No Inter nosso cartão é o mesmo para as modalidades de crédito e débito, mas existem algumas diferenças entre os dois meios de pagamento que nos ajudam a entender quando é melhor usar cada um.

Entenda essas diferenças a seguir!

Qual a diferença entre crédito e débito?

A principal diferença entre as duas modalidades é a forma como o pagamento é feito. Na função débito, o dinheiro é debitado na conta do pagador no momento da compra, enquanto no crédito, o pagamento é processado na hora, mas a cobrança só é feita depois por meio da fatura.

Cartão de crédito

  • Valor da compra é lançado na fatura;  
  • Permite compras à vista ou parceladas; 
  • Tem limite pré-definido para compras. 

Cartão de débito 

  • Valor da compra é debitado do saldo do cliente; 
  • Permite apenas compras à vista; 
  • Limite varia de acordo com o saldo do cliente. 

O cartão Inter é crédito ou débito?

O cartão Inter pode ser usado tanto no débito quanto no crédito, porém é necessário ter atenção em alguns detalhes.

Quando você abre a sua conta digital com a gente, um cartão virtual é disponibilizado no Super App e outro cartão físico é processado, produzido e enviado para sua casa apenas com a função de débito ativado.

Para ativar a função crédito no seu cartão Inter é necessário solicitar uma análise de crédito na área de cartões do Super App. Caso sua solicitação seja aprovada, basta movimentar o seu limite de crédito pré-aprovado e começar a usar.

Essa regra também vale para o cartão virtual gerado no Super App, tudo bem?

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito funciona como um empréstimo no qual o cliente recebe um valor de limite para gastar em compras e pode pagar essa quantia em até 40 dias, de acordo com o valor utilizado.

Por se tratar de uma modalidade de crédito sem garantia, conta com um dos juros mais agressivos do mercado.

Os juros do cartão, também conhecidos como crédito rotativo, são aplicados sempre que a fatura é paga em atraso, de forma composta e sobre o montante em aberto.

Em caso de pagamento em atraso também são aplicados multa e um percentual de mora proporcional a quantidade de dias de atraso.

Como funciona o cartão de débito?

Já o cartão de débito tem uma operação mais simples, pois o dinheiro é debitado diretamente da conta do cliente. A comunicação entre a adquirente (maquininha de cartão) e a instituição do cliente é feita por meio do chip do cartão que associa a compra àquela conta bancária ou de pagamentos.

Com o cartão de débito o cliente movimenta recursos próprios, isso significa que ele pode ser utilizado em qualquer pagamento desde que haja saldo disponível em conta. Esse mesmo cartão também é usado para fazer saques em terminais eletrônicos.

Quando usar crédito ou débito?

Como deu para perceber as funções crédito e débito são bem diferentes, mas o mau uso de qualquer uma das duas pode trazer consequências graves para sua vida financeira.

Por isso, antes de responder essa pergunta é preciso avaliar os seguintes critérios:

Controle financeiro

Uma pessoa que faz um acompanhamento recorrente do saldo e tem uma reserva para emergências garantida, pode usar a função débito com mais frequência, pois corre menos riscos de precisar do dinheiro de última hora ou de entrar no cheque especial, caso a instituição dela conte com esse serviço.

Programas de pontos

Um cliente que participa de programas de pontos no cartão ou programas de fidelidade como o cashback, terá mais vantagens se pagar suas compras no crédito. No final do texto mostraremos uma possibilidade para quem quer receber cashback nas compras feitas à vista.

Valor das compras

O valor das compras também pode ser útil para definir quando usar débito ou crédito. Para as compras menores, como supermercado, farmácia etc., recomenda-se usar o cartão de débito para não perder o controle sobre sua vida financeira.

Já para compras maiores como despesas de viagem, eletrodomésticos, despesas com carro, entre outras, pode ser interessante usar a função crédito para parcelar o valor e dar um fôlego para o seu orçamento.

Os cartões de crédito também são muito úteis para o pagamento de serviços de assinatura, uma vez que muitas plataformas ainda não aceitam a função débito como forma de pagamento.

Crédito Debitado na Hora: "débito" com as vantagens do crédito

Para quem prefere pagar no débito, mas gostaria de ter algumas vantagens do crédito, o Inter tem a função Crédito Debitado na Hora.

Com ela, o cliente pode fazer pagamentos no crédito à vista usando o saldo da conta e recebe cashback pelas compras realizadas em até 30 dias. O cashback é progressivo para cada perfil de relacionamento do cliente (Digital, One, Black e Win) e os clientes que tiverem chaves Pix cadastradas no Inter, recebem um adicional de 10% sobre o valor devolvido.

Por exemplo, um cliente Black que fizer uma compra de R$1000, usando a funcionalidade de Crédito Debitado na Hora, receberia $10 de cashback + R$1 de cashback turbinado.

Saiba mais sobre a funcionalidade e como ativá-la no artigo abaixo!

Leia mais: Conheça o Crédito Debitado na Hora, uma funcionalidade exclusiva do cartão Inter! 

Aprendeu sobre as diferenças entre crédito e débito? Use este conhecimento ao seu favor e aproveite ao máximo seu cartão.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Inter Bank
Como funciona o cartão de débito?

Spoiler: você precisará de planejamento financeiro....

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Como funciona o cartão de crédito: tudo o que você precisa saber

Como é feita a cobrança quem pode ter e como solicitar o seu! ...

Leia mais
Para simplificar a vida Inter Bank
Conheça o Crédito Debitado na Hora, uma funcionalidade exclusiva do cartão Inter!

Conheça a funcionalidade que vai te dar cashback mesmo se você não tiver limite de...

Leia mais
Cuidando do seu dinheiro
Como funcionam as taxas e juros do cartão de crédito

Veja tudo o que você paga (nos outros bancos) para ter um cartão de crédito...

Leia mais