É verdade que o número de investidores tem crescido muito. Outra procura que só tem aumentado é a do público brasileiro interessado em fazer investimentos no exterior. Mas, antes de começar qualquer investimento, é importante estudar e avaliar cada detalhe. Que tal se habituar nesse universo de investimento internacional? A gente te conta mais do mercado norte americano nesta matéria 💰

Como investir no exterior

A primeira coisa que você deve fazer é tirar de vez da cabeça aquela balela que investir no exterior é coisa de gente rica ou que é algo muito complicado de ser feito.

Investir no exterior é aplicar o seu dinheiro em ativos financeiros fora do Brasil, simples assim.

Separamos as principais dúvidas sobre investir lá fora pra facilitar o seu entendimento, acompanha com a gente!

A forma mais simples de se investir no exterior é com o BDR , ele é - basicamente - o certificado emitido no Brasil que representa as ações das empresas estrangeiras.

Outra opção, que pode ser um pouco menos acessível, é a de abrir uma empresa nos EUA, chamada offshore. Esta opção tem o custo de manutenção de empresa, especialmente se há patrimônio.

A terceira opção é operar diretamente nas bolsas americanas, expandindo as possibilidades de investimento junto à Nasdaq e NYSE. Isso pode ser feito via plataformas de home broker disponíveis no mercado.

O que saber antes de investir no exterior?

O real, a moeda brasileira, foi adotado em 1994, após diversas trocas monetárias, portanto é considerada como uma moeda jovem e não tão forte perante o mundo. Portanto para quem deseja investir no exterior, é importante estar atento com algumas taxas.

Diferente do dólar, que é visto como a moeda universal e existe desde 1776. Por consequência proporciona uma segurança maior, devido a sua estabilidade e relevância.

Também é importante se atentar que, ao realizar o envio de dinheiro para a conta mediante a transação de câmbio, é realizada a cobrança da taxa de câmbio e IOF, o imposto sobre a operação de crédito e seguros.

É necessário realizar a declaração IR de investimentos no exterior, e a forma de fazê-lo é bem semelhante com os de investimentos em BDRs, com o carnê-leão. Importante se atentar que o imposto original pode ser descontado antes de chegar até você.

É vantagem investir no exterior?

Investir no exterior tem como uma das vantagens a oportunidade de diversificação de moedas, justamente pelo fato da exposição à demais economias, além da brasileira.

Ao investir em grandes multinacionais o investidor brasileiro passa a ter acesso à empresas relevantes no mercado mundial. Sem contar que a variedade de ativos aumenta significativamente visto que, na Bolsa Brasileira, há cerca de 550 empresas listadas. Já no mercado financeiro dos EUA a quantidade é de mais de 6 mil ativos diferentes.

Além da variedade de empresas, um ponto super vantajoso está na ampliação de setores. Alguns deles estão presentes apenas no mercado global, como o setor de entretenimento e tecnologia, por exemplo, que não fazem parte das empresas da B3.

Quais os riscos de investimentos no exterior?

A diversificação, como tratamos acima, faz com que os riscos sejam menores, mas é importante se atentar à variação cambial.

Ou seja, se em algum momento o dólar cair e o real aumentar, o rendimento do seu investimento também desvalorizará, tal qual o dólar.

A situação inversa também entra em vigor: se o dólar aumentar e o preço do real cair, a rentabilidade da aplicação subirá.

Fora o câmbio, investimentos internacionais também implicam em riscos de mercado, liquidez, crédito e situação política.

Assim como qualquer investimento, não há receita de bolo, é preciso a análise e acompanhamento cautelosos.

>>> 6 dúvidas sobre investimentos no exterior

O que é a Nasdaq e a NYSE?

Nasdaq e NYSE são as duas principais bolsas de valores dos Estados Unidos, que lidam com ações de grandes companhias.

A sigla de NYSE vem de The New York Stock Exchange, ou seja, a Bolsa de Valores de Nova York, considerada a maior do mundo, existente desde 1792, localizada em Wall Street, o centro financeiro de Manhattan.

Já a Nasdaq foi criada em 1971 e é considera a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, com a atuação voltada para empresas de tecnologia.

A principal diferença entre elas está no fato de que a NYSE conta com ações de indústrias e empresas que estão no mercado há mais tempo, portanto, consolidadas.

A Nasdaq, por sua vez, oferece uma lista de empresas voltadas para tecnologia, ou seja, corporações mais novas e provavelmente em alta.

Você já deve ter visto, em algum momento, aquela cena de filme onde os corretores contracenam a disputa - no grito - da compra e venda de ações. Pois é, esse auê jamais existiu na Nasdaq, que nasceu quebrando os padrões de mercado ao atuar de forma eletrônica.

>> BDRs x Stocks: Qual é a melhor opção? 

Invista no exterior através da Plataforma Global de Investimentos

Agora você pode investir em ações nos EUA pela Plataforma Global de Investimentos, hospedada no Super App do Inter!   

Não há nenhuma taxa de corretagem para esta nova oportunidade de investimento e a taxa de câmbio é muito atrativa.

Você poderá operar suas ações por conta própria de forma simples, rápida, eficiente, e o melhor, direto do seu celular.

Com o Inter você pode ir além

Aqui no Inter nós temos perfis de relacionamento que variam de acordo com as necessidades e momento de vida dos nossos clientes. Cada um possui suas particularidades, mas todos eles contemplam a assessoria próxima e especializada de um advisor, especialista em investimentos que está pronto para tirar todas as suas dúvidas e direcionar as melhores opções de acordo com os seus objetivos. Conheça mais sobre cada perfil:

Dúvidas frequentes sobre investir no exterior

Como investir no exterior?

Sim, é possível investir fora do Brasil mesmo sem sair do país. A melhor opções é com auxilio de uma corretora que atue no exterior. Também é possível atuar com fundos de investimentos, BDRs ou ETFs.

Como comprar ações nos EUA?

É possível comprar ações internacionais possuindo conta em uma corretora listada nos EUA.

Quais as vantagens de investir no exterior?

Investir no exterior tem como uma das vantagens a oportunidade de diversificação de moedas, justamente pelo fato da exposição à demais economias, além da brasileira. Além disso, o mercado internacional oferece uma grande variedade de ativos, o que contribui para a diversificação da sua carteira.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/fdd72f263fb043aaa12c75e1d6664ace_img-20211222-wa0008.jpg
Rúbia GregórioAnalista de Conteúdo e CRM

Publicitária, especializada em Marketing Estratégico e técnica em Administração. Crio conteúdos que simplificam '')

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Conta Internacional: O que é e Como Funciona

Com a conta internacional é possível abrir uma conta em moeda estrangeira sem sair do...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Conheça a Global Account, a sua vida financeira nos Estados Unidos!

A autonomia financeira para aqueles que costumam realizar compras no exterior e a facilidade para...

Leia mais
De olho no mercado
Como diversificar uma carteira de ações

Veja como compor uma carteira de ativos que te trará resultado...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Invista em fundos e ganhe dinheiro de volta

Entenda como funciona a cashback para quem investe no Inter!...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
5 aplicações para investir com pouco dinheiro

Para quem pensa que investimento é coisa para quem ganha muito conheça 5 aplicações com...

Leia mais
Viver é Inter
Inter amplia atuação internacional e prevê lançamento de conta internacional

Fique por dentro dos detalhes da mais nova aquisição do Inter...

Leia mais