Inter é um parceiro confiável para quem vive em um mundo cada vez

mais digital. Sempre pronto para mostrar o caminho, abre possibilidades

para uma vida financeira mais inteligente, potencializado o uso do

dinheiro das pessoas.

Nessa jornada, existem valores e comportamentos que são inegociáveis pra gente. Agir de forma a honrá-los é o que nos permite seguir em frente com transparência, integridade e ética. É o que nos permite estar sempre em compliance.

E para fortalecer ainda mais nossa cultura interna de compliance, em maio de 2022, lançamos o Programa Compliance Partner. A iniciativa consiste em selecionar, engajar e capacitar representantes de diversas áreas do Inter para atuar diretamente na disseminação da nossa cultura de integridade

Esses colaboradores assumem a missão de incentivar que seus colegas atuem em conformidade com as leis, regulamentações e com as regras e normas internas da empresa.

Continue com a gente nesse post e entenda mais sobre como o programa funciona 🧡

O que é o Programa de Compliance?

O Inter conta com um Programa de Compliance robusto, que foi estabelecido a partir de um conjunto de ações, normas e diretrizes internas. Essas ações são sustentadas pelos princípios da prevenção, detecção e correção de quaisquer ações inadequadas, antiéticas, atos lesivos ou desconformidades com leis, regulamentos e normativos internos, que possam prejudicar nossos clientes, parceiros, o patrimônio e reputação do Inter.

O programa foi estruturado, aplicado e é atualizado periodicamente de acordo com as características e riscos de cada área de atuação, com o objetivo de atender todos os requisitos legais exigíveis e medidas anticorrupção, contando com 9 pilares de atuação:

  • Avaliação de Riscos de Compliance
  • Código de Conduta e Políticas de Compliance
  • Comunicação e Treinamentos
  • Canal de Ética
  • Due Diligence de Terceiros
  • Monitoramento e testes
  • Investigações Internas
  • Gestão de Não Conformidades
  • Reporte

Como o time de Compliance Partner atua?

Os colaboradores selecionados para fazerem parte do time de Compliance Partner são multiplicadores dos padrões éticos e de conformidade, além de apoiarem as atividades de compliance dentro de suas respectivas áreas. Sendo suas principais responsabilidades: Orientar, tirar dúvidas, apoiar as áreas e atuar na prevenção de condutas inadequadas.

Citação

Nossos Compliance Partners vão exercitar o protagonismo aprendendo, ensinando, provocando reflexões e criando mais oportunidades de desenvolvimento para todo o time.

- Mirna Faria, Gerente de Compliance no Inter

Dentro das atribuições, temos três focos principais:

  • Regulatório: observância dos riscos e impactos das novas regulamentações, aderência dos processos às Regulamentações; observância das conformidades identificadas pelo Compliance.
  • Normativos: entrega de documentos normativos, assim como controle de sua efetiva atualização; aderência dos processos aos documentos normativos; identificação de melhorias nas regras e controles.
  • Cultura: divulgação e orientação do Canal de Ética, Segurança da informação e Provacidade; divulgação e cobrança de execução de treinamentos e leituras de políticas obrigatórias; disseminação da cultura de integridade, conformidade, segurança da informação e privacidade.

Ser um Compliance Partner é fazer parte de um time que tem como principal missão reforçar para toda a organização que, fazer o certo pode ser simples e é uma prioridade no dia a dia do Inter. 😊

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Viver é Inter
Compliance na prática: Política de Anticorrupção do Inter

Possuímos uma Política de Anticorrupção para colaboradores e parceiros de negócios confira!...

Leia mais
Viver é Inter
Ações do Programa de Integridade no Inter

A partir do Programa de Integridade o Inter cria ações normas e diretrizes para direcionar...

Leia mais
Viver é Inter
Prêmios e reconhecimentos do Inter

Nossos esforços em questionar o status quo e transformar positivamente o mercado vem recebendo alguns...

Leia mais