Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”... e CRA é agro 🌱

Iniciamos esse artigo lembrando de um slogan pra lá de conhecido, o objetivo é reforçar o significado do CRA, que são os Certificados de Recebíveis do Agronegócio.

Este tipo de investimento em Renda Fixa é uma oportunidade de par ticipar do financiamento de atividades ligadas ao agronegócio, através da emissão de títulos de dívida.

Importante ressaltar que o agro é o principal setor exportador do país. Ele interfere diretamente no PIB brasileiro. Neste artigo vamos apresentar detalhadamente o que é e como investir em CRA

O que é CRA?

CRA é a abreviação para Certificados de Recebíveis Agropecuários. Trata-se de títulos de renda fixa de crédito privado que retratam a promessa de pagamento futuro de uma dívida e, portanto, podem ser interessantes para aqueles que desejam investir a médio ou longo prazo.

Esse investimento é isento de Imposto de Renda com possibilidades de taxas pré ou pós-fixadas.

>> O que é CRI e como investir

Ao emitir um CRA, o objetivo do financiamento pode ser:

  • Produção e operação agrícola;
  • Compra e manutenção de equipamentos agrícolas;
  • Criação de indústrias de produtos;
  • Insumos para a agricultura;
  • Distribuição e logística de produtos do agronegócio.

Como funciona?

Imagine o seguinte cenário: uma cooperativa de produtores de café quer comprar máquinas de beneficiamento que custam R$2 milhões, mas não dispõem dos recursos imediatamente. Os representantes da cooperativa vão até uma securitizadora, que é uma empresa que vai comprar a dívida, em troca de uma garantia pelo pagamento.

Nesse processo, a cooperativa garante o dinheiro necessário para executar seu projeto, e a securitizadora emite pequenos pedaços da dívida, negociados com os investidores. Na prática, é como se você estivesse comprando a promessa de um pagamento que ainda irá acontecer.

Os CRAs são comercializados por meio de Ofertas Públicas. Outra forma de adquirir estes papéis é comprando diretamente de outros investidores no mercado secundário.

Liquidez

É um investimento de baixa liquidez. Sua recomendação é para aqueles que já tenham uma reserva de emergência e podem manter a aplicação até o prazo final.

Prazos

Os CRAs são investimentos de médio/longo prazo, com títulos que variam de um a até 15 anos.

Caso o investidor precise sacar o dinheiro antes do vencimento, ele terá que vender o papel a outra pessoa interessada, mas sem nenhuma garantia de receber a rentabilidade contratada.

Qual é a diferença entre CRA e CRI?

A principal diferença entre CRA e CRI é a destinação dos investimentos. Enquanto CRA movimenta o agronegócio, CRI movimenta o mercado imobiliário. O objetivo de ambos é custear a expansão das atividades de suas categorias, conforme abaixo:

  • CRA – Certificado de Recebíveis Agropecuário
  • CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliário

Ambos são isentos do Imposto de Renda e do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras.

Quanto rende o CRA?

Os CRAs podem ter sua rentabilidade calculada de forma prefixada, pós-fixada e híbrida.

Os títulos prefixados oferecem uma taxa fixa de juros durante toda a aplicação, ou seja, você já conhece a rentabilidade final do investimento no momento da contratação. Costumam ser mais interessantes quando a Selic está em queda, pois tendem a render mais que o juros básico da economia com o tempo.

No formato pós-fixado, os rendimentos estão atrelados a índices financeiros, como CDI. São mais indicados para cenários de alta de juros, pois quando esses indexadores sobem os rendimentos acompanham.

E tem ainda o modelo híbrido, no qual as rentabilidades são dadas pela soma de uma taxa de juros já fixada e de um indicador. Ao somar o IPCA, por exemplo, você protege seu poder de compra, já que o dinheiro aplicado nunca vai render menos do que a inflação.

A rentabilidade dos CRAs é paga de acordo com os termos e condições de cada papel, podendo ser paga periodicamente ou só no vencimento, e, em alguns casos, sofre amortizações constantes, quando parte do dinheiro aplicado é devolvido para o investidor.

Vantagens do CRA

Confira o que faz do CRA um investimento vantajoso:

Rentabilidade

A rentabilidade é considerada atrativa. Nos casos pré-fixados, ela não é atrela-se a nenhum indexador. Este tipo de remuneração é preferível após ciclo de alta de juros.

Para os ativos pós-fixados o investidor consegue prever quanto receberá na data de vencimento. Neste caso, a rentabilidade pode oscilar – pra mais ou pra menos - de acordo com o cenário, já que as alterações são atreladas aos índices econômicos.

Isenção no Imposto de renda

Como já mencionado, uma grande vantagem deste investimento é sua isenção no imposto de renda, além da isenção no IOF para pessoas jurídicas.

Sem taxas de administração

No CRA não é cobrada a taxa de administração, bem como performance e custódia, além de não ser necessária a mediação de um banco nas operações.

Desvantagem do CRA

Veja abaixo alguns pontos de atenção que se deve ter ao investir em CRA:

Sem proteção do FGC

O CRA tem como desvantagem a não proteção do FGC - Fundo Garantidor de Crédito - que tem o objetivo de proteger o investidor em caso de falência da instituição financeira, devolvendo o valor aportado caso o pior aconteça. Ou seja, o risco de investimento é maior.

Baixa liquidez

Os CRAs costumam ter prazos que variam de 4 a 15 anos. Como não é permitido o resgate antecipado, a liquidez ocorre somente na data do vencimento.

CRA é seguro?

Como todo investimento, o CRA possui alguns riscos. Um deles é o fato de não haver a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que asseguraria até R$250 mil po r CPF, caso a instituição financeira declare falência.

Outro risco do investimento está relacionado à ausência de liquidez associada a longos prazos, que limitam o investidor a resgatar o dinheiro aplicado, como já adiantamos no tópico anterior.

Em contrapartida, os CRAs oferecem rentabilidade maior do que outros produtos de renda fixa, o que os torna uma opção para quem quer resultados mais consistentes visando a independência financeira a longo prazo.

Vale a pena investir em CRA?

No mundo dos investimentos quanto maior o risco, maior o retorno, e isso vale também para os CRAs!

Ao mesmo tempo que eles oferecem uma rentabilidade maior, há certas restrições de liquidez e de prazo, que fazem com que sejam mais indicados para investidores mais moderados e/ou arrojados.

Mas, se você segue nossas dicas e divide seu patrimônio em papéis com diferentes prazos de vencimento, consegue mitigar o risco de resgatar o dinheiro antes do prazo e ainda assegura fluxo de renda em sua carteira em diferentes momentos.

Mesmo assim, o risco de crédito existe e não pode ser ignorado.

Por não contarem com a garantia de FGC, tanto os CRAs quanto os CRIs demandam mais cautela por parte do investidor. Por isso, é fundamental olhar as garantias e as notas de rating da instituição emissora antes de investir, e manter parte do dinheiro aplicado em investimentos de renda fixa com maior liquidez e que contem com a proteção, que serão muito úteis em caso de imprevistos.

>> Perfil de Investidor: qual é o seu?

Como escolher um bom CRA?

O CRA será boa aplicação se ele se enquadrar com o seu perfil de investidor. Verifique se as características deste tipo de investimento atendem suas necessidades. Os prazos e os riscos são pontos importantes a se considerar, ok?!

Ao escolher, faça a comparação dos períodos e rentabilidade oferecida. A remuneração proposta em um produto financeiro é maior conforme o risco que ele envolve.

Como investir em CRAs?

Para realizar este tipo de investimento é necessário abrir uma conta em corretora de valores realizar o processo dentro da plataforma. As duas formas de seguir são:

  1. Mercado primário: comprar os papéis diretamente, por meio de ofertas públicas;
  2. Mercado secundário: comprar os papéis de outros investidores.

No Super App do Inter você encontra diversas opções de CRA disponíveis e investe de forma simples:

  • Na home, acesse "Investir";
  • Selecione o ícone de mãozinha com moeda referente a "Renda Fixa";
  • Clique no filtro, presente no topo da tela;
  • Selecione o Tipo de Produtos "CRI/CRA";
  • Pronto, escolha o ativo da sua preferência.

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/fdd72f263fb043aaa12c75e1d6664ace_img-20211222-wa0008.jpg
Rúbia GregórioAnalista de Conteúdo e CRM

Publicitária, especializada em Marketing Estratégico e técnica em Administração. Crio conteúdos que simplificam '')

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Investir
O que são as Comunidades de Investimentos?

Neste artigo vamos te explicar passo a passo tudo que você precisa saber sobre Comunidades...

Leia mais
Para simplificar a vida Investir
O que é CRI e como investir

Os Certificados de Recebíveis imobiliários (CRI) são alternativas de renda fixa não atreladas à Selic....

Leia mais
De olho no mercado
O que é o Fundo Garantidor de Crédito: FGC

Se você possui perfil conservador ou não gosta de correr riscos os investimentos cobertos pelo...

Leia mais