Muitos trabalhadores já vivenciaram a situação em que a empresa empregadora solicita a abertura de uma conta salário em um determinado banco.

Já aconteceu com você?

É supernormal e não tem nada de errado com esta prática, pois algumas empresas possuem convênio com bancos para isentar o funcionário das tarifas. Vem entender com a gente neste artigo o que é uma conta salário.

O que é a Conta Salário

Trata-se de um tipo de conta destinado principalmente para o recebimento do salário. Também pode ser utilizada para receber aposentadorias, pensões ou remunerações similares a estas.

Muitas vezes as empresas optam por solicitar a abertura de uma conta salário para quitar a folha de pagamento de seus colaboradores, no entanto, receber o pagamento do salário em uma conta, não necessariamente significa que a conta seja salário, visto que também há a possibilidade de recebimento de salários em contas correntes.

O diferencial de uma conta salário é o fato de haver a isenção na cobrança de tarifas conforme a negociação com a empresa pagadora.

>> Saiba como abrir uma conta digital no Inter!

Qual é a diferença entre conta salário e conta corrente?

A conta salário, por haver a negociação da empresa pagadora com o banco, não possui algumas cobranças que uma conta corrente geralmente apresenta. Em contrapartida, por conta disso, ela também é uma conta mais simples, com limitações de uso, como:

  • Somente permite o deposito da empresa pagadora;
  • Não há a emissão de cartão de crédito;
  • Não possui cheque especial;
  • Não oferece talão de cheque;
  • Há limites mensais dos serviços como saques, transferências, consultas de saldo ou extrato, Pix e outros.

Tanto a conta corrente, como a conta salário oferecem:

  • Saques;
  • Cartão de débito;
  • Consulta de extrato e saldo;
  • Transferências;
  • Recarga telefônica.

As funções da conta salário podem variar de banco a banco. Fique atento aos benefícios no momento da contratação.

As principais vantagens de uma conta salário são:

  • Isenção de taxas de manutenção;
  • Conta isenta de penhora e bloqueio;
  • Não há análise de perfil de crédito do cliente.

Pode guardar dinheiro na conta salário?

Sim. Se for do seu interesse deixar o dinheiro em sua conta salário, é possível. No entanto, a conta salário não oferece nenhum tipo de rendimento.

Neste caso, aconselhamos realizar a transferência do valor para uma outra conta, onde haja a possibilidade de Conta Poupança, por exemplo, ou realizar a portabilidade. Explicaremos sobre isso no tópico abaixo.

Posso transferir meu salário para outra conta?

É possível realizar a transferência do saldo de uma conta salário para outra conta de forma automática realizando a portabilidade.

Esse tipo de transferência é gratuito e pode ser solicitado por qualquer pessoa, a qualquer banco. O pagamento continuará caindo na conta da portabilidade no mesmo dia que cai na conta salário, visto que a transferência é instantânea.

Ou seja, é uma boa alternativa para quem obrigatoriamente recebe por este canal, mas que deseja realizar mais operações do que as oferecidas pela conta salário, que é uma conta básica.

Como fazer a portabilidade de salário conta para o Inter?

É muito simples e vantajoso fazer a portabilidade de salário para o Inter.

Basta informar ao banco responsável pela sua conta salário o seu desejo em realizar a portabilidade. Nesta operação será necessário apenas informar os dados da sua conta de destino.

A conta digital do Inter, você sabe, é completa e gratuita.

Gostou? Compartilhe