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Como negociar dívida de cartão: veja opções

Publicado em 20/09/2021

Atrasos ou pagamento mínimo da fatura trazem algumas consequências negativas para o seu orçamento e podem se transformar na grande bola de neve que é a dívida do cartão de crédito. Quando chega a esse ponto o desespero começa a tomar conta. Mas, calma!

Para aliviar a situação, é possível negociar a dívida do seu cartão e evitar que as coisas piorem. Confira as opções para fazer isso. 

De onde vem a dívida do cartão?

Inadimplência

Um dos fatores que levam à dívida do cartão de crédito é, obviamente, o não pagamento da fatura. Quando há atraso o valor total cai em crédito rotativo, além dos acréscimos de juros e multas.

R$500 + (R$500 x 16,9%) + 2% + 1% = R$599,00

Onde:

  • R$500 é o saldo devedor da fatura;
  • 16,9% é o valor dos juros rotativos do cartão de crédito – varia em cada instituição;
  • 2% correspondente a multa por atraso;
  • 1% de mora cobrado por mês, pago proporcionalmente a quantidade de dias de atraso da fatura.

No Inter, temos umas das menores taxas de crédito rotativo do mercado, sendo de 7,7%. Ainda assim, taxa nunca é algo bom, né? Por isso, tenha um planejamento e evite ao máximo o atraso da sua fatura.

>>> Saiba como funcionam as taxas e juros do cartão de crédito

Pagamento mínimo

Não é incomum que a fatura do seu cartão venha mais cara do que você esperava e, apesar de ser algo necessário evitar, fazer o pagamento mínimo acaba sendo uma alternativa menos pior do que a inadimplência. O problema é que o restante do valor da fatura cairá em crédito rotativo.

O valor mínimo da sua fatura é calculado somando:

  • 15% das compras mensais
  • 15% das compras em aberto do mês anterior
  • Juros, multas e IOF
  • As parcelas futuras da fatura (se tiver alguma)

Fazendo o pagamento mínimo dessa fatura, a diferença de valor será cobrada no próximo mês multiplicada pelo valor do crédito rotativo. Vamos supor que o valor da sua fatura desse mês foi R$500,00 e você optou por fazer o pagamento de somente R$250,00.

Na sua próxima fatura o valor que ficou faltando será cobrado somando-se às taxas de crédito rotativo.

R$250 + (R$250 x 16,9%) = R$292,25

Onde:

  • R$250 é o saldo devedor;
  • 16,9% valor do crédito rotativo.

Nesse caso, você irá pagar na sua próxima fatura um pouco a mais do que o esperado. Por isso, é importante só optar pelo pagamento mínimo se tiver certeza de que vai conseguir pagar a próxima fatura.

Como negociar sua dívida?

Quando a dívida já está formada é o momento de negociar. Por conta das taxas e dependendo do valor, pode ficar difícil para o cliente fazer o pagamento da forma tradicional. Assim, o caminho é entrar em contato com sua instituição e encontrar alternativas que possam te ajudar na hora do pagamento.

A primeira dica na hora de fazer a negociação é saber exatamente o quanto deve. Dessa forma, você poderá ter um panorama mais geral de quanto vai ter que desembolsar para quitar tudo. Faça também uma análise da sua situação financeira e veja como pode cortar gastos no futuro para arcar com a dívida.

Parcelamento

Com as mudanças nas regras do crédito rotativo, promovidas em 2017, o cliente só poderá usar a modalidade por 30 dias. Após esse período, existem duas opções: quitar o valor ou aderir ao parcelamento da fatura, com parcelas com valores fixos estabelecidos pela instituição.

Para aderir ao parcelamento é bem simples, basta fazer o pagamento da fatura vigente com o valor sugerido da parcela, que nos próximos meses esse será o valor cobrado até o pagamento da dívida. E caso você consiga o dinheiro necessário para quitar a dívida antes do vencimento de todas as parcelas, é possível antecipá-las, reduzindo assim os juros (consulte as condições do emissor).

Vale destacar que uma das regras do parcelamento é que os juros e condições aplicadas nessa modalidade de pagamento devem ser melhores para o cliente do que aquelas oferecidas pelo crédito rotativo.

Outras opções de negociação 

Aqui no Inter nós temos um setor de renegociação que cuida desse tipo de situação. Lá, você pode quitar suas faturas atrasadas a mais de 60 dias. Para fazer isso, você pode acessar o nosso chat ou entrar em contato pelo telefone 3003-4070 (opção2).

E se preferir, também dá pra falar com a gente através da nossa conta comercial no WhatsApp pelo número (31) 9892-7880, de segunda à sexta das 9h às 18h. Lembrando que nesse canal atendemos exclusivamente os clientes que estão com atrasos há mais de 65 dias.

Quer saber mais sobre como funciona o cartão de crédito do Inter? Clique aqui e descubra as diversas vantagens do seu laranjinha!

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