Para o empreendedor

Conta Digital PJ: vantagens e como abrir a sua

Publicado em 27/04/2021

Pensando em facilitar a vida e aliviar o bolso dos empreendedores brasileiros, o Inter oferece a Conta Digital PJ 100% digital e gratuita. Com ela, sua empresa tem acesso as melhores soluções para a gestão financeira, pagamentos e expansão, a poucos cliques e de forma simplificada.

Nesse post mostramos o passo a passo para abertura de conta PJ no Inter, para quem ela se destina, documentação necessária e respondemos as dúvidas mais comuns sobre o serviço.

O que é a Conta PJ e quem pode solicitar a abertura?

A Conta Digital PJ foi criada para atender às micro e pequenas empresas, pois são justamente esses clientes que encontram maior dificuldade para a abertura de contas e concessão de crédito no sistema bancário tradicional. 

Para solicitar a abertura, o CNPJ da empresa deve se encaixar em uma das categorias a seguir:

  • S/A de capital aberto;
  • S/A de capital fechado;
  • Empresas EIRELLI, EPP, ME e LTDA;
  • Condomínios;
  • Cooperações e associações que tenham fins lucrativos.

Vale lembrar que o Inter também possui uma conta específica para microempreendedor individual (MEI)

>> Conheça os tipos de empresa e onde você se enquadra. 

Como abrir sua conta PJ?

O convite será o passo inicial para o processo de abertura da Conta PJ e é exclusivo para quem já é correntista da conta digital do Inter. Caso já tenha sua conta digital, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site: https://www.bancointer.com.br/empresas/conta-digital/pessoa-juridica/ e clique em Abrir Conta PJ;
  2. Preencha as informações solicitadas e clique em Confirmar;
  3. Em seguida, você receberá um token no e-mail e no telefone cadastrados que deverá ser usado para prosseguir com o cadastro;
  4. Envie os documentos necessários para a abertura de conta (não se preocupe, falaremos deles, a seguir);
  5. Após o envio dos documentos, nossa equipe rodará uma análise dos dados e, caso a conta seja aprovada, você receberá as informações de acesso por e-mail. Em caso de recusa, você também receberá um retorno explicando as informações que faltaram.

Documentação exigida

Os documentos exigidos para a abertura da Conta Digital PJ variam de acordo com o tipo de empresa. O documento de registro, por exemplo, pode variar entre Contrato Social, Requerimento de Empresário, Estatuto Social, etc.

De forma geral, é obrigatório o envio da ficha cadastral assinada (documento gerado pelo próprio site) e do faturamento da empresa em modelo de declaração.

Confira a documentação e os dados que podem ser solicitados:

  • CNPJ e Razão Social;
  • CPF do responsável pela empresa;
  • Nome fantasia, grupo econômico (se houver), data de fundação e registro, principal atividade econômica (CNAE), tipo de controle (privado ou público), número do registro no órgão, valor do capital social, data da última alteração contratual, principais produtos da empresa;
  • Endereço comercial e de correspondência;
  • Sócios, acionistas, diretoria, representantes legais e procuradores (se houver);
  • Referências: clientes, fornecedores, bancária;
  • Modelo de tributação
  • Documentos dos sócios, acionistas, diretoria, representantes legais e procuradores (aplicável para quem não for correntista PF do Inter), documento de identificação e comprovante de endereço;
  • Faturamento dos últimos 12 meses ou previsão de orçamento;
  • Documento de Registro da empresa como Contrato Social, Estatuto Social, Requerimento do Empresário, entre outros.

Importante: Os dados preenchidos no momento da solicitação do convite, como CPF e e-mail, serão nossa referência durante todo o processo de abertura. Por isso, eles devem ser preenchidos de acordo com os dados da pessoa que será o responsável pela conta. Lembramos também que a Razão Social deve ser preenchida exatamente de acordo com o que está registrado na Receita Federal. Essa informação pode ser consultada no CNPJ da empresa.

Quais serviços a Conta Digital PJ oferece?

  • 100 TEDs e 100 boletos por mês;
  • Boletos de cobrança e de depósito;
  • Transferência de domicílio bancário;
  • Antecipação de recebíveis
  • API para serviços de boleto;
  • Soluções de Supply Chain Finance
  • Gestão de acessos e aprovações;
  • Liveness e i-safe;
  • Login por QR Code;
  • Pix gratuito e ilimitado;
  • Saques gratuitos em até 20 mil caixas da Rede 24 horas.

Vantagens da Conta PJ

Os serviços oferecidos pela Conta PJ permitem uma gestão eficiente do seu negócio e integrada a outros serviços do Inter. Neste tópico, separamos uma listinha das vantagens que você terá ao abrir a conta da sua empresa com a gente.

Maquininha de cartão própria: Tenha acesso a uma maquininha de cartão de alta tecnologia para processar seus pagamentos com as menores taxas do mercado. A qualquer momento você também pode solicitar a antecipação de recebíveis do cartão de crédito assegurando fluxo de caixa para seu negócio.

Melhor gestão financeira: Pelo Internet Banking você consegue fazer a gestão simultânea de operadores, investimentos, multicontas. Utilize a funcionalidade de gestão de acessos e controle que tem a visão dos dados da sua empresa.

Pix gratuito: Diferentemente de outras instituições financeiras, no Inter, sua empresa não paga nada para fazer ou receber pagamentos pelo Pix.

