siga o passo a passo, abaixo: 

  1. Solicite o bloqueio do seu cartão pela Central de Atendimento do Inter, opção 3;
  2. Providencie o boletim de ocorrência nos órgãos responsáveis;
  3. Comunique a ocorrência para a seguradora dentro dos prazos: 72 horas para perda, roubo ou furto, e 48 horas para saques e compras por coação;
  4. Envie para a seguradora os documentos descritos nas Condições Gerais e nas Cláusulas Específicas de cada cobertura. Após o envio, a Liberty fará uma análise do processo e vai confirmar ou não a cobertura do seguro.

Documentos necessários para solicitar a cobertura:

Antes de entrar em contato com a seguradora tenha com você:

  • Cópia do RG e do CPF do segurado;
  • Cópia do comprovante de endereço;
  • Cópia do boletim de ocorrência.

*Ao longo do processo outros documentos podem ser solicitados.

Seu cartão merece mais proteção

Agora que você entendeu como funciona o Cartão Mais Protegido e as vantagens de ter um seguro completo para o seu cartão, ative já o seu! 

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Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

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