A Conta Corrente é um tipo de conta que pessoas físicas ou jurídicas podem manter em instituições financeiras. Ela pode ser usada para diversas movimentações, principalmente as rápidas, como pagamentos, depósitos, saques e transferências.

A conta corrente é uma forma prática de movimentar o dinheiro no dia a dia, seja para compras comuns ou pagamento das faturas mensais, por exemplo.

Como funciona uma Conta Corrente?

Ela funciona como uma conta de depósito e pode ser gratuita ou ter taxas, ser individual ou conjunta, e, na maioria dos casos, não possui rentabilidade, ou seja, não é a melhor opção para fazer o seu dinheiro render.

Uma Conta Corrente pode ser acessada por meio de aplicativos móveis, internet banking, caixa eletrônico ou então na própria agência bancária, e pode ser de vários tipos. Vamos conferir os principais?

Tipos de Conta

Conta Digital

Uma Conta Digital possui as mesmas características de uma conta tradicional, onde é possível fazer pagamentos, saques, transferências, receber salário, e ainda pode fazer com que o dinheiro contido nela renda mais do que em uma Conta Corrente tradicional.

A principal diferença é que nas contas digitais não há interações com gerentes e operadores, como em uma agência de banco tradicional. Nelas o cliente gerencia seu dinheiro por meio do internet banking e aplicativos instalados no celular, além de também ser possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

As contas digitais estão disponíveis tanto para bancos tradicionais que possuem agências fixas, quanto para bancos digitais, que só existem na internet e não possuem agências físicas.

Conta Corrente Tradicional

A Conta Corrente tradicional pode ser gratuita ou ter mensalidade, dependendo das instituições financeiras e pacotes disponíveis.

A Conta Corrente Gratuita disponibiliza um pacote mínimo de serviços sem cobrar nenhuma mensalidade. Isso não significa que não há juros e taxas. Mesmo com uma Conta Corrente gratuita a instituição financeira poderá cobrar tarifas por serviços específicos ou caso a conta fique negativa, como por exemplo, o cheque especial.

Já na Conta Corrente com mensalidade, é pago um valor mensal estipulado pelo banco e tem mais benefícios e serviços disponíveis do que em uma conta gratuita.

Esses benefícios variam de acordo com o banco, mas podem ser cheque especial sem juros por determinados dias, taxas renunciadas, pontos por recompensa em troca de algum produto ou serviço, dentre outros.

Alguns bancos exigem um saldo em conta mínimo para oferecer esse tipo de Conta Corrente. Para outros já basta ter o saldo para pagar a taxa de mensalidade.

Como abrir uma Conta Digital?

O Inter possui uma Conta Digital gratuita, sem anuidade, sem taxas para saques ou transferências e um cartão Mastercard Internacional. Ele já vem habilitado para compras no débito e pode ter a função crédito, é só pedir uma análise. Com ele é possível fazer compras presencialmente ou online, e efetuar saques nos caixas eletrônicos do Banco24Horas e Saque&Pague.

Para abrir uma Conta Digital no Inter é só baixar o aplicativo e seguir o passo a passo abaixo:

  1. No app do Inter, clique em “abrir uma conta gratuita”;
  2. Informe seus dados como nome completo, data de nascimento e número de CPF, selecione “Li e concordo com os termos e Condições” e depois clique para continuar;
  3. Permita o acesso do app a sua localização;
  4. Preencha, confira e confirme os seus dados de contato;
  5. Para autenticar seus dados de contato você receberá um código por e-mail e outro por SMS. Informe-os nos campos necessários e clique em “validar”;
  6. Informe sua naturalidade (pais, estado e cidade) e clique em “continuar”;
  7. Cadastre o documento de sua preferência (RG, CNH, RNE/RNM) e depois fotografe a frente e verso do documento escolhido;
  8. Faça alguns movimentos com a cabeça para confirmar sua identidade. O app irá direcionar o que deve ser feito, ex.: vire a cabeça para direita, vire a cabeça para esquerda, olhe para cima...
  9. Informe seu CEP, preencha seu endereço residencial e selecione se esse será o seu endereço de correspondência, caso contrário você poderá inserir outro;
  10. Selecione o nome para descrição do cartão;
  11. Descreva seus dados profissionais, e em seguida crie uma senha forte e fácil de memorizar.

