Os aparelhos celulares acumulam mais funcionalidades a cada novo lançamento! Eles são verdadeiros canivetes suíços da tecnologia, sendo indispensáveis em muitas atividades cotidianas, como no acesso às redes sociais, na edição de documentos, na mobilidade para trabalhar, no armazenamento de fotos e arquivos, na realização de movimentações bancárias e, até mesmo, no recebimento e realização de ligações 😁

Por isso, é importante você adotar ações de prevenção para manter a segurança de todas essas informações, principalmente, em adversidades como perda ou roubo do aparelho celular.

A ativação do código PIN do chip SIM é uma dessas ações. Com essa simples medida é possível bloquear as funcionalidades de seu chip SIM, impedindo que pessoas não-autorizadas realizem chamadas telefônicas, naveguem pela internet ou enviem mensagens SMS através do seu número.

Após a ativação por PIN, sempre que o dispositivo for ligado (durante seu boot) ou quando houver a inserção deste em um novo aparelho, será necessário informar o código. Caso contrário, não será possível usar os recursos de sua operadora.

Como ativar o PIN do seu aparelho

Acesse as configurações do smartphone e procure a opção Segurança > encontre a opção Configurar bloqueio do SIM > preencha ou ative a função Bloquear cartão SIM > será solicitado o código PIN padrão. 

O código PIN costuma vir listado no cartão do chip recém adquirido. Caso você tenha perdido o cartão, não se preocupe. Por padrão, as operadoras usam um código PIN pré-definido: 

  • Os padrões são: Vivo (8486); TIM (1010); Claro (3636); e Oi (8888);
  • Caso você insira um dos códigos da lista acima durante as instruções e ele não funcione, entre em contato com a sua operadora para saber qual o PIN do seu chip, mas nunca tente adivinhar os códigos. O SIM só permitirá três tentativas erradas antes de ficar bloqueado e pedir o código PUK.

Para alterar o código PIN, você encontrará a opção de Alterar PIN do SIM e nela vai poder alterar o código PIN para um número com 4 dígitos que desejar, evite sequências numéricas, data de aniversário ou trecho de seu número de telefone.

Lembre-se também de solicitar o bloqueio temporário de sua conta pelo 3003-4070 em caso de perda ou roubo do aparelho celular.

Gostou das dicas? Aproveite para ver outras sugestões nos artigos relacionados. 

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida
6 dicas para não cair em fraudes bancárias

Todo cuidado é pouco....

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Você sabe se proteger das fraudes bancárias?

Você já foi ou conhece alguma vítima de uma tentativa de fraude bancária? Veja nossas...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
4 dicas essenciais para segurança da sua conta

Quando você recebe uma ligação que diz ser do seu banco pedindo os dados da...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
6 dicas de segurança para cuidar do seu cartão

Veja como se proteger de fraudes. ...

Leia mais