Hoje, 16 de julho, comemoramos o dia do comerciante. 

Criada em 1953, a data homenageia milhares de brasileiros que trabalham na venda de produtos e serviços no país. Inegável afirmar que de lá para cá, este talvez seja o período mais desafiador para o setor. 

Mas em meio a um cenário de pandemia, em que o pequeno empreendedor experimentou baixas e incertezas, será que existem motivos para o comerciante comemorar? A resposta é sim! 

O que dizem os números?

De acordo com números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio cresceu 3,5% no primeiro trimestre de 2021 se comparado ao mesmo período do ano passado.

A elevação ainda é tímida, mas considerando os vários meses de lockdown, em que vários negócios tiveram que fechar as portas e os proprietários precisaram se reinventar, experimentar uma retomada nesses níveis representa muito! 

Para se ter uma ideia, segundo dados do próprio IBGE publicados na última terça-feira (13/07), o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,2% em maio, na comparação com abril. E se compararmos com maio do ano passado, o setor avançou 23%, a terceira taxa positiva seguida e a mais intensa da série histórica, desde 2011. Vale lembrar que esses serviços contribuem com 73% do PIB nacional.

Um segundo semestre de muito trabalho

A confiança do consumidor aumenta cada vez mais. A esperança de quem vende também. E os números prometem continuar subindo. Essa é a projeção para o segundo semestre que se inicia.

Um estudo do Sebrae, a partir de dados da Fiocruz, mostra que a retomada ao antigo patamar se aproxima à medida em que a vacinação no país avança. 

Com a queda nos níveis de contágio, as pessoas vão automaticamente sendo incentivadas, de maneira segura, a retomarem suas atividades externas, incluindo as compras físicas. 

Um dia do comerciante com sinais de que bons ventos se aproximam.

Soluções digitais, simples e gratuitas para o seu negócio

O Inter pensa como você: queremos simplificar. Por isso, para celebrarmos juntos uma data tão especial para os comerciantes, e, claro, incentivar ainda mais a chegada destes novos (e melhores) tempos para o setor, que tal conhecer a nossa Conta Digital PJ?

Ela foi pensada especialmente para isso: facilitar a vida e aliviar o bolso dos empreendedores brasileiros. E nada melhor do que isso, especialmente agora. Digital e totalmente gratuita, nossa conta oferece, para a sua empresa, acesso às melhores soluções para a gestão financeira, pagamentos e expansão. Tudo a poucos cliques.

Quer saber o passo a passo para abertura de conta PJ no Inter, para quem ela se destina, documentação necessária e as dúvidas mais comuns sobre o serviço? Clique aqui e saiba tudo sobre o assunto

Gostou? Compartilhe