Você sabe quanta energia um data center consome? O Inter também não. Mas, o fato de não termos um, ajuda o nosso consumo de energia a ser 95% menor que a média das instituições tradicionais por cliente.

Hoje, os Data Centers são responsáveis por cerca de 3% do consumo total de energia do mundo. Estima-se que este montante chegue a mais de 1.000TWh até 2025. Já nossos dados, são armazenados em nuvem, então conseguimos operar e crescer sem a necessidade de manutenção desse tipo de tecnologia.

Vele lembrar que o consumo de energia com data center envolve manter os servidores sempre ligados, refrigerá-los, iluminar as salas e garantir o funcionamento dos controles de acesso, como por exemplo, os dispositivos biométricos. Ou seja, bastante energia é necessária, não é mesmo?

Para além do armazenamento dos nossos dados em nuvem, temos diversas iniciativas que contribuem com a redução do nosso consumo e, consequentemente, nosso impacto ambiental.

Continue com a gente nesse artigo que vamos te contar mais sobre elas 🌳

Dados em nuvem

Como conseguimos manter todos os nossos dados em nuvem? Com a ajuda a nossa parceira AWS.

A Amazon Web Services tem servidores que consomem energia, mas eles possuem vários diferenciais, ao optarmos pelos seus serviços, utilizamos menos servidores, que são, inclusive, mais eficientes energeticamente. Com isso, usamos em média apenas 16% da energia necessária para manter infraestrutura de servidores locais, o que representa uma redução de 84% em nosso consumo de energia para armazenamento de dados.

Além de precisarmos de menos energia, a energia utilizada tem um menor impacto ambiental associado já que, desde 2018, mais de 50% do consumo de energia da AWS é de fontes renováveis. E até 2025 tem a meta de serem 100%.

Ações de 2021

2021 foi um ano muito importante para melhorarmos ainda mais os indicadores de ecoeficiência energética no Inter.  Além das intervenções físicas para a redução do consumo, também realizamos mudanças no consumo energético para fontes renováveis.

Etapa 1

Desde 2020 o Inter vem desenvolvendo o projeto de troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Em 2021 foram trocamos as lâmpadas de mais 3 andares do nosso edifício sede, o que representou uma economia de 15.707,52 kW no ano.

Etapa 2

Uma ação muito importante em 2021 foi nossa mudança para o Mercado Livre de Energia, depois de realizarmos adequações técnica.

Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação de energia elétrica onde os participantes podem negociar abertamente todas as condições comerciais de contratações de energia. Nele todos os consumidores "livres" podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local, podendo assim escolher es qual será o seu fornecedor de energia.

Com essa mudança economizamos aproximadamente R$ 770 mil em 2021. Além do viés econômico, também houve diversos ganhos no aspecto ambiental, uma vez que cerca de 84% do consumo de energia passou a ser de origem renovável.

Acesse nosso Relatório Anual 2021 para saber mais sobre a nossa ecoeficiência e avanços na agenda ESG.

Inter. Pensar no planeta pode ser simples.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Viver é Inter
Pensar em um futuro mais sustentável pode ser simples

Conheça como funciona o nosso ESG!...

Leia mais
Viver é Inter
O que o Inter faz pra ser ecoeficiente?

Por ano o Inter consome só 1 5% da água utilizada pelos bancos tradicionais. Só no...

Leia mais
Viver é Inter
ESG no Inter: olhar para um futuro mais sustentável

Aqui no Inter nos preocupamos e nos responsabilizamos com as pessoas e com o planeta....

Leia mais