Saber o que você está usando faz toda diferença na hora de utilizar os serviços bancários. E, para tirar as suas dúvidas sobre Conta corrente, produzimos este conteúdo. Vem com a gente 🧡

O que é conta corrente?

Conta corrente é um serviço que pode ser usado por pessoas físicas ou jurídicas para movimentar seu dinheiro no dia a dia. Pix, pagamentos de boletos, saques, transferências, compras no débito e diversas outras operações financeiras podem ser realizadas através do saldo dessa conta. Ela também permite acesso a todos produtos bancários, como cartão de crédito, empréstimo e investimentos.

As instituições podem cobrar um pacote de tarifas de acordo com as funções que disponibilizam. No entanto, todos os bancos devem oferecer um pacote mensal gratuito, chamado de serviços essenciais, que inclui:

  • Cartão de débito;
  • 04 saques no caixa eletrônico ou no guichê;
  • 02 transferências entre contas da mesma instituição;
  • 02 extratos no caixa eletrônico;
  • 01 talão de cheque com 10 folhas
  • Transferências ilimitadas pelo Pix.

Quais os tipos de conta corrente?

Existem diferentes tipos de conta corrente para cada usabilidade. Conhecer um pouco de cada uma delas pode te ajudar a escolher a que atende melhor suas necessidades.

Conta corrente gratuita

Poucos sabem, mas qualquer correntista pode obter uma conta bancária totalmente gratuita em uma das instituições bancárias de acordo com o Banco Central. Esta conta oferece serviços essenciais básicos, porém pode cobrar por serviços específicos.

Conta corrente com mensalidade ou anuidade

Uma das contas mais oferecidas pelos bancos que disponibiliza benefícios e vantagens em troca do pagamento mensal da taxa de manutenção. Os serviços podem variar de banco para banco com inclusão de cheque especial sem juros, taxas renunciadas, aconselhamento financeiro e descontos em outros produtos financeiros do banco.

Conta digital

A conta digital oferece os mesmos benefícios de uma conta corrente física. A diferença está na interação online que possibilita mais agilidade nas transações, sendo preciso apenas o uso dos caixas eletrônicos, internet banking e apps instalados no smartphone para gerenciar seu dinheiro. Ah, se o foco é simplificar, o Inter oferece a conta digital gratuita e sem anuidade para você aproveitar.

Conta para menor de 18 anos

Esta é a conta para incentivar o aprendizado dos seus filhos com o dinheiro. Funciona da mesma forma de uma conta corrente padrão, mas com taxas mais baixas ou descontos nas mensalidades. E no Inter a conta digital para menores de 18 anos permite o uso da função débito e somente maiores de 18 anos ou menores emancipados podem ser titulares do cartão de crédito.

Conta conjunta

O nome já diz tudo, a conta corrente conjunta une duas ou mais pessoas como titulares para movimentar e realizar transações financeiras. Esse tipo de conta costuma ser usada por casais, sócios, amigos, namorados e familiares que queiram ter um controle melhor em conjunto das finanças.

Conta universitária

A conta universitária oferece benefícios especiais para estudantes do ensino superior, como tarifas e taxas menores, cartões de crédito sem anuidade. Ou seja, uma conta que apoia o crescimento universitário.

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

A diferença entre as duas contas pode ser notada através do próprio cartão ou por condições e serviços das instituições bancárias. Enquanto a conta corrente é feita para realizar operações no dia a dia, como pagamentos e transferências, a poupança é destinada a guardar dinheiro sem movimentá-lo.

Assim como tudo aqui no Inter, a conta digital também foi pensada para garantir ainda mais facilidades para o sua rotina. Por isso, a conta digital – que funciona como uma conta corrente – é integrada à poupança, ou seja, você consegue fazer tudo dentro do Super App por um único cadastro.

Os valores de cada conta ficam separados. O da conta corrente digital é o saldo que aparece página inicial do Super App. E da poupança é disponibilizado na Inter Invest, plataforma de investimento do Inter, também dentro do Super App.

