Contratar empréstimo consignado pode ser a solução mais fácil para quem precisa de dinheiro para pagar uma dívida ou realizar um sonho, mas é preciso tomar alguns cuidados antes da contratação para que o sonho não se transforme em um pesadelo.

A seguir destacamos 4 dicas para te ajudar e evitar surpresas na contratação.

1. Faça um planejamento antes de contratar um empréstimo consignado

O primeiro passo para avaliar se o crédito consignado é realmente interessante para você é saber o impacto dele no seu planejamento financeiro.

Em curto prazo, o empréstimo pode ser a solução, mas também é uma dívida que você estará assumindo a longo prazo. Leve em conta sua renda mensal, despesas, e o valor que será destinado ao pagamento do empréstimo consignado.

Vale lembrar que o crédito respeita a regra do limite consignável, ou seja, só é possível comprometer 35% do seu salário com as parcelas.

2. Faça simulações e compare taxas

Apesar do empréstimo consignado ser o um dos créditos com a menor taxa de juros do mercado, alguns bancos e financeiras cobram taxas diferentes. Uma taxa de juros menor significa que você poupará dinheiro ao final do seu contrato de empréstimo.

Compare várias instituições de crédito, fazendo diferentes simulações de empréstimo consignado e, por fim, opte por uma que o contrato final tenha uma diferença que te faça economizar.

É importante considerar não somente as taxas de juros aplicada, mas também o Custo Efetivo Total (CET) da operação — que representa a soma de todos os valores pagos.

Tabela consignado
Relatório completo em: www.bcb.gov.br

3. Contrate apenas de instituições financeiras ou bancos

Situações de emergência financeira podem nos deixar vulneráveis a cair em golpes ou assinar contratos com cláusulas abusivas.

Certifique-se de que a empresa em que está pensando solicitar o empréstimo consignado possui idoneidade e credibilidade no mercado. As instituições mais indicadas são os bancos ou as instituições financeiras cadastradas no Banco Central. No caso do empréstimo para beneficiários INSS, os bancos devem ser autorizados pela Previdência Social também. Por isso, verifique esse requisito antes de contratar um empréstimo.

Vale destacar: Não assine nada sem ler antes e não pague nenhum valor para garantir o seu crédito.

4. Mantenha seus dados seguros

Golpistas mal intencionados podem se identificar como instituições financeiras ou bancos para ter acesso aos seus dados pessoais. Não compartilhe informações pessoais através de meios não oficiais, como ligações de número desconhecidos, e-mails não conhecidos, WhatsApp.

Se o processo de contratação do empréstimo consignado for realizado online, por exemplo, verifique se o site é criptografado e as transações são realizadas em ambientes próprios (sem direcionar para outros links externos diferente dos domínios de referência).

Tanto os bancos, quanto as instituições financeiras, através de uma regulamentação, estão se empenhando cada vez mais para tornarem seus processos mais seguros, porém, todos os cuidados na hora de simular ou contratar um empréstimo são bem importantes.

Veja mais dicas para evitar fraudes bancárias. 

Dica bônus: Portabilidade de empréstimo consignado

Após contratar um empréstimo consignado, você pode encontrar outra instituição com taxas de juros menores que as do seu contrato atual. Para economizar você pode solicitar uma portabilidade do seu empréstimo consignado, ou seja, transferir o contrato de um banco para outro, sem custo.

Entenda como funciona a portabilidade aqui no Inter.

Economize nas parcelas e aumente o prazo de pagamento do seu empréstimo consignado fazendo a portabilidade do seu contrato para o Banco Inter!

Vem pro Inter

Contratar um empréstimo é um compromisso que você assume durante um longo período, por isso, todo cuidado é pouco.

O empréstimo consignado do Inter é seguro, rápido e sem burocracia, com as menores taxas do mercado e com parcelas que cabem no seu bolso.

Faça sua simulação, compare e aproveite.

Gostou? Compartilhe