Você já deve conhecer a função de débito automático . E o DDA, já ouviu falar dele?

DDA é a sigla para Débito Direto Autorizado, essa funcionalidade pode até ser menos popular, mas, com certeza, é um ótimo meio para auxiliar na sua organização financeira e automatizar os pagamentos dos seus boletos.

É bem parecido com o débito automático, você pode fazer seus pagamentos com poucos cliques, não precisa digitar códigos de barras e é facinho de acessar pelo Super App do Inter ♡

Vem com a gente nessa matéria, vamos te contar como funciona o DDA!

O que é DDA?

DDA é o Débito Direto Autorizado, uma modalidade de pagamento criada pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban) que permite a visualização digital de boletos emitidos em um CPF ou CNPJ.

A funcionalidade, além de segura, ajuda no controle de suas finanças e também ajuda o meio ambiente, já que não há a necessidade de impressão de seus boletos.

Diversas instituições financeiras oferecem o serviço, você precisa apenas verificar se sua conta possui a função e se há taxas. No Super App do Inter você consegue acessar sem cobranças.

Como funciona o Débito Direto Autorizado?

A estrutura é basicamente a de um boleto bancário . O documento é disponibilizado pelo credor com todos os dados necessários: nome, saldo devedor, prazo de pagamento...

O acesso é feito diretamente pela conta de quem deve pagar o documento e, diferente do débito automático, o DDA apenas notifica sobre a existência dos boletos registrados. Para que o pagamento seja efetuado, é necessário autorizar pelo aplicativo.

Os boletos disponíveis nesta modalidade são os de cobrança, como:

Já os boletos de convênio como água, luz ou telefone não estão liberados no DDA.

É possível ter acesso tanto aos boletos a vencer, como os já vencidos e agendar o pagamento para a melhor data, de acordo com a sua rotina.

Lembre-se sempre de verificar se todas as informações estão corretas antes de efetuar o pagamento. Na operação o valor é debitado da conta e repassado ao emissor do boleto eletrônico.

O ponto de atenção que se deve ter é que, mesmo efetuando um pagamento pelo DDA, é possível que o boleto físico ainda seja enviado. Então, cuidado para não pagar em duplicidade.

Você também pode solicitar o cancelamento do envio do boleto físico e ser legal com a natureza 😉

DDA – Vantagens e Desvantagens

O DDA simplifica a vida, do jeitinho que a gente gosta, mas também há alguns pontos não vantajosos e a gente listou os prós e contras pra você aqui embaixo:

Vantagens

  • Praticidade para quitar as contas em dia;
  • Certeza de recebimento do boleto digital;
  • Diminui o risco de fraudes ou adulterações do documento;
  • Facilidade em visualizar os documentos virtualmente;
  • Organização e controle das contas;
  • O acesso pode ser feito pelo computador, tablet ou celular;
  • Opção de pagamento antecipado (antes do vencimento);
  • Preservação do meio ambiente (não produz papel).

Desvantagens

O DDA não abrange alguns tipos de título de cobrança como:

  • Boletos de arrecadação de tributos: IPVA, IPTU, etc;
  • Contas de água;
  • Conta de Energia;
  • Conta de telefone ou internet.
  • Demais contas relacionas a serviços

Como pagar boleto via DDA?

Para realizar o pagamento com o DDA é necessário ativar a função pelo app, internet banking ou pelo telefone. Esta função também pode constar como "sacado eletrônico".

No super app do Inter o passo a passo é esse aqui:

  • Entre no super app do Inter;
  • Acesse a aba "pagamentos';
  • Clique na opção DDA;
  • Acesse o termo de adesão;
  • Verifique se está de acordo;
  • Faça a solicitação;

Pronto, a solicitação foi aberta e agora é só aguardar o retorno do Inter, que chega rapidinho.

Após a aprovação, você poderá acessar, de forma simples e rápida, os pagamentos e conferir os boletos no seu CPF ou CNPJ.

Fique de olho no seu saldo para que o pagamento seja concluído. Um dos pontos positivos do DDA é que não corre o risco da conta ficar negativada se você tiver esquecido de pagar alguma coisa, já que não se trata de uma função automática.

Como autorizar o DDA?

Após habilitar o DDA com o banco ou a instituição financeira, você terá acesso aos boletos relacionados ao seu CPF ou CNPJ.

Para cada pagamento realizado via DDA, é necessária uma autorização. Desta forma, cada boleto deve ser checado e validado antes do pagamento. A operação só é concluída após a autorização de pagamento, que deve ser feita uma a uma, na própria aba de pagamento, dentro do Super App do Inter.

Perguntas frequentes sobre DDA

Qual é a diferença entre DDA e Débito Automático?

O DDA é a apresentação eletrônica do boleto. O Débito automático é o pagamento das contas de serviços (água, luz, gás, telefone e outros) previamente contratado e debitado em conta no prazo final de pagamento.

O que acontece se eu não pagar um boleto eletrônico?

As implicações do boleto eletrônico são as mesmas de um boleto físico.

.Mesmo sendo DDA, receberei boleto de papel?

Sim. Para cancelar o recebimento do boleto físico, entre em contato com o emissor e faça a solicitação.

O que fazer se receber também o boleto de papel?

Nesse caso, a dívida não está sendo cobrada duas vezes. Então você pode ignorar o boleto físico e realizar o pagamento apenas do boleto eletrônico.

O que fazer se o cobrador me oferecer um desconto?

Aguarde a atualização do boleto eletrônico para realizar o pagamento.

O que fazer se houver alguma informação errada no boleto?

Entre em contato diretamente com o cobrador/ emissor do documento para correção.

Posso pagar um boleto vencido?

Sim. É possível realizar o pagamento até a data final estipulada pelo emissor. Haverá a atualização automática de encargos quando for cabível.

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