Como declarar conta corrente no Imposto de Renda 2024

Para efetuar a declaração do Imposto de Renda da Conta Corrente é preciso de algumas informações, que podem ser encontradas no seu informe de rendimentos dentro do app ou internet banking. Os itens são:

  • Saldo bancário;
  • Número e agência da sua conta;
  • Dados da instituição financeira.

Como abrir conta corrente no Inter

O passo a passo para abrir sua conta digital é bem simples:

  1. Baixe o Super App do Inter na loja de aplicativos do seu celular;
  2. Após a instalação, abra o aplicativo e clique em “abra sua conta digital” na tela inicial;
  3. Informe seus dados pessoais, lembre-se de separar seus documentos, como RG ou CNH, pois será necessário enviar fotos para comprovar a sua identidade;
  4. Tire uma selfie e lembre-se de garantir que a foto esteja nítida e com boa iluminação;
  5. Em seguida, insira seus dados profissionais;
  6. Escolha qual tipo de cartão você quer e onde vai recebê-lo (lembre-se que é necessário ter alguém no local para recebê-lo). Leia e aceite os termos e condições e pronto! Sua solicitação será encaminhada para análise e em breve você vai ter sua conta 100% digital do Inter.

Diferenças entre crédito e débito

Você sabe as diferenças entre crédito e débito? Vamos te mostrar quais benefícios cada cartão pode oferecer para você:

CRÉDITO DÉBITO
O valor da compra é lançado na fatura O valor da compra é débitado do saldo do cliente
Permite compras à vista ou parceladas Permite apenas compras à vista
Tem limite pré-definido para compras Limite varia de acordo com o saldo do cliente

O que é cheque especial?

O Cheque especial é uma forma de empréstimo pré-aprovado na conta corrente. Este produto de crédito não precisa de uma solicitação ao banco, por isso é preciso ter cautela na hora de solicitar uma quantia extra no mês para não se endividar com juros sobre o valor utilizado.

Juros do cheque especial

Os juros do cheque especial são mais altos por conta da praticidade na aquisição do empréstimo. Mas também existem outras alternativas mais baratas para quem precisa de empréstimo como:

  • Antecipação do FGTS: Você pode antecipar até 10 anos do saque-aniversário e receber o dinheiro em parcela única! Com o empréstimo FGTS do Inter, o processo acontece de forma 100% digital, o dinheiro cai na sua conta em até 2 dias úteis e não compromete sua renda!
  • Home Equity: É uma modalidade de empréstimo que o cliente oferece o imóvel residencial ou comercial como garantia. Você pode solicitar o Home Equity no Inter agora mesmo com até 50% do valor do imóvel.

O dinheiro rende na conta corrente?

Na maioria das vezes, não. Isso porque a maioria das Contas Correntes não paga juros, ou paga uma taxa muito baixa, se comparada a outro tipo de conta, como a poupança.

A Conta Corrente é mais indicada para transações diárias e comuns. Mas se o objetivo for fazer o dinheiro render, existem outras formas melhores e mais rentáveis como investimento em Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos de Investimento, Renda Variável, Previdência Privada e muitos outros.

O Inter disponibiliza uma opção exclusiva de investimentos: o CDB Mais Limite de Crédito. Ele é um produto financeiro de renda fixa que pode render até 82% do CDI no qual todo o valor investido é revertido, imediatamente, em limite para o seu cartão de crédito na conta corrente.

Agora que você já sabe tudo sobre contas correntes, o próximo passo é simplificar com a abertura da sua conta digital e gratuita do Inter. Aqui você movimenta sua conta através do Super App ou internet banking para realizar transferências gratuitas, pagamentos de boletos, recarga de celular, fazer compras com cashback e muito mais!

Tá esperando o que? Abra sua Conta Digital agora mesmo! 🧡

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Saiba como pedir a segunda via do seu cartão de crédito Inter

Perda dano ou furto do cartão de crédito são alguns dois principais motivos ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como abrir uma conta poupança no Inter?

No Inter você pode guardar seu dinheiro de forma segura e sem complicações ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Saiba tudo que a conta digital do Inter te oferece – sem nenhum custo!

Sua conta digital e gratuita com tudo o que você precisa na palma da sua...

Leia mais