O Inter tem um modelo de negócio que não para de crescer porque vai além do lucro. Mais do que simplificar, a gente quer mudar a vida das pessoas, fazer parte da mudança que empodera quem está ao redor e contribuir para preservação do planeta.

Quando o assunto é emissão de carbono, é importante dizer que nossas emissões representam apenas 5,3% da média das empresas no setor. E ainda que nossas emissões sejam significativamente menores do que de outras empresas, não abrimos mão de compensá-las através da compra de créditos de carbono. Vamos te contar mais sobre isso neste post.

Mas antes, o que é o carbono e sua compensação?

A forma com que o ser humano vive causa impactos no meio ambiente, tanto positivos quanto negativos. E uma das consequências mais danosas para o nosso planeta são as emissões de gases de efeito estufa, principais causadoras das Mudanças no Clima, como o dióxido de carbono e o metano.

E para entender melhor como fazer isso, primeiramente é preciso saber qual a contribuição diária individual para o aquecimento do planeta, ou seja, o quanto você emite carbono e depois quais as possibilidades para compensar essa quantidade.

Como saber quanto carbono emito?

Para pessoas físicas existem as "calculadoras de carbono online" para descobrir o quanto seu estilo de vida emite.

Na seção Vida Sustentável do nosso Super App, disponibilizamos gratuitamente a calculadora de carbono para os clientes entenderem seu impacto no Clima de forma estimada, além de oferecer a possibilidade de compensação através da compra de Créditos de Carbono que apoiam projetos de Ecoparques e Energia Renovável. Acesse agora, descubra seu impacto e ganhe cashback.

Já indústrias, empresas e governos precisam fazer cálculos mais complexos devido à complexidade e quantidade superior que emitem. Esses cálculos são oferecidos por organizações especializadas no assunto.

Formas de compensação das emissões de carbono

Uma das principais maneiras de compensar o carbono é a compra de créditos de carbono. Créditos de Carbono são unidades de medida que correspondem, cada uma, a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e).

Com a compra de créditos, a neutralização funciona da seguinte maneira:

Uma empresa emite 7 toneladas de carbono em suas atividades, então para compensar essas emissões basta comprar 7 créditos de carbono. É necessário buscar empresas confiáveis que, por exemplo, possuem créditos com certificados segundo padrões internacionais de verificação. Alguns exemplos de atividades passíveis de geração de créditos de carbono são a captação de biogás em aterro sanitário e posterior transformação em energia, preservação de florestas, geração de energia fotovoltaica e muito mais.

As emissões de carbono no Inter

O Inter é uma plataforma completa e digital que trabalha para simplificar a vida das pessoas e a ecoeficiência está inerente ao nosso modelo de negócio.

Em 2022 disponibilizamos no Registro Público de Emissões do GHG Protocol o nosso Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de 2021, foram emitidas 1.460 toneladas de carbono equivalente, incluindo Escopo 1, 2 e 3, compensando nossas emissões e conseguindo assim o Selo Ouro.

Além disso, se compararmos às empresas tradicionais do setor, nossa ecoeficiência também é reforçada quando analisamos o consumo de carbono nas mesmas categorias para atender um cliente, que equivale apenas a 5,3% da média.

E, assim como aconteceu em 2020, o carbono emitido em 2021 foi compensado com a compra de créditos de carbono. Apoiamos projetos de conservação florestal denominados REDD (Redução de Emissões decorrentes do Desmatamento e da Degradação de Florestas) da Amazônia e projetos de Energia Renovável.

Foram escolhidos os projetos Fortaleza Ituxi, Amazon Rio e Cikel para compensar as toneladas de carbono. Eles têm como objetivo reduzir as emissões dos gases de efeito estufa decorrentes da degradação das florestas e do desmatamento, promovendo também a conservação da Amazônia e o desenvolvimento das comunidades locais.

Emissões de Gases de Efeito Estufa

O modelo de negócio digital do Inter contribui em prol de uma economia de baixo carbono, e como forma de dar transparência ao impacto no tema, desde 2019 o Inter mensura as principais fontes diretas e indiretas e reporta os dados em inventários de emissões no Registro Público de Emissões do GHG Protocol.

O GHG Protocol é uma ferramenta internacional que auxilia e estimula a mensuração e gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa de empresas e governos.

E desde o nosso primeiro inventário, recebemos o Selo Ouro do GHG Protocol, concedido às empresas que reportam o Escopo 1 e 2 e 3 de forma completa e passam por verificação externa, além de compensar suas emissões os totais emitidos através da compra de créditos de carbono.

Um modelo de negócios mais ecoeficiente

Um modelo de negócios mais ecoeficiente

Com o nosso modelo de negócios digital, um Super App completo com diversos produtos financeiros e não financeiros faz com que as nossas emissões de carbono sejam menores. Os clientes do Inter não precisam se deslocar e têm tudo o que precisam na palma da mão.

O Inter simplifica a vida dos clientes, enquanto ajudam o planeta e a construção de cidades mais sustentáveis.

Pensar no planeta pode ser simples. Baixe o Super App Inter.

Nota:
Para que a comparação seja coerente, consideramos os dados divulgados pelo setor bancário nas categorias abaixo, que são as categorias em comum entre o Inter e eles. 
Escopo 1: Combustão Estacionária e Emissões Fugitivas / Escopo 2: Aquisição de Energia (localização) / Escopo 3: Viagens Aéreas,Deslocamento Casa-Trabalho, Transporte e distribuição upstream e Resíduos gerados nas operações.  
Gostou? Compartilhe