Todo mundo sabe da importância de investir, seja para realizar grandes sonhos agora ou para garantir um futuro mais seguro.

Mas para algumas pessoas, separar um pouquinho do dinheiro que entra e dar o primeiro passo no mundo dos investimentos para começar a investir, pode ser um grande desafio. 

Se você também quer investir, mas está difícil encontrar um espacinho no orçamento, a solução talvez seja uma mudança de estilo de vida. Por isso, elaboramos algumas dicas de como é possível melhorar sua vida financeira hábitos mais saudáveis.

1. Descubra o prazer de cozinhar

Troque o fast food, os processados e os apps de comida pelo hábito de cozinhar em casa. Além de saudável, a mudança traz economia.

Preparando e congelando a comida da semana aos domingos, por exemplo, você economiza no tempo, no gás, e ainda cuida do corpo com uma dieta mais rica e nutritiva.

2. Planeje bem as compras do mês

Uma das grandes vilãs da economia na hora de fazer as compras é a falta de planejamento. Por isso, é melhor encarar as prateleiras com uma lista de compras em mãos. Com ela, você evita comprar por impulso ou em quantidades desnecessárias. Fica mais fácil comer apenas o necessário e regular os exageros.

Outra dica importante é optar por produtos de marcas modestas, que costumam vender por preços mais em conta. Produtos a granel e feiras locais também são ótimas alternativas.

3. Reduza o consumo de carne

O brasileiro é um dos povos que mais consome carne no mundo. Na nossa mesa, um bom churrasco sempre tem o seu lugar. Mas buscar variações no cardápio pode fazer bem ao bolso e à saúde.

Você também encontra suas proteínas em vegetais como grão-de-bico, couve e brócolis. E na hora de escolher uma carne, faz bem optar pelo frango ou pela carne bovina, que são mais baratas do que o peixe.

A redução do consumo de carne ainda traz inúmeros benefícios à saúde e colabora no combate às mudanças climáticas.

4. Exercite-se em casa

Manter o corpo e a mente saudáveis também é muito importante para a qualidade de vida, mas será que é preciso gastar dinheiro todo mês com academia?

Uma alternativa às academias é o hábito de se exercitar em casa. Ao contrário do que muitos acreditam, práticas como treinamento funcional, dança, yoga e crossfit podem ser realizadas adequadamente com todos os benefícios e sem gastos desnecessários.

Com uma simples busca na internet, você encontra canais no YouTube e postagens nas redes sociais com exercícios e dicas gratuitas.

Com o tempo, essas mudanças de hábito trarão um impacto positivo real também na sua saúde financeira. E quando as finanças estiverem organizadas, comece a planejar o futuro. Lembrando que descobrir onde investir em 2024 é um passo muito importante nesse processo.

5. Defina suas prioridades

Antes de analisar como fazer seus investimentos, é preciso ter uma visão clara sobre o que você pretende com eles. Muitas pessoas pulam essa parte do processo e acabam investindo em um produto inadequado para seu momento de vida, podendo se ver inclusive impedidas de acessar um valor investido em uma situação de necessidade. Por isso, analise sua situação e identifique seus objetivos.

Você quer investir para fazer uma grande compra em alguns anos, quer enriquecer com investimentos de alto risco ou pretende apenas juntar um dinheiro que, com os anos, se você investir em Previdência Privada, terá uma aposentadoria confortável, sabia?

Só depois de ter um objetivo claro em mente, é possível avaliar suas opções com propriedade.Veja outros passos para começar a investir.  

6. Entenda quem é você no mundo dos investimentos

Além de ter um objetivo claro, é importante que você conheça seu perfil como investidor. A partir dessas informações, é possível escolher a melhor forma de investir de acordo com suas expectativas.

Investidores mais arrojados, por exemplo, optam por aplicações de maior risco, que podem render lucros elevados ou gerar prejuízos, como investimentos em ações ou Fundos Imobiliários

Já os investidores de perfil mais conservador preferem aplicações de renda fixa, como CDB e Tesouro Direto, por serem financeiramente seguras, ainda que ofereçam retornos reduzidos.

Entenda de uma vez por todas a diferença entre investimentos em renda fixa e renda variável e invista sem medo! Com a Inter Invest, a nossa plataforma de Investimentos, você encontra o investimento certo para o seu perfil e aplica com autonomia, sem intermediários e sem interesses que não são os seus.

7. Escolha uma plataforma de investimentos

A Inter Invest foi pensada para você que quer investir com autonomia e sem taxas. Uma plataforma de investimentos completa e muito fácil de usar . Você investe do seu jeito e ainda conta com muita informação para sempre tomar as melhores decisões.

Essa publicação faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa apoiada pelo Inter e que incentiva ações de Educação Financeira pelo Brasil. Ajudar você a ter uma relação melhor com seu dinheiro faz parte da nosso propósito de ser.

Use a Bússola para controlar gastos

A Bússola é a ferramenta de controle pessoal do Inter. Com ela, você cria categorias personalizadas para suas transações e faz a gestão de receitas e despesas em um só lugar.

Uma dica para facilitar ainda mais o controle das despesas é concentrar todos seus ganhos e gastos em um só lugar. Fazendo a Portabilidade de Salário para o Inter, além de aproveitar as vantagens da Bússola, você aproveita todos os benefícios que só o nosso Super App pode oferecer.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Qual o melhor investimento a curto prazo a partir de R$50 reais

Descubra qual a melhor opção de investimento a curto prazo a partir de R$50 00 e...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Onde investir em 2024: o melhor guia para investir agora

Está em dúvida onde investir o seu dinheiro em 2024? Este guia vai te ajudar!...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como começar a investir: melhor guia para iniciantes em 2024

Descubra de uma vez por todas como começar a investir do zero ao avançado com...

Leia mais