Para simplificar a vida Inter Shop

Dicas para estudar à distância

Publicado em 13/04/2021

Em tempos de quarentena, o ensino a distância se tornou parte essencial da rotina de muita gente. Mesmo quem já está no mercado de trabalho, começou a procurar cursos e outras formas de estudos para qualificar o currículo ou ocupar esse tempo livre aprendendo algo novo.

Porém, assim como outros diversos desafios que vieram com esse momento atual, estudar por conta própria pode deixar muita gente perdido e sem saber como começar. Confira 5 dicas básicas que podem te ajudar a implementar o estudo a distância em sua rotina:

1. Local adequado

Estudar com o notebook no colo e deitado no sofá parece bem confortável à primeira vista, né? Mas não se engane! É essencial que seu local de estudo seja um espaço que você consiga se concentrar e que não atrapalhe sua produtividade.

Comece escolhendo mesa e cadeira confortáveis e nos quais caibam todo o seu material de estudo. Depois, foque na iluminação do ambiente. Uma iluminação indireta e aconchegante pode te dar sono, por isso, opte por um local mais bem iluminado. Se for estudar durante o dia, prefira locais onde tenha luz natural em abundância, e se for durante a noite, invista em uma luminária de mesa, por exemplo. Dessa forma, você fica desperto e evita dores de cabeça, como quando forçamos a visão ao ler em ambientes escuros.

Além disso, também é importante que o local seja o mais tranquilo e silencioso possível. Se não houver um cantinho assim na sua casa, procure algumas alternativas, como usar fones de ouvido enquanto estuda. Assim, você consegue se isolar um pouco mais do ambiente barulhento e se concentrar melhor.

No texto Como montar seu Home Office, você encontra várias outras dicas que podem ser aplicadas no seu ambiente de estudo para trazer mais conforto e estimular sua produtividade.

2. Evite distrações

Assim como o barulho, outras distrações também podem te desconcentrar. Estudar com a televisão ligada ou com o celular do lado são alguns exemplos óbvios.

Uma dica essencial para estudar a distância é silenciar o celular. Por estarmos sempre conectados, no início pode parecer uma tarefa difícil, mas não se deixe levar. Tentar estudar enquanto o celular apita com alguma notificação vai te fazer perder o foco a todo momento e prejudicar sua aprendizagem.

Outra dica muito importante pra quem mora com mais pessoas em casa é informar todo mundo qual será seu momento de estudar, evitando que as pessoas te interrompam durante o estudo e você perca o foco sem necessidade.

3. Saiba qual o seu jeito de estudar

Essa é uma dica que nem sempre é levada em conta, mas que faz muita diferença no seu aprendizado. Afinal, ninguém estuda do mesmo jeito.

Algumas pessoas amam fazer várias anotações, recorrendo a mapas mentais ou cards de memorização. Outras, preferem assistir várias videoaulas sobre o assunto e depois aplicar na prática. Tem ainda quem só consiga aprender de verdade quando ensina para outras pessoas.

Por isso, antes de achar que estudar é algo muito difícil para você, tente entender o porquê disso. No final das contas, pode ser que você só estava estudando do jeito errado e isso estava interferindo no quanto consegue absorver dos assuntos.

4. Foco no cronograma

Depois de entender qual a sua forma de estudar, hora de montar o cronograma de estudos. Além de se manter no ritmo, com um cronograma você consegue comparar o quanto está evoluindo e fica mais motivado para continuar.

Lembrando que o cronograma deve ser realista. Não adianta nada criar uma agenda super elaborada e mal conseguir cumprir uma semana. Se seguir uma rotina for algo difícil para você, comece aos poucos colocando metas mais acessíveis.

A teoria dos 21 dias é super válida nesses casos. Segundo ela, o ser humano precisa que uma atividade seja repetida por pelo menos 21 dias para que se torne um hábito. Super vale a pena testar e ver se funciona para você.

5. Descanse

Por último, mas não menos importante: saiba quando descansar. Nem sempre estudar mais quer dizer aprender mais. Você pode ler e reler um texto diversas vezes, mas se sua mente já está cansada, mal conseguirá absorver o conteúdo.

Por isso, não se prive de descanso e menos ainda das noites de sono. Dormir mal influencia diretamente na sua produtividade e na sua saúde mental e física.

Cumprir o cronograma que mencionamos é uma forma de evitar que isso aconteça, pois seus horários já vão estar organizados. Mas, se quiser uma ajudinha nisso, a técnica Pomodoro pode ser sua aliada:

  • Liste suas tarefas;
  • Coloque o cronômetro em 25 minutos e faça a tarefa até que o alarme toque;
  • Caso você se distraia nesse período, anote qual foi a distração e volte a se concentrar;
  • Se no final desse tempo você tiver até 4 distrações anotadas, faça uma pausa de 3 a 5 minutos. Mais de 4, faça uma pausa mais longa de 10 a 30 minutos;
  • No fim do intervalo, ajuste novamente o cronômetro para 25 e volte à tarefa inicial.

Fazendo isso você se concentra totalmente por um período de tempo, mas também consegue descansar nos intervalos.

Bons estudos!

Viu só como com algumas dicas estudar a distância não fica tão complicado? Pra já começar a colocar todas em prática, acesse o nosso app e conheça a plataforma de estudos Learn In.

Lá você tem a liberdade que precisa para estudar do seu jeito. São mais de 3.000 cursos em diversas áreas para você escolher e expandir suas qualificações. E com a assinatura Premium você tem acesso ilimitado a plataforma, podendo fazer o curso que quiser quando quiser – e claro, todos com certificado!

Gostou? Compartilhe

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos