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Autocuidado em alta: o que é e como acompanhar essa tendência

Publicado em 29/04/2021

A pandemia fez com que as pessoas se preocupassem mais com a saúde física e mental.

De acordo com dados do Google, só no ano passado, as pesquisas relacionadas à meditação tiveram aumento de até 4000%, e um estudo conduzido pelo AppsFlyer mostrou um aumento de 226% nas instalações de aplicativos de exercício físico.

Essa nova tendência ficou conhecida como autocuidado. Veja algumas dicas simples para adotar o autocuidado no seu dia a dia.

Definição de autocuidado

O autocuidado refere-se a todas as atitudes que tomamos em prol da nossa saúde e bem-estar, mas sua definição pode mudar de pessoa para pessoa.

Para alguns, autocuidado pode ser algo físico como praticar exercícios, fazer uma massagem ou cuidar da pele, e para outras pessoas o simples fato de passar mais tempo com a família já pode ser considerado uma prática de autocuidado.

Práticas de autocuidado para adotar no seu dia a dia

Como falamos anteriormente, o autocuidado pode ter diferentes significados, mas algumas dicas podem ajudar a manter saúde em dia em tempos de isolamento social. Separamos alguns aqui que podem ser adaptados para diferentes realidades:

Beba água

A água é essencial para o transporte de nutrientes, sais minerais e oxigênio pelo corpo, manutenção da atividade muscular, além de nos ajudar a eliminar as substâncias ruins, por isso, é importante ficar atento ao consumo do líquido, diariamente.

Para cada quilo do seu corpo é indicado que você beba pelo menos 35ml de água, ou seja, uma pessoa com 60kg, por exemplo, deve consumir 2 litros e 100 ml por dia. Mantenha sua garrafinha sempre à postos para evitar bebedouros e, se achar necessário, ative lembretes para ingerir mais água: seu corpo agradece.

Pegue 10 minutos de sol por dia

Sabemos que a maioria das pessoas não está tendo a opção de trabalhar de casa, mas para quem está de home office é importan te tirar 10 minutos do dia, de preferência pela manhã, para tomar um pouco de sol. O sol ajuda nosso corpo a produzir a vitamina D e, consequentemente, melhora a nossa absorção de cálcio e fortalece os ossos. Na medida certa, a luz do sol também pode promover melhorias no humor trazendo mais sensação de bem-estar.

Apesar dos inúmeros benefícios, ainda é preciso ter alguns cuidados na hora de se expor ao sol, pois ele também pode causar insolação e desidratação. Resumindo: use protetor solar, evite o sol entre 12h e 16h, e se estiver na área externa do seu prédio lembre-se sempre de usar a máscara de proteção.

Pratique atividades físicas

Atividades físicas são importantes para aumentar resistência e a imunidade, e nem precisa ser um atleta profissional para obter esses benefícios! Dá para se mexer em casa com a ajuda de aplicativos e vídeos no YouTube ou, se preferir, fazer uma caminhada ou corrida ao ar livre usando a devida proteção.

Como tudo na vida o exercício também deve ser feito com moderação, principalmente se você nunca se exercitou. Comece aos poucos e só aumente a intensidade, quando sentir que seu corpo está mais acostumado com os estímulos.

Respeite seu sono

Um ser humano adulto precisa de pelo menos 6 horas de sono por dia para repor as energias. Se não der para dormir as 6 horas tente remover distrações para que este momento seja o mais relaxante possível. Algumas dicas como evitar telas à noite e ir dormir no mesmo horário todos os dias podem te ajudar.

Cuide do seu corpo por dentro e por fora

Cuidar da alimentação, do sono e se exercitar é essencial para ter uma boa saúde física, mas você também pode criar pequenos rituais que te ajudem a relaxar. Esse ritual pode ser uma massagem no corpo antes de dormir, um alongamento pela manhã ou a rotina de hidratar o cabelo, por exemplo.

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