Para simplificar a vida Inter Bank

Como pagar boleto e por que demora?

Publicado em 11/10/2021

Existem diferentes formas de como pagar boleto. Essa ferramenta é uma das mais democráticas que existem.

O boleto pode ser gerado tanto por pessoa física como pessoa jurídica para a cobrança de um produto ou serviço, e pode ser pago por qualquer pessoa, mesmo por aquelas que não tem conta bancária.

Em um artigo recente explicamos o que é o boleto e como ele funciona. Neste aqui vamos focar no pagamento e responder uma pergunta que recebemos muito: por que o pagamento demora? 

Onde pagar boleto?

O pagamento do boleto pode ser feito de duas formas: presencialmente, em agências bancárias, caixa eletrônicos, casas lotéricas e estabelecimentos credenciados; e pela internet, através de aplicativo e do Internet Banking da sua instituição.

Para o pagamento presencial na maioria dos casos é exigido o boleto impresso, já que a cobrança será processada por meio da leitura do código de barras ou da linha digitável.

O valor pode ser pago no cartão de débito ou em dinheiro, dependendo dos métodos aceitos pelo estabelecimento. Por esse motivo, o boleto ainda é muito utilizado, considerando que muitos brasileiros ainda não têm uma conta bancária.

Como pagar boleto online?

O pagamento online é a opção preferida por pessoas que prezam pela comodidade e não querem perder tempo com filas. Ele pode ser feito pelos canais digitais da sua instituição como internet banking e aplicativo.

Para pagar boletos pelo app do Inter selecione a opção Pagamentos > Leitor de códigos e posicione o código de barras na área de leitura indicada. Em seguida, a câmera do seu dispositivo fará a leitura das informações e te direcionará para a próxima tela, na qual você poderá confirmar as informações e fazer o pagamento.

Também dá para fazer o pagamento sem o código de barras, caso você não tenha o boleto impresso ou ele esteja ilegível. Para isso selecione a opção Pagamentos > Digitar código > e cole a linha digitável do boleto no campo de código.

Como pagar boleto pelo Pix?

Outra opção de pagamento online é o Pix, que já está sendo disponibilizada em várias cobranças e tributos. Para fazer o pagamento do boleto pelo Pix, você precisa: 

  1. Acessar o Super App do Inter; 
  2. Clicar na seção Pix;
  3. Ir na opção "Pagar";
  4. Selecionar a opção Qr Code ou Copia e Cola;
  5. Seguir os passos do pagamento e confirmas a transação.

Fique atento: de acordo com as novas regras do Banco Central, o limite de pagamentos noturnos para boletos agora é de R$1.000,00. Então, se você tem uma fatura com um valor maior e que vence no mesmo dia, programe-se para fazer o pagamento em horário comercial.

Pagamento agendado de boleto e débito automático

Além de oferecer mais comodidade, os pagamentos online podem ser agendados online, o que reduz consideravelmente o risco de atraso no pagamento.

Esse agendamento pode ser feito de forma manual, quando você insere as informações do pagamento e programa uma data; ou pelo débito automático, serviço no qual o banco debita as cobranças na sua conta corrente na data de vencimento.

Para agendar um pagamento, basta seguir o mesmo passo a passo que indicamos no tópico anterior, e na página de confirmação preencher o campo Data de pagamento com a data desejada.

Aprenda a cadastrar cobranças em Débito automático.

Como saber se um boleto é falso?

Na hora de fazer seus pagamentos, todo cuidado é pouco. Algumas dicas podem te ajudar a evitar fraudes:

  • Solicite seus boletos na versão digital, pois esses documentos geralmente são bloqueados por senhas de acesso;
  • Verifique os dados de pagamento, tanto os seus como os dados do cedente para ter certeza de que a cobrança é legítima;
  • Confira a ortografia e a aparência do boleto, incluindo o código de barra;
  • Verifique se os 3 primeiros dígitos da fatura correspondem ao código do banco (No Inter nosso código é o 077);
  • Em caso de pagamento após a data de vencimento, solicite uma segunda via para o emissor com os valores reajustados, ao invés de tentar fazer o cálculo manual.

Por que o pagamento de boleto demora tanto a cair?

A resposta para essa pergunta diz respeito a um dos “pontos fracos” do boleto em relação a outros meios de pagamento.

É que o prazo para um boleto ser compensado pode chegar a 72 horas úteis. Esse é o tempo máximo para que a instituição onde foi feito o pagamento envie o dinheiro para a instituição que emitiu a cobrança e o valor seja creditado na conta do cedente. É por isso que as vezes acontece de uma pessoa pagar a fatura do cartão, mas ter que esperar alguns dias até o limite ser liberado.

Mas isso não significa que todo pagamento vai demorar 3 dias. Pode acontecer de o pagamento ser reconhecido até no mesmo dia, principalmente se o fluxo todo for feito dentro da mesma plataforma. É o que acontece no caso do pagamento da fatura do cartão de crédito Inter em débito automático, no qual o limite do cliente é liberado na hora.

Para saber mais sobre boletos e aprender como gerar o documento pela sua conta digital acesse os conteúdos relacionados.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe