Uma das maiores dúvidas na hora de fazer um financiamento imobiliário é entender quais documentos precisam ser enviados para que a análise de crédito possa ser feita e a proposta vire um contrato.

Se você está no processo de financiar um imóvel, acompanhe este post e descubra tudo sobre documentos para financiamento imobiliário .

Qual a importância do envio de documentos para financiamento imobiliário?

O envio de documentos para financiamento imobiliário é uma das partes mais importantes de todo o processo de solicitação desse tipo de crédito.

Para a instituição financeira, essa documentação comprova que os dados fornecidos pelo possível comprador na hora da simulação são verdadeiros.

Além disso, os documentos também são uma garantia de que a pessoa que solicitou o crédito terá possibilidade de arcar com o pagamento e quitação das parcelas do financiamento.

Já para quem está solicitando o crédito, comprar um imóvel é algo que comprometerá uma parte da renda por algum tempo. Ao enviar todos os documentos para financiamento imobiliário, a pessoa consegue ter a segurança de que fez a escolha certa e que pode assumir os valores acordados.

Confira a lista de documentos para financiamento imobiliário!

A primeira coisa que você precisa saber é que a documentação exigida pode variar de acordo com cada instituição financeira. Porém, existem alguns documentos que são essenciais e é sobre eles que vamos falar.

Documentos para financiamento imobiliário para pessoa física

Para análise de crédito de pessoa física, são necessários:

  • Documento de identidade, que pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documentos profissionais de órgãos como OAB, CRM e CREA;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de endereço atualizado de, no máximo, 3 meses;
  • Declaração de saúde, que é um formulário enviado pela própria instituição financeira e que deverá ser preenchido pelo comprador.

Em caso de pessoa jurídica, outros documentos também poderão ser solicitados ao longo do processo. Mas fique tranquilo porque nossa equipe de especialistas está sempre pronta para tirar todas as suas dúvidas.

Documentos para declaração de renda

Como dissemos, é na etapa de envio de documentos para financiamento imobiliário que é possível analisar se a pessoa está apta a quitar o crédito concedido. Por isso, a comprovação de renda é importante.

Para pessoas em regime de trabalho de carteira assinada (CLT), os documentos são:

Para profissionais autônomos, o que muda é que não será possível apresentar o holerite, por isso, é necessário:

  • 3 últimos extratos bancários;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Recibo de declaração do imposto de renda.

Já para empresários, os documentos exigidos são:

  • 3 últimos extratos bancários de pessoa física;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Recibo de declaração do imposto de renda;
  • Contrato social;
  • Faturamento contábil dos últimos 12 meses.

Documentos do vendedor ou proprietário do imóvel

Você também precisa apresentar algumas informações sobre a pessoa que está te vendendo o imóvel, como:

  • Documento de identidade e CPF do proprietário ou CNPJ da empresa que está fazendo a venda;
  • Comprovante de endereço atualizado de até 3 meses.

Documentos do imóvel

Por fim, os documentos do imóvel, que são:

  • Fotos do imóvel;
  • IPTU do ano vigente;
  • Matrícula, que é um certificado da propriedade que comprova quem é o proprietário e que você pode solicitar em um cartório de registro de imóveis.

Extrato de FGTS

É possível utilizar o FGTS no pagamento de seu financiamento imobiliário . Se essa for sua opção, você precisa enviar o extrato original de seu fundo de garantia, carimbado e atualizado.

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Bárbara Roque dos SantosAnalista de Marketing de Produto Crédito

Barbara Bárbara Roque Dos Santos, Analista de Marketing de Produto Crédito

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