Com o boom do mercado imobiliário termos como ITBI e SAC passaram a fazer parte do dia a dia de muitos brasileiros. Neste texto vamos explicar cada um deles para simplificar sua vida na hora de fazer um financiamento.

Siglas e termos do financiamento imobiliário

Alienação Fiduciária – Quando uma pessoa adquire um imóvel por meio de financiamento ou consórcio, aquele bem permanece alienado junto à instituição financeira como uma garantia de pagamento da dívida. Imóveis nessas condições devem ter, antecipadamente, o seu financiamento quitado, para a conclusão de um processo de negociação.

Alvará – Documento emitido por órgão público que autoriza a construção de um imóvel. Deve ser observado principalmente na compra de imóveis na planta.

Certidão de registro de imóvel – Documento fornecido pelo Cartório Oficial de Registro de Imóveis que comprovam a propriedade daquele imóvel e se ele está regular de acordo com a Prefeitura.

Custo efetivo total – Valor final do financiamento que engloba todos os custos da operação de crédito incluindo valor do bem adquirido + encargos. É importante considerar ele na hora de definir o prazo do financiamento para que a operação seja vantajosa.

Escritura – Documento registrado em cartório que comprova qualquer movimentação em relação ao bem imóvel, seja divisão entre herdeiros, compra ou venda.

Formal de partilha – Formaliza a divisão de um bem imóvel entre os herdeiros do antigo proprietário ou em procedimentos de divórcio. No caso de venda de imóveis com mais de um proprietário é necessário que todos estejam de acordo com a transação para que ela seja realizada. Lembre-se de confirmar essa informação antes de solicitar crédito em uma instituição financeira.

FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Calma que a gente não fez confusão: o FGTS continua sendo um benefício trabalhista, mas ele pode ser utilizado para a compra de seu imóvel, tanto para dar a entrada como para o abatimento de parcelas.

Habite-se – Documento que certifica que o imóvel foi construído de acordo com as regras do município onde está localizado. A solicitação deve ser feita pela construtora e a vistoria fica à cargo da Prefeitura. Sem ele, não é possível solicitar o financiamento.

Imóvel na planta – Nome dado para empreendimentos arquitetônicos que são vendidos antes de estarem finalizados. Possuem um valor de mercado menor, mas são corrigidos pelo INCC (falaremos sobre ele daqui a pouco).

Incorporadora – Pessoa física ou jurídica responsável pelo projeto imobiliário.

INCC – Índice Nacional de Custo da Construção Civil calculado pela Fundação Getúlio Vargas. É usado para corrigir parcelas de imóveis que ainda estão em construção. Funciona assim: a medida que a construção avança, a inflação impacta nos custos da construção, o que o INCC faz é aplicar um ajuste nas parcelas finais para que o valor do contrato seja compatível com o empreendimento.

ITBI – Imposto sobre Transações de Bens Imóveis. Tributo municipal que incide sobre o valor total do imóvel no ato da transferência de propriedade. Somado com outras taxas de cartório pode chegar a 5% do valor total do bem adquirido.

RI – Registro de incorporação. Documento emitido pelo município onde o imóvel está localizado, atestando que a construtora ou incorporadora do imóvel está em dia com suas obrigações fiscais. Sem este documento, não é possível comercializar o imóvel.

SAC – Sigla para Sistema de Amortização Constante. É o sistema mais utilizado para a amortização de parcelas de financiamento imobiliário no Brasil. Com ele, o valor do imóvel é dividido em parcelas iguais, porém são aplicados mais juros na primeira parcela, de forma que as amortizações sejam constantes.

SACRE – Sistema de Amortização Crescente. Nele, as prestações sobem durante um determinado período até chegar a um teto, a partir do qual diminuem gradativamente com a queda dos juros.

SBPE – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos. Linha de crédito que permite realizar o financiamento imobiliário em até 35 anos.

SFH – Sistema Financeiro de Habitação. Sistema de financiamento com juros mais baixos voltados para pessoas com menor poder aquisitivo, ex: Minha Casa, Minha Vida. É usado para a compra de imóveis de até R$ 1,5 milhão, permitindo o financiamento de até 90% do valor (na tabela SAC).

Sistema Price – Outro Sistema de Amortização de juros, no qual a primeira prestação é composta majoritariamente de juros. Ao longo do financiamento, o valor pago com juros diminui e o valor da amortização aumenta, porém com uma estabilidade no valor da parcela. Não sendo muito recomendado, portanto, para financiamentos a longo prazo.

