Se tem experiências que quase todo mundo gosta de aproveitar, viajar certamente é uma delas. Embora o passeio seja uma boa pedida, planejá-lo nem sempre é tarefa fácil, principalmente no momento de organizar as finanças. 

Não à toa, como juntar dinheiro para viajar é uma dúvida bastante comum entre os que não veem a hora de arrumar as malas. O que pode parecer um desafio à primeira vista, na verdade, é uma missão possível de alcançar. Alguns dos segredos são colocar os gastos no papel e definir metas. 

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos abaixo algumas dicas de como guardar dinheiro para viagem. Depois disso, você já pode até programar o itinerário e se preparar para curtir a estrada – ou a decolagem. Confira!

1. Organize suas finanças

O primeiro passo para conseguir poupar parte da renda é fazer um raio-x da sua vida financeira. Coloque no papel ou em uma planilha tudo que você ganha e todas as despesas mensais. Dessa forma, será possível avaliar se você está gastando mais do que pode e quanto tem disponível para guardar.

 

Você também deve analisar se há despesas que podem ser reduzidas do orçamento para aliviar ainda mais o bolso. Isso pode folgar as finanças e ajudar na economia de dinheiro para o seu futuro passeio.

2. Quanto poupar por mês?

  viajar daqui há 1 ano por exemplo, você pode saber como juntar dinheiro em 52 semanas de um jeito simples. O valor tota l da viagem vai depender basicamente de dois fatores: o quanto de renda você tem disponível e o quanto pretende gastar no destino. Para esse segundo ponto é essencial fazer um roteiro com a duração da viagem, as cidades que quer visitar e os lugares que gostaria de conhecer, considerando o montante que será necessário para cada etapa. 

 

Se você não sabe como começar a investir, aí vai uma dica: um dos métodos mais conhecidos é guardar, no mínimo, 10% dos seus ganhos mensais para investir. 

Esse dinheiro deve ser dividido entre todos os seus objetivos futuros, incluindo a viagem. Mas lembre-se: a prioridade é sempre construir uma reserva de emergência. Se ainda não tem uma, comece por ela.

3. Estipule seus prazos

Outro fator que deve ser considerado é o prazo para realizar a viagem. Quando você pretende viajar: daqui a três meses ou daqui a um ano? Definir as datas é essencial, porque quanto mais cedo você começar a planejar, mais tempo terá para se organizar financeiramente.

 

Com isso em mente, você saberá quanto deve poupar por mês para conseguir acumular o total que precisa para o passeio lá na frente, aprendendo como guardar dinheiro de forma eficiente. Estabelecer metas torna o caminho mais fácil, afinal, você saberá exatamente como guardar dinheiro e o que fazer para a lcançar o objetivo de realizar seu passeio.

4. Economize nas passagens

A compra das passagens é uma das principais partes que requer atenção. Isso porque elas podem sair bem caras se você não pesquisar bastante ou deixar pra comprar em cima da hora. Aqui, mais uma vez o planejamento faz diferença: quanto antes você adquirir os bilhetes para embarcar maiores são as chances de encontrá-los com preços atrativos. 

 

Além de se planejar, outra forma de economizar nas passagens aéreas nacionais e internacionais é usando recursos que ajudem nessa missão. É o caso do Serviço de Viagens do Inter , que reúne as passagens com melhores preços, sem contar nas opções de hotéis, aluguel de carros, ônibus disponíveis, tickets de trens, agências ou até mesmo compra de bagagem. 

 

A economia é ainda maior com o benefício que a plataforma oferece: cashback direto na conta em todos os serviços disponíveis. Ou seja, você compra o bilhete e recebe parte do dinheiro de volta. O Serviço de Viagens do Inter pode ser acessado direto do Super App, no seu celular. Prático, né?

5. Renda extra

Fez as contas e percebeu que o valor que você consegue guardar por mês não será suficiente para o passeio? Então vale pensar em ter uma renda extra para juntar dinheiro para viajar sem prejudicar o orçamento. A boa notícia é que dá para fazer isso de várias formas, olha só:

  • Desapegue de itens que você não usa mais, como roupas, sapatos e até louças. Dá para vender em brechós físicos ou em sites de desapego;
  • Sabe fazer alguma comidinha especial, como doces ou tortas salgadas? Considere prepará-las para vender nos lugares em que frequenta ou até anunciar nas suas redes sociais;
  • Tem algum hobby? Avalie se é possível ganhar dinheiro com ele, seja comercializando algo que produz, seja prestando um serviço;
  • Busque por oportunidades como freelancer na sua área.

6. Economize no seguro viagem

Se você chegou até aqui sem considerar um seguro-viagem, lembre-se de colocá-lo no pacote. O serviço garante uma série de proteções para você curtir o destino com tranquilidade, segurança e mais economia, já que não precisará desembolsar dinheiro extra com emergências e imprevistos.

No Inter, você encontra um seguro viagem completo, com assistência para emergência, assistência médica, hospitalar e odontológica, indenização em casos de perda de bagagem, atraso de voo e até cancelamento ou interrupção de viagem. Os planos são personalizados de acordo com as suas necessidades e o melhor: eles podem ser contratados dentro do Super App.

>> Saiba mais sobre como funciona o seguro viagem Inter. 

7. Abra uma conta internacional

Vai viajar para fora do país? Ter uma conta global vai facilitar e muito a sua vida. A conta permite converter reais em dólar apenas transferindo o dinheiro da conta nacional para a internacional. Ela também possibilita transferências, saques e compras no cartão de débito.   

 

Para usá-la, é só abrir o cadastro no banco de escolha, vincular uma conta nacional à global e transferir o dinheiro entre as contas bancárias. O câmbio é atualizado o tempo todo e a operação é feita pelo próprio celular. 

 

Além de ser prática, a conta traz segurança – já que você não precisa transportar o dinheiro "vivo" – e ajuda a economizar ao comprar dólar. Isso porque as taxas cobradas nessa operação são mais baratas do que as que incidem no cartão de crédito, por exemplo.  

 

Para se ter uma ideia, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) do cartão é de 6,38% sobre o valor da compra, enquanto na conta global é de 1,1%. 

 

Aqui no Inter, você também pode ter a sua Global Account aberta no Super App. Ela não tem custo de manutenção, oferece saques e transferências gratuitas e ainda acompanha cartão digital para você realizar suas compras durante a viagem.

E vamos além! Para te ajudar a economizar ainda mais em suas viagens, com a sua Global Account Inter você tem acesso aos Gift Cards Internacionais .

Esses vale compras permitem que você tenha acesso às experiências mais incríveis do mundo e ainda consiga receber cashback. Isso quer dizer que você pode economizar de forma simples e rápida, afinal, uma porcentagem do valor volta pra sua conta.

E lembrando que essa vantagem não é restrita ao exterior. Mesmo aqui no Brasil é possível economizar em suas compras com os Gift Cards. Recebendo cashback na hora doce compras em lojas e mesmo em aplicativos do dia a dia você pode economizar para viajar.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/4a685ef54b084af69e523c49930f3fb1_microsoftteams-image-94.png
Letícia AlmeidaAnalista de Conteúdo

Jornalista e publicitária. Redatora e repórter no Inset, escrevo sobre economia, finanças e estilo de vida.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Conheça a Global Account, a sua vida financeira nos Estados Unidos!

A autonomia financeira para aqueles que costumam realizar compras no exterior e a facilidade para...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Com Inter Travel você economiza na viagem e ainda ganha cashback

Veja tudo o que o Inter Travel oferece para a sua viagem!...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Onde comprar passagens aéreas internacionais baratas?

Separamos algumas dicas para você economizar na hora de comprar suas passagens aéreas....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O que é Conta Digital e como abrir a sua

Mas afinal o que é Conta Digital quais suas vantagens e como abrir uma? Confira...

Leia mais
Para simplificar a vida Viagens
Viagem para os Estados Unidos: as melhores dicas!

Seu sonho é conhecer os Estados Unidos? Então confira essa guia com dicas de ouro...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como juntar dinheiro com o desafio 52 Semanas + planilha gratuita

Com planejamento e foco você pode juntar mais dinheiro com o desafio 52 semanas....

Leia mais