O Inter tem um modelo de negócio que não para de crescer porque vai além do lucro. Mais do que simplificar, a gente quer mudar a vida das pessoas, fazer parte da mudança que empodera quem está ao redor e contribuir para preservação do planeta.

Quando o assunto é emissão de carbono, é importante dizer que nossas emissões representam apenas 0,85% da média dos grandes bancos. E ainda que nossas emissões sejam significativamente menores do que de outras empresas, não abrimos mão de neutralizá-las através da compra de créditos de carbono. Vamos te contar mais sobre isso neste post.

Mas antes, o que é o carbono e sua compensação?

A forma com que o ser humano vive causa impactos no meio ambiente, tanto positivos quanto negativos. E uma das consequências mais danosas para o nosso planeta são as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, principais causadores do aquecimento global.

E para entender melhor como fazer isso, primeiramente é preciso saber qual a contribuição diária individual para o aquecimento do planeta, ou seja, o quanto você emite carbono e depois quais as possibilidades para compensar essa quantidade.

Como saber quanto carbono emito?

Para pessoas físicas existem diversas "calculadoras online" para você descobrir o quanto seu estilo de vida emite.

Já indústrias, empresas e governos precisam fazer cálculos mais complexos devido à quantidade superior que emitem. Esses cálculos são oferecidos por organizações especializadas no assunto.

Formas de compensação das emissões de carbono

Uma das principais maneiras de compensar o carbono é a compra de créditos de carbono.

Créditos de Carbono são unidades de medida que correspondem, cada uma, a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e).

Com a compra de créditos, a neutralização funciona da seguinte maneira:

Uma empresa emite 7 toneladas de carbono em suas atividades, então para neutralizar essas emissões basta comprar 7 créditos de carbono. É necessário buscar empresas confiáveis que, por exemplo, possuem créditos com certificados segundo padrões internacionais de verificação. Alguns exemplos de atividades passíveis de geração de créditos de carbono são a captação de biogás em aterro sanitário e posterior transformação em energia,  preservação de florestas, geração de energia fotovoltaica e muito mais.

As emissões de carbono no Inter

O Inter é uma plataforma completa e digital que trabalha para simplificar a vida das pessoas e a ecoeficiência está inerente ao nosso modelo de negócio.

Em 2021 disponibilizamos no Registro Público de Emissões do GHG Protocol o nosso Inventário de Emissões Atmosféricas de 2020, foram emitidas 1.098 toneladas de carbono equivalente, incluindo Escopo 1, 2 e três categorias do Escopo 3, o que representa 20% menos do que em 2019.

Além disso, se compararmos às empresas tradicionais deste mercado, nossa ecoeficiência também é reforçada quando analisamos o consumo de carbono nas mesmas categorias para atender um cliente, que equivale apenas a 6,7% da média.

E, assim como aconteceu em 2019, o carbono emitido em 2020 foi compensado com a compra de créditos de carbono. Apoiamos projetos de conservação florestal denominados REDD (Redução de Emissões decorrentes do Desmatamento e da Degradação de Florestas) da Amazônia.

Foram escolhidos os projetos Fortaleza Ituxi, Amazon Rio e Cikel para compensar as toneladas de carbono. Eles têm como objetivo reduzir as emissões dos gases de efeito estufa decorrentes da degradação das florestas e do desmatamento, promovendo também a conservação da Amazônia e o desenvolvimento das comunidades locais.

Emissões Atmosféricas

O modelo de negócio digital do Inter auxilia na baixa emissões de Gases de Efeito Estufa, e como forma de dar transparência ao impacto no tema, desde 2019 o Inter mensura as principais fontes diretas e indiretas e reporta os dados em inventários de emissões no Registro Público de Emissões do GHG Protocol.

O GHG Protocol é uma ferramenta internacional que auxilia e estimula a mensuração e gerenciamento de emissões atmosféricas de empresas e governos.

E desde o nosso primeiro inventário, recebemos o selo ouro do GHG Protocol, concedido às empresas que reportam o Escopo 1 e 2 de forma completa e passam por verificação externa, além de neutralizamos os totais emitidos através da compra de créditos de carbono.

Além disso, em 2021, nosso compromisso com a ecoeficiência e transparência de dados fez com que passássemos a compor o ICO2, Índice de Carbono Eficiente da B3, bolsa de valores brasileira.

Um modelo de negócios mais ecoeficiente

Com o nosso modelo de negócios digital, um Super App completo com diversos produtos financeiros e não financeiros faz com que as nossas emissões de carbono sejam menores. Os clientes do Inter não precisam se deslocar e têm tudo o que precisam na palma da mão.

O Inter simplifica a vida dos clientes, enquanto ajudam o planeta e a construção de cidades mais sustentáveis.

Pensar no planeta pode ser simples. Baixe o Super App Inter.

Nota:
Para que a comparação seja coerente, consideramos os dados divulgados pelos bancos tradicionais nas categorias abaixo, que são as categorias em comum entre o Inter e eles.
Escopo 1: Combustão Estacionária e Emissões Fugitivas / Escopo 2: Aquisição de Energia (localização) / Escopo 3: Viagens Aéreas e Deslocamento Casa-Trabalho
Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre investimentos, educação financeira e novos produtos

Gostou? Compartilhe