A declaração do imposto de renda para quem é MEI costuma gerar muitas dúvidas, mas a verdade é que o processo é mais simples do que parece.

A declaração do Microempreendedor Individual chama-se DASN-SIMEI e neste material vamos te contar o que é, como e quando declarar. Vem com a gente 😉

O que é o DASN SIMEI?

DASN SIMEI é a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual.

Sua finalidade é registrar o faturamento referente ao ano anterior e a relação de novos funcionários contratados.

O documento deve ser apresentado obrigatoriamente por toda e qualquer empresa optante pelo MEI. A entrega é feita pela internet de forma gratuita.

Com a declaração é possível que o governo faça a avaliação da regularidade das empresas, incluindo o limite estipulado pela legislação do faturamento para MEI de no máximo 81 mil reais ao ano.

O empreendedor precisará emitir uma guia DAS junto da declaração caso o valor esteja abaixo do limite de 20%. Desta maneira, continuará contribuindo como MEI no ano seguinte.

Já no caso de ultrapassar o limite, será necessário realizar o pagamento retroativo do ano anterior e a empresa será desenquadrada do MEI.

>> Entenda as principais dúvidas sobre MEI.

Quando devo declarar o DASN SIMEI?

A declaração deve ser feita anualmente, de acordo com os faturamentos do ano anterior, sendo que o prazo mensal para entregar a DASN-Simei é o último dia do mês de maio de cada ano.

planilha mei

Como declarar o DASN SIMEI?

A declaração é feita digitalmente pelo site.

As principais informações que devem ser apresentadas são:

  • O registro de novos funcionários no período, se houver;
  • A receita bruta recebida no ano anterior;
  • A receita de produtos e/ou serviços ofertados no ano anterior.

Para conferir e apresentar estas informações basta consultar as NF's emitidas no período, o controle financeiro mensal ou o extrato bancário com os rendimentos da conta MEI nas transações de vendas.

Declaração DASN SIMEI pelo site

Confira a passo a passo para realizar o cadastro pelo site:

  • Acesse o site da receita;
  • Informe o número do seu CNPJ;
  • Informe o ano de referência e clique em "Continuar";
  • Preencha os dados do ano-calendário;
  • Selecione "sim" ou "não" para o questionamento de "possui empregado durante o período abrangido pela declaração?";
  • Prontinho, basta prosseguir e finalizar a operação.

Fique atento ao prazo, as declarações enviadas em atraso geram multa.

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Como fazer DASN SIMEI em atraso?

Se você acabou esquecendo de fazer a declaração em algum período basta regularizar sua situação o quanto antes.

O processo de declaração é semelhante ao que orientamos no tópico acima. A diferença está na multa, que deve ser paga ao Governos pelo documento DARF, que possui o valor mínimo de R$ 50,00.

Se você realizar o pagamento da multa até 31 dias depois da entrega da declaração haverá o desconto de 50% sobre o valor da multa. Ou seja, pague o mais rápido possível para economizar nesta pendência.

Dúvidas frequentes sobre DASN SIMEI

O que é o DASN SIMEI?

A DASN é uma declaração que deve ser entregue anualmente por todo Microempreendedor Individual (MEI).

Como declarar o DASN SIMEI?

É possível realizar a declaração pelo site do Governo.

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