TRTaxa Referencial. É uma taxa baseada nas remunerações médias das aplicações feitas em instituições financeiras. É divulgada mensalmente pelo Banco Central e usada como indexador financeiro para diversas transações, entre elas o financiamento imobiliário. Nos últimos anos, a TR sofreu poucas variações, estando bem próxima a 0%.

Em contrapartida, existem modalidades que oferecem juros mais baixos, mas que são indexadas por outros indexadores como o IPCA, mas que podem ser mais interessantes para quem deseja pagar a dívida em um prazo menor em um cenário de inflação controlada.

Por isso, avalie bem suas opções na hora de contratar!

VGV – Valor Geral de Vendas. Valor que estima a receita de um empreendimento a partir de seu potencial de venda, considerando localização do imóvel, movimentações do setor, etc. Também é importante para o proprietário que adquire o imóvel como um investimento, pois influenciará nos valores de revenda ou de aluguel da propriedade, no futuro.

Vistoria do Imóvel – Ao solicitar o financiamento você irá perceber que é cobrada uma taxa de Vistoria do Imóvel. A vistoria nada mais é do que um processo de inspeção feito por um perito contratado pelo Banco que vai conceder o financiamento, para verificar se o imóvel está de acordo com o que foi apresentado no contrato de compra, especialmente em termos de valores.

A taxa é obrigatória e seu valor varia de acordo com o Banco. Aqui, um ponto de atenção: Algumas instituições, permitem incluir o valor da vistoria no financiamento. Caso não possua uma reserva financeira esta pode ser uma opção.

Gostaria de saber mais detalhes sobre Financiamento? Confira quais são os documentos necessários para fazer um financiamento imobiliário.

Financiamento imobiliário no Inter

Se você está atrás do sonho da casa própria, aqui vai uma boa notícia: o Inter concede financiamento imobiliário de até 75% do valor do imóvel (novo ou usado) com a opção de parcelamento em até 30 anos.

Atualmente, trabalhamos com as seguintes taxas:

  • Financiamento com juros de 10,9% ao ano + TR;
  • Financiamento de imóveis comerciais com taxa de 9,0% ao ano +TR.

A contratação é feita 100% online e já começa pela simulação do financiamento que pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo. Em seguida, uma pessoa de nossa equipe entrará em contato com os clientes elegíveis para o preenchimento de formulários e apresentação de documentos.

Após o crédito aprovado, o dinheiro é liberado na conta do vendedor após 48hs do registro do imóvel em cartório.

Já tem financiamento imobiliário em outro banco, mas achou nossas taxas mais atrativas? No vídeo a seguir mostramos como transferir seu financiamento para o Inter e economizar nas parcelas.

Ainda tem dúvidas sobre financiamento? Confira nosso artigo sobre as principais dúvidas do crédito imobiliário! 

É isso mesmo: você pode transferir seu contrato de financiamento do Banco atual para o Banco inter e economizar no valor das parcelas
https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/32bcc0164e934bee97a39865ab367246_1628969670171.jpeg
Ana Cecilia NogueiraAnalista de Conteúdo e CRM

Jornalista que se descobriu no marketing digital.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Quais documentos são necessários para fazer um financiamento imobiliário?

O envio de documentos para financiamento imobiliário é uma das partes mais importantes de todo...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Guia completo do Financiamento Imobiliário

Confira como fazer um financiamento imobiliário! Modalidades de financiamento sistemas de amortização taxas custos e...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
18 dúvidas comuns sobre o Financiamento Imobiliário

Confira nesse post as respostas das 18 principais dúvidas sobre financiamento imobiliário!...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como usar o FGTS para amortizar financiamento?

Você sabia que é possível usar o FGTS para amortizar o financiamento imobiliário? Aprenda como...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como quitar um financiamento imobiliário antes do prazo?

Financiou um imóvel e quer quitar as parcelas antes do prazo! Confira 3 dicas que...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como funciona a Amortização de parcelas

Nesse post a gente te explica como reduzir o valor do seu financiamento....

Leia mais
Para simplificar a vida
Taxas de financiamento: qual a melhor?

Conheça as condições do Inter ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como usar o FGTS para a compra de imóvel?

Veja como usar o benefício para alcançar o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Financiamento ou consórcio? Entenda as diferenças

Consórcio ou financiamento? Neste post vamos te mostrar como diferenciá-las e escolher a que melhor...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Financiamento Imobiliário: o que você precisa saber

Preparando-se para o sonho do imóvel próprio. ...

Leia mais