Imagine a seguinte situação: você precisa fazer uma ligação, mas gostaria que a pessoa receptora não tivesse acesso ao seu número celular. Felizmente, com a opção de ligar privado, ou ligar restrito, você pode fazer ligações telefônicas e ao mesmo tempo preservar a sua privacidade ao ocultar o seu número de celular.

Independente da razão, seja para fazer uma ligação surpresa ou evitar que o atendimento de uma empresa tenha acesso ao seu número, é muito simples ter a sua identidade de chamada privada.

Por que aparece número privado?

Se você já recebeu alguma ligação com um número privado, provavelmente apareceu um desses termos na tela de chamada do seu celular: “número privado, restrito ou desconhecido”. 

Isso normalmente ocorre em ligações do exterior ou empresas de telemarketing que não aceitam o retorno da chamada. Como mostraremos a seguir, pessoas físicas também podem habilitar a função de ligar restrito com uma certa facilidade.

É praticamente impossível identificar um número privado de uma chamada recebida. Pensando nisso, talvez você queira evitar receber ligações de números ocultos. 

A seguir, algumas dicas para você ligar restrito do seu celular ou bloquear chamadas de números desconhecidos.

Como ligar restrito?

Essa dica funciona tanto para iPhone quanto Android. Para preservar a sua identidade de chamada e aparecer como número restrito no celular de quem vai receber a chamada – é só digitar #31# antes do número da pessoa. Fica assim:

#31# + DDD + número do telefone da empresa ou da pessoa.

Caso você tenha um iPhone ou Android, você também pode configurar o seu smartphone para ocultar a sua identidade de chamada.

Como fazer ligações privadas no iPhone

Para ocultar seu número em chamadas feitos pela iPhone é muito simples.

Com o seu iPhone em mãos, abra as configurações no aplicativo “Ajustes” e clique em “Telefone”. Desative a opção “Mostrar Meu Número”.

homem pele cor branca, vestindo casaco moletom amarelo com a camiseta cinza fazendo uma ligação restrita em celular android operadora inter cel

Como bloquear chamadas de número privado no iPhone

Para silenciar chamadas desconhecidas no iPhone, é só acessar a seção “Telefone” do aplicativo “Ajustes” e ativar a função “Silenciar Números Desconhecidos”.

Como fazer ligações privadas no Android

Para esconder o seu número em chamadas feitas pelo Android, abra o aplicativo de ligação e clique no ícone com três pontinhos, acesse “Configurações Avançadas” e oculte seu número em “ID da Chamada”.

Como bloquear chamadas número privado no Android

Para bloquear chamadas desconhecidas no Android, siga o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo “Telefone” e clique no ícone com três pontinhos;
  • Acesse “Configurações”;
  • Selecione “Bloquear números” ou “Rejeitar chamadas”;
  • Habilite a opção “Bloquear números desconhecidos.”

Perguntas frequentes

Como ligar restrito?

Para fazer ligações privadas, digite #31# mais o número que deseja entrar em contato. Fica assim: #31# + DDD + número do telefone do contato. Desta forma, você preserva a sua identidade de chamada e aparece como número restrito ou desconhecido no celular de quem receber a chamada.

Como ligar restrito no iPhone?

Com o seu iPhone em mãos, abra as configurações no aplicativo “Ajustes” e clique em “Telefone”. Desative a opção “Mostrar Meu Número”.

Como bloquear chamadas desconhecidas no iPhone?

Para silenciar chamadas desconhecidas no iPhone, é só acessar a seção “Telefone” do aplicativo “Ajustes” e ativar a função “Silenciar Números Desconhecidos”.

Como ligar restrito no Android?

Abra o aplicativo de ligação e clique no ícone com três pontinhos, acesse “Configurações Avançadas” e oculte seu número em “ID da Chamada”.

Como bloquear chamadas desconhecidas no Android?

Acesse o aplicativo “Telefone” e clique no ícone com três pontinhos. Em seguida, acesse “Configurações”, selecione “Bloquear números” ou “Rejeitar chamadas” e habilite a opção “Bloquear números desconhecidos.”

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Compras
Saiba como rastrear um celular perdido ou roubado

É mais simples do que parece e pode ser feito de várias formas ...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
Portabilidade de número: o que é e como fazer

Quer saber melhor sobre o que é e como fazer sua portabilidade de número? Confira...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
Celular bom e barato: 10 melhores modelos para comprar em 2023

Chegou a hora de trocar o celular e bateu aquela dúvida de qual é o...

Leia mais