Ter liberdade para escolher é essencial em qualquer aspecto da vida. Escolher o que comer, o que vestir, com quem se relacionar e até fazer investimentos… E em qualquer decisão, mudar de opinião faz parte.

Decidir onde investir passa pelo mesmo processo: você pesquisa, escolhe a corretora da sua preferência, mas nem sempre ela é a melhor escolha para o seu dinheiro.

A concorrência do mercado financeiro aumenta cada dia mais, e é normal que surjam melhores oportunidades no que diz respeito a rentabilidade.

Mas nesses casos, o que fazer?

Uma dúvida muito comum de quem embarca no universo da Bolsa de valores é sobre a transferência de custódia, ou seja, a transferência de investimentos de uma corretora para a outra.

Aqui no Banco Inter valorizamos sua liberdade de escolha, por isso, aqui você vai descobrir a importância de escolher uma corretora que combina com você, como transferir a custódia dos seus investimentos – ou como trazê-la para o Inter e aproveitar todas as vantagens de um Home Broker 100% gratuito

A escolha da corretora

A oferta é grande, a gente sabe. Todos os dias aparecem novos nomes e promessas de maior rentabilidade. Mas existem alguns fatores que devem ser levados em conta antes de escolher onde investir seu dinheiro

Defina seus objetivos

Escolher o investimento é a pergunta inicial para escolher a corretora ideal. Isso porque algumas podem ter opções em fundos de investimentos, enquanto outras podem ter apenas produtos de renda fixa, por exemplo.   

Por isso, defina seus objetivos e entenda qual seu perfil de investidor antes de escolher s ua corretora. Na Inter Invest, por exemplo, o correntista tem autonomia para investir em qualquer produto, do Banco e de terceiros. Mais eficiência que se traduz em mais rentabilidade.

Aplicar usando o Home Broker pode ser uma ótima opção para fazer suas próprias escolhas.

Compare custos de operação

Quanto maiores os custos, menos você ganha ao final da operação. Taxas de custódia e corretagem costumam ser parecidas na maioria das corretoras, mas é importante levantar estes valores antes de começar a investir.  

E no Inter, o Home Broker é totalmente gratuito, sem taxa de custódia ou corretagem. Isso para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a investimentos em ações.

Converse com quem já usa o serviço

Uma boa maneira de fazer uma escolha correta é conversar com quem já usa o serviço. Pergunte sobre a empresa, confiabilidade, rendimento e atendimento ao cliente. Buscar por conteúdos online e offline ajudam a ter uma visão completa da corretora.

Mas se, após escolher, você encontrar uma oportunidade melhor em outra instituição?

O primeiro passo para levar os investimentos pra outra co rretora é entrar em contato com a corretora onde atualmente tem os investimentos. Em seguida, realize o procedimento de transferência: a corretora atual enviará os ativos para a corretora que você escolher como destino após receber a STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários).

Como transferir investimentos

É importante lembrar que, antes de iniciar o processo de portabilidade de investimentos, é necessário esperar dois dias após a compra dos ativos, respeitando a regra de liquidação das operações da B3, que é de D+2.

Além disso, a transferência não será feita se sua conta corrente estiver negativa, tá bem?

Com tudo certo, é só seguir os passos abaixo para fazer o procedimento de transferência:

  1. Acesse o app ou Internet Banking do Inter para buscar seu código de investidor com dígito*;
  2. Para solicitar a transferência de custódia dos seus investimentos do Inter para outra corretora, entre em contato com a gente através do chat e digite a frase: "Quero transferir custódia". Alguns instantes após a conclusão do atendimento, você receberá um formulário digital (STVM) para preencher e retornar, solicitando a transferência. O tempo médio de retorno para este tipo de solicitação é de 2 dias úteis, caso as informações preenchidas no formulário digital (STVM) estejam todas corretas;
  3.  Para portabilidade de Fundos, deve ser utilizado modelo próprio (Faça o download);
  4. Para outros motivos, diferentes de mesma titularidade, deve-se verificar quais as documentações necessárias**.  Os documentos adequados a cada situação devem ser registrados em cartório, digitalizados e encaminhados junto à STVM (Faça o download). Para ma is informações entre em contato com os canais oficiais de atendimento do Inter (com a ajuda do suporte ou telefone 300 3-4070).  

*O código de investidor pode ser obtido pela nota de corretagem na Inter Invest ou pelo nosso chat.

** Declaração de Transferência entre Cônjuges (Fazer download).

Atenção! Lembrando que o processo acima é válido para transferências de investimentos do Inter/INTER DTVM para outra instituição.

7 erros comuns na hora de pedir a transferência de custódia

Existem alguns casos em que a transferência é negada, e se aconteceu com você, confira se não cometeu algum dos erros abaixo:

  1. Deixou de inserir o código e o dígito do investidor (cedente e cessionário);
  2. Confundiu o nome da instituição com agente de custódia (no extrato estão disponíveis estas informações)*;
  3. Não informou o nome completo do ativo. Se forem ações, FII e ETF, será o ticket (disponível no portal B3); casos de Tesouro Direto, o papel (exemplo: LTN Tesouro Selic 2025), títulos de terceiros/não financeiros: conforme a nota de negociação/corretagem do investimento;
  4. Informou a quantidade errada do ativo (também disponível na nota de negociação/corretagem gerado em sua compra);
  5. Marcou outro campo que não seja o “mesma titularidade” (Para quaisquer outros motivos, entrar em contato com o atendimento para informações sobre a documentação adicional necessária à transferência);
  6. Em caso de ativos de renda fixa, faltou a nota de negociação (não comunicou ao agente de custódia a solicitação de transferência);
  7. Ausência de assinatura (no caso de opção física) ou faltou preencher todos os campos obrigatórios, assinar e efetivar as duas confirmações do formulário docusign, enviado pelo Inter  (no caso de opção eletrônica).

* Papel de renda fixa de emissão própria e primária do Inter:

Agente de custódia: Banco Inter

Código de investidor:  o número da sua conta corrente

Demais ativos custodiados por nossa corretora

Agente de custódia: Inter DTVM

Código de investidor: pode ser conferido na sua nota de corretagem, no campo Cliente, ou em nossos canais de atendimento.

Agora que você já sabe como transferir investimentos de uma corretora para outra, acesse nosso app e descubra um Home Broker 100% gratuito e com produtos para todos os tipos de perfil, inclusive o seu.

Ficou alguma duvida? Deixe aqui nos comentários!

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
Como investir no Tesouro Direto em 4 etapas simples

Descubra como investir no Tesouro Direto com cerca de R$ 30 e quais os tipos...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Onde investir em 2024: o melhor guia para investir agora

Está em dúvida onde investir o seu dinheiro em 2024? Este guia vai te ajudar!...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
Como começar a investir: melhor guia para iniciantes em 2024

Descubra de uma vez por todas como começar a investir do zero ao avançado com...

Leia mais