Cartão de crédito para sua empresa: Existem vários custos envolvidos na manutenção de uma empresa, ou seja, ter um cartão de crédito será bem útil no dia a dia de seu negócio. Nesse post aqui mostramos 6 vantagens de sua empresa ter um cartão de crédito próprio, entre eles o cashback na fatura. Aproveite para conferir.

Menos burocracia na hora de pagar seus funcionários: No Inter, você tem folha de pagamento automática em arquivo padrão CNAB 240.

Praticidade na hora de receber: Sua empresa pode emitir boletos em lote com a integração da API ou no padrão CNAB 400 ou lançar mão do Pix para receber pagamentos, ambos sem taxas.

A Conta PJ é mesmo gratuita?

Sim! Da mesma maneira que nas contas para pessoa física e MEI, não cobramos nenhuma tarifa na conta empresarial. Esse é mais um passo importante para cumprirmos o nosso propósito de democratizar o acesso ao sistema bancário no Brasil.

Como movimentar sua conta?

A Conta Digital PJ é composta por serviços diferenciados para empresas e acesso múltiplo – ou seja, mais de uma pessoa pode realizar operações dentro da conta, de acordo com as permissões de acesso. Todas as operações são realizadas pelo Internet Banking.

As operações são ilimitadas?

A Conta Digital PJ oferece 100 TEDs e 100 boletos por mês, gratuitamente. Outras transações são ilimitadas, como pagamentos de títulos, consultas à extratos e acesso a outros produtos do Inter.

Outras perguntas sobre a conta PJ do Inter

1. Temos dois representantes legais na minha empresa – diretor presidente e diretor administrativo. Algum problema para abrirmos a conta?

Não, não existe restrição. Neste caso será considerado o que consta no Estatuto Social da empresa. Qualquer um dos diretores poderá iniciar o processo de abertura, mas o usuário máster será aquele que tiver plenos poderes bancários a fim utilizar a conta.

Vale acrescentar que a Conta Digital PJ permite a criação de vários usuários independentes no Internet Banking. O acesso é personalizado por usuário, com diferentes permissões de visualização e movimentação.

2. Não tenho a ata da eleição da diretoria, que é um dos documentos solicitados. Posso abrir a conta mesmo assim?

Caso sua organização seja uma empresa júnior, ONG, associação ou condomínio, é necessário o envio desse documento. Se este não for o caso, a orientação é que você envie no campo “Ata de Eleição” a ficha cadastral de pessoa jurídica novamente.

3. Como posso identificar o meu tipo de empresa?

Uma das formas de consultar o tipo de uma empresa é por meio do “Código e Descrição da Natureza Jurídica” (informação disponibilizada no Cartão CNPJ).

Além disso, o documento de registro da empresa, como Contrato Social, Estatuto Social, Requerimento de Empresário, dentre outros, também apresentam essa informação.

Caso ainda tenha dúvidas quanto à definição do tipo da empresa, consulte a contabilidade responsável pelo CNPJ.

4. Posso abrir as contas de Pessoa Física e Pessoa Jurídica pelo mesmo aplicativo?

Não. A Conta Pessoa Física e a Conta Digital MEI deverão ser abertas pelo mesmo aplicativo. Já a Conta Digital PJ deverá ser aberta pelo site do Inter, por meio deste link.

5. Não consigo abrir a conta porque não tenho mais acesso ao número de celular cadastrado no processo de abertura. Como faço para receber o código no novo número?

Basta entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número 3003-4070 – opção 1. Nosso time fará a atualização cadastral para você.

6. A Conta Digital PJ será a primeira conta da minha empresa, portanto, o meu CNPJ ainda não possui referências bancárias. Como posso preencher estas informações?

Neste caso os campos de referência bancária poderão ser preenchidos de acordo com as referências bancárias dos sócios pessoa física da empresa. O preenchimento de acordo com esta orientação não prejudica a análise.

7. Quais as orientações para envio do faturamento, um dos documentos obrigatórios para abertura da Conta PJ?

O faturamento deve estar de acordo com as seguintes diretrizes:

  • Estar em modelo de declaração (em formato de tabela);
  • Deve conter dados da empresa no documento (Razão social e CNPJ);
  • Deve ser dos últimos 12 meses ou previsão para os próximos 12 meses. Em caso de empresa recente, envie os faturamentos já apurados e a previsão de faturamento dos próximos meses, sempre totalizando 12 meses;
  • Serão aceitas as médias do período informada como previsão futura mensal (lembrando que esta informação deverá ser sinalizada como uma observação no documento);
  • Deve ser assinado pelo sócio administrador (assinatura de acordo com o documento de identificação enviado – RG ou CNH) ou contador com o respectivo número do CRC.

Após produzir e assinar o documento de acordo com as orientações acima, ele deve ser digitalizado e anexado ao site em formato PDF no campo indicado do Passo 6.

8. O site está solicitando alguns documentos que a minha empresa não possui. Como resolvo?

A primeira instrução é verificar e ter certeza de que realmente os documentos solicitados não se encaixam para a empresa em específico.

Caso seja constatado que realmente a empresa não possui esta relação de documentos, você poderá anexar novamente nestes itens o documento de registro da empresa (como Contrato Social, Estatuto Social ou afins). Lembramos que esta orientação é válida a qualquer item que não se aplique a empresa.

Importante: o envio do faturamento e da ficha cadastral assinada é obrigatório.

Dúvidas?

Ficou com dúvidas sobre o processo de abertura da Conta Digital PJ? Entre em contato com a gente: 

*Atualizado em 27/04/2021.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe