Com tanta coisa para fazer e tanto boleto para pagar está cada dia mais comum lembrar a data de vencimento de todas as contas, não é verdade?

E, em alguns casos, esse esquecimento pode sair caro por causa de multa e dos juros que são cobrados por atraso, sem contar que você tem o trabalho de gerar um boleto novo cada vez que esquece de fazer o pagamento na data certa.

Nesse sentido, o débito automático pode simplificar a sua vida financeira, fazendo com que seus pagamentos estejam todos em dia. Nesse post te explicamos como ele funciona e todas as vantagens!

O que é débito automático e como ele funciona?

O débito automático é um pagamento programado de contas. Funciona assim: o cliente cadastra contas básicas como luz, celular ou internet, e todo mês, na data escolhida por ele, o banco debita o valor da conta, automaticamente, sem que seja necessária nenhuma ação extra.

O único detalhe que o cliente deve se atentar é para ter o dinheiro necessário na conta até as 19h do dia do pagamento, caso contrário o pagamento será recusado. Dependendo da instituição, o pagamento poderá ser feito com limite do cheque especial que tem um dos juros mais altos do mercado. No Inter, por exemplo, não oferecemos esse produto.

Como solicitar o débito automático?

Para ativar o débito automático você vai precisar autorizar que a sua instituição faça o débito em sua conta todos os meses. Cada aplicativo terá suas próprias etapas e verificações de segurança, mas a gente vai te mostrar como funciona no nosso app:

  1. Após logar em sua conta digital clique em Débito automático > Cadastrar débito automático;
  2. Selecione as opções para tipo de serviço, a empresa órgão ou concessionária e Abrangência;
  3. Copie e cole o código débito automático que vem em sua fatura no campo respectivo;
  4. Depois disso, nossa equipe vai avaliar a solicitação e se tudo estiver certo, sua próxima fatura será debitada, automaticamente;
  5. A qualquer momento, você poderá cancelar o serviço acessando o menu Débito automático.

Lembrando que é preciso ativar o debito automático com o prazo de 1 dia útil da data do pagamento para que ele funcione, caso contrário ele só passa a valer na próxima fatura. 

Esse serviço é uma comodidade para o cliente, mas nem todas as contas poderão ser pagas dessa forma. Por isso, antes de seguir o passo a passo, consulte os convênios disponíveis no aplicativo.

E como cancelar o débito automático?

  1. Acesse o menu Débito automático e vá na aba Ativos;
  2. Clique sobre a conta que deseja tirar do débito e depois vá em Cancelar débito automático > Confirmar Cancelamento.

Nesse caso, também é preciso que a solicitação seja feito com o prazo de 1 dia útil da data do pagamento para que o cancelamento seja aplicado na fatura atual.  

Como colocar a fatura do seu cartão em débito automático?

Além das contas de dia a dia, clientes Inter podem cadastrar a fatura do cartão de crédito em débito automático. Essa é uma forma mais prática de fazer seu pagamento sem contar que o limite é liberado na hora, enquanto os outros pagamentos podem levar até 72 horas para serem compensados.

Para cadastrar sua fatura em débito automático o passo a passo é:

  1. No menu cartões clique em Configurações;
  2. Em seguida, selecione Débito Automático em conta > Ativar débito automático;
  3. Selecione a data para o pagamento e confirme;
  4. O procedimento deve ser repetido em todos os cartões ativos que você tiver.

Assim como nas outras contas, você pode desativar o débito automático quando quiser, mas ao fazê-lo clientes com cartão Gold, Platinum e Black deixam de acumular pontos no Inter Loop.

Quais as vantagens do débito automático?

Quer saber se vale a pena cadastrar suas contas em débito automático? A gente te conta alguns benefícios!

Programa de pontos no cartão de crédito

A fatura em débito automático é um dos critérios para você acumular pontos no caso dos cartões Gold, Platinum e Black e trocar por benefícios, como cashback e milhas. Ou seja, é mais um motivo para fazer o pagamento dessa forma.

