Simplificar é a palavra da vez. Com uma rotina cada vez mais cheia de tarefas, muitas pessoas buscam caminhos para facilitar sua relação com atividades do cotidiano, como fazer compras, se exercitar e pagar contas.

Para tornar o pagamento dos boletos mais práticos, o brasileiro conta, desde 1992, com o débito automático, serviço que permite que o consumidor programe o pagamento de contas de forma automática na sua conta bancária. Mais recentemente, em 2009, foi lançado o DDA (Débito Direto Autorizado), sistema que permite que você consulte todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ antes mesmo deles chegarem até você pelo correio ou e-mail.

Os nomes são parecidos, mas as funcionalidades são diferentes, o que pode gerar algumas dúvidas no consumidor. Já que o nosso lema é simplificar a vida dos clientes, vamos te explicar a diferença do Débito Automático e do DDA, além de mostrar quais as vantagens de cada um deles e ainda ensinar como usá-los dentro do Super App. Bora simplificar?

O que é o DDA?

O Débito Direto Autorizado é uma modalidade de pagamento que permite que o consumidor consulte todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ em um mesmo espaço. Assim, você tem mais controle sobre suas finanças e ainda ajuda o meio ambiente, já que pode pedir para o emissor deixar de enviar o boleto impresso e passar a utilizar apenas o digital.

O que é débito automático?

De forma resumida, o Débito Automático é o pagamento programado de contas como a de água, luz e internet que acontece diretamente na conta escolhida pelo consumidor, sem nenhum valor adicional. Dessa forma, o cliente não precisa se preocupar com a data de vencimento dos boletos, já que eles serão pagos automaticamente. Mas é preciso se lembrar de deixar saldo na conta escolhida, do contrário o pagamento será recusado.

Então, qual a diferença entre DDA e débito automático?

A diferença é explicada logo no nome: um é automático e o outro é automatizado. Enquanto no débito automático a conta é debitada todo mês na data escolhida, no DDA você, inicialmente, apenas visualiza os boletos emitidos em seu CPF e CNPJ e, caso queira, é possível realizar o pagamento antes mesmo da conta física chegar até você. O sistema também permite que as contas sejam debitadas automaticamente, mas, para isso, você precisa autorizar.

Qual dos dois eu devo optar na hora de fazer meus pagamentos?

Cada um dos serviços traz suas vantagens e desvantagens, então a escolha depende da necessidade de cada consumidor. Se você prefere ter a tranquilidade de não precisar se preocupar com os boletos todo mês, o débito automático é o serviço mais recomendado. Mas se você prefere ter o controle de todas as contas em seu nome e visualizar todos os boletos de cobrança, o DDA pode atender sua demanda.

Outra diferença é que o DDA só apresenta boletos de cobrança. São exemplos de boletos de cobrança contas de condomínio, mensalidade de faculdade, seguro do carro e etc. Já o débito automático são apenas convênios como operadoras de internet, contas de água e luz... 

Seja qual for a sua escolha, o Inter sempre estará ao seu lado para simplificar sua vida. Descubra como utilizar os dois serviços dentro do Super App.

Como ativar o Débito Automático no Super App?

  • Abra o Super App do Inter;
  • Clique em "Débito automático" e, depois, em "Cadastrar débito automático";
  • Escolha o tipo de serviço, a empresa que emitiu o boleto e o estado de origem do boleto;
  • Na sequência, digite o código de débito automático (ele está no boleto da conta);
  • Feito isso, a equipe do Inter avaliará a solicitação e, sendo aprovada, o boleto já começa a ser debitado.

Como ativar o DDA dentro do Super App?

  • Abra o Super App do Inter;
  • Acesse a aba "Pagamentos';
  • Clique na opção DDA;
  • Acesse o termo de adesão;
  • Verifique se está de acordo;
  • Faça a solicitação.

Viu como é simples? No Inter você acessa seus boletos, agenda e programa todos os pagamentos em poucos cliques.

Você muda para o Super App e para de mudar de aplicativo 🧡

https://static.bancointer.com.br/blog/author/images/90c85bf8c8a64701aee08a4033b265e5_microsoftteams-image-92.png
Célio Ribeiro Assistente de Conteúdo

Jornalista pela UFMG. Mineiro, apaixonado por música e por histórias.

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
DDA – O que é e como funciona o Débito Direto Autorizado?

DDA é o Débito Direto Autorizado uma modalidade de pagamento criada pela Febraban que permite...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Pagamento agendado: Como funciona e quais são suas vantagens

O pagamento agendado é uma maneira de organizar suas contas e não passar aperto com...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Guia Completo para pagamento de contas no Inter

Confira o Guia que vai te ajudar na hora de pagar suas contas....

Leia mais