Prontinho! Agora é só aguardar o retorno da análise da conta que se dá em até 3 dias úteis.

O dinheiro rende em Conta Corrente?

Na maioria das vezes, não. Isso porque a maioria das Contas Correntes não paga juros, ou paga uma taxa muito baixa, se comparada a outros tipos de conta, como a poupança.

A Conta Corrente é mais indicada para transações diárias e comuns. Mas se o objetivo for fazer o dinheiro render, existem outras opções melhores e mais rentáveis como investimentos em Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimento, Renda Variável, Previdência Privada e muitos outros.

O Inter ainda disponibiliza uma opção exclusiva de investimento: o CDB Mais Limite de Crédito. Ele é um produto financeiro de renda fixa que pode render até 82% do CDI no qual todo o valor investido é revertido, imediatamente, em limite para seu cartão de crédito.

O CBD Mais Limite de Crédito relaciona o seu investimento no Inter, com o limite do seu cartão de crédito, sendo que quanto mais você aplicar nessa modalidade, maior será seu limite no cartão! Com ele, você pode investir qualquer valor entre R$ 100 e R$ 25 mil para ter sua aplicação automaticamente convertida em limite de crédito. Demais, não é?

Crédito x Débito em Conta Corrente

Ao abrir uma Conta Corrente você recebe, automaticamente, um cartão de débito, para poder movimentar o dinheiro em sua conta. No entanto, também é possível solicitar a função crédito, vinculado ao mesmo cartão de débito.

Mas você sabe as principais diferenças entre os cartões de crédito e débito? Vem que vamos te contar tudo sobre elas!

Cartão de Débito

  • No débito, o dinheiro sai direto da conta na hora da compra ou do pagamento. Caso a compra ou pagamento demande um valor acima disponível em conta, a transação não será aceita (exceto nos casos em que você tem o limite do cheque especial liberado);
  • Para utilizar a função de débito é necessário ter uma conta, pois é deste local que o dinheiro gasto no cartão será descontado;
  • Não é possível parcelar. As compras são pagas à vista.

Cartão de Crédito

  • Pode ser solicitado no banco onde possui conta corrente, em uma loja ou por telefone, com uma emissora de cartões, sem vínculo com sua conta bancária;
  • Com ele, você faz compras e o dinheiro dessas compras sairá da sua conta quando a fatura chegar. Ou seja, você ganha um prazo para poder pagar as compras realizadas;
  • Existe um limite de crédito, que seria o valor máximo que pode ser gasto mensalmente;
  • É possível parcelar as compras, mas pode estar sujeito a juros, o que vai depender da quantidade de parcelas ou do estabelecimento onde a compra foi realizada.

Agora que você já sabe tudo sobre contas correntes já pode solicitar a abertura da sua conta 100% digital e gratuita do Inter, sem pagar anuidade e nem tarifas.

Aqui no Inter você movimenta sua conta através do internet banking ou Super App e faz transferências gratuitas, pagamento de boletos, recarga de celular, investe em uma plataforma completa com as melhores taxas do mercado, faz compras com cashback e muito mais!

Tá esperando o que? Abra sua Conta Digital agora mesmo!

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como abrir sua conta digital sem pendências

Confira o passo a passo para não ter problemas na hora de abrir sua conta!...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como abrir uma Conta Digital para menores de 18 anos

Para te ajudar trouxemos um tutorial de 3 passos bem simples para abrir contas para...

Leia mais
Para o empreendedor
Conta Digital PJ: vantagens e como abrir a sua

Conheça o passo para abertura de conta e os documentos necessários. ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
O que é Conta Digital e como abrir a sua

Mas afinal o que é Conta Digital quais suas vantagens e como abrir uma? Confira...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como abrir uma conta no Inter?

Abrir sua conta no Inter é rápido e muito simples vem ver =)...

Leia mais