Pagamentos em dia

Com o débito automático você não corre o risco de se confundir com as datas e mantém seus pagamentos em dia. Tudo o que você vai precisar é se planejar financeiramente para ter a quantia em conta na data de vencimento dos boletos cadastrados.

Fique atento também para cobranças com data de vencimento no final de semana ou em feriados, pois o débito pode ser feito no dia útil anterior.

Cashback no cartão

A fatura em débito automático é um dos critérios para você receber cashback do seu cartão Inter nos casos dos clientes Digital e One, mais um motivo para fazer o pagamento dessa forma.

Limite de crédito liberado na hora

A fatura no débito automático também é interessante porque o limite de crédito  é liberado na hora e você não precisará mais esperar o pagamento ser compensado para voltar a usar seu cartão.

Débito automático simplifica o planejamento financeiro

E por último, o débito automático te obriga a ter um controle maior sobre suas finanças, já que você precisará ter o dinheiro em conta para que os pagamentos sejam efetuados.

Cuidados com o débito automático

Do lado dos cuidados:

Você precisa ter o dinheiro em conta na data do pagamento

Na função débito automático o pagamento só será efetuado se na data escolhida você tiver o valor do boleto em conta até as 19h da data do pagamento.

Sempre confira se o pagamento foi concluído

Se houver um erro no pagamento como pagamento não efetuado ou pagamento feito em duplicidade você só conseguirá perceber se conferir seu extrato, periodicamente.

Acompanhe seus gastos no cartão

Contas com valor variável podem comprometer seu planejamento financeiro, por isso, fique atento aos seus gastos no cartão, para não ter surpresas desagradáveis no dia do pagamento.

Fique de olho em cobranças ou taxas

Algumas instituições podem cobrar pelo serviço de débito automático. Embora esse valor seja pequeno, quando somado várias vezes ele pode impactar seu bolso. Lembrando que o Inter não cobra taxas para você movimentar sua conta.

Ative a funcionalidade com antecedência

Para que o débito automático seja aplicado na fatura atual você deve ativá-lo pelo menos 1 dia útil de antecedência do dia do pagamento. Caso contrário, a funcionalidade só passa a vale na próxima fatura. Veja como funciona na prática:

Exemplo 1: A fatura do Matheus vence dia 17/08, e ele aderiu ao débito automático no mesmo dia. Nesse caso, apenas a fatura do mês seguinte será paga no débito automático.

Exemplo 2: A fatura da Sara vence dia 15/08, e ela aderiu ao débito automático dia 14/08. Nesse caso, como ela respeitou o prazo de 1 dia útil, a fatura de agosto já será paga no débito automático.

O mesmo serve para o cancelamento!

A pergunta é: você deve usar o débito automático?

Usar o débito automático pode reduzir muito o tempo gasto no pagamento de boletos, e pode ser muito útil no dia a dia, desde que você tenha o dinheiro em conta nas datas de pagamento.

Outra vantagem é que você pode aderir ou cancelar o serviço pelo aplicativo, o que te dá mais liberdade para testar a função e entender se ela se encaixa em sua rotina. Além disso, o serviço é gratuito, como tudo no Inter.

Ficou com alguma dúvida sobre o débito automático? Conta para a gente aqui nos comentários!

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Portabilidade de salário: entenda o que mudou

Quer transferir seu salário para o Inter sem custo? Faça a portabilidade de forma simples ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Saiba tudo sobre a fatura do seu cartão Inter

Reunimos as principais dúvidas sobre a fatura do seu cartão Inter Mastercard para que você...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Quais são as taxas cobradas pelos bancos?

Se tem uma coisa que os bancões amam fazer é te cobrar a cada vez...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Crédito ou débito: quando usar cada um?

Entenda as diferenças entre os dois meios de pagamento....

Leia mais