Dezembro já chegou e com ele as festas de fim de ano. Tempo de ficar com a família, celebrar e claro: ganhar presente! Mas o que fazer quando a grana tá curta?

Pra te ajudar a economizar no Natal, trouxemos algumas dicas de como se planejar para essa época do ano e conseguir aproveitar da melhor forma. Continua a leitura que te contamos tudo!

1. Inclua uma reserva para o Natal no seu Planejamento Financeiro

É muito importante ficar atento a quais gastos são sua prioridade e considerar os gastos do final de ano no seu orçamento. Estabeleça quais gastos você não poderá fugir, como contas de água, de luz, IPVA, IPTU, DPVAT, matrícula de escola, entre outros. Mesmo que algumas você só vá se preocupar no começo do ano que vem, já é importante se planejar para não extrapolar no período das festas. Quem já possui um orçamento familiar, provavelmente vai ter bem mais facilidade nesse momento.

Lembre-se que não gastamos somente com presentes no Natal. Decoração, viagens e comidas também fazem parte da celebração na maioria das vezes. Então, já separa também o quanto irá gastar com tudo isso antes de pensar nos presentes.

2. Faça uma lista de presentes

Apesar da vontade de bancar o Papai Noel, não podemos esquecer que quanto mais pessoas formos presentear, mais iremos gastar. Por isso, escolha quem são as pessoas mais importantes e que não podem ficar sem presente. Geralmente, a família e os amigos mais próximos estarão sempre no topo da lista, então é importante já separar uma graninha maior para o presente deles.

Já as pessoas que estão mais para o fim da lista, como vizinhos, colegas de trabalho e pessoas de círculos sociais mais distantes, podem ganhar um presente mais simples e que requer menos investimento.

3. Seja criativo na hora de presentear

É muito bom surpreender quem a gente ama com o melhor presente de todos, mas nem sempre o melhor quer dizer, necessariamente, o mais caro. Quando sabemos o que a pessoa gosta podemos ser mais criativos na hora de presentear.

Além disso, como o objetivo do presente é deixar a pessoa feliz e se sentir especial, uma maneira criativa e econômica de fazer isso é presentear com experiências. Principalmente, quando é algo que ela sempre quis fazer.

Pode ser desde um ingresso de show, até uma viagem de fim de semana para um destino interessante. É só levar em conta o que a pessoa gosta de fazer e o quanto você tem disponível no orçamento.

>>> 5 dicas de como economizar na viagem

Ah, e o mais legal é que se quiser você também pode se incluir na experiência! Assim, além de poder curtir um momento legal, vocês ainda poderão compartilhar memória divertida.

4. Vale-presente e Gift Cards

O Natal já tá batendo na porta e você não tem ideia de como presentear aquela pessoa especial. Ou ainda, na correria de final de ano, não arranjou tempo para ir fazer compras. Quem nunca esqueceu daquele presente do amigo secreto e teve que se virar de última hora, não é mesmo?

Relaxa que existe um presente coringa que com certeza vai agradar, o Gift Card.

O Gift Card, ou cartão presente, é como um cartão pré-pago para serviços ou produtos que utilizam esse método de pagamento. Ele é aceito por diversos aplicativos e jogos, como IFood, Netflix, Free Fire e muitos outros.

Sabe aquele sobrinho ou sobrinha que cresceu, não quer ganhar brinquedo e você não faz ideia do que dar de presente? Certeza que vai adorar ganhar um Gift Card do seu jogo favorito para usar como quiser!

5. Guarde o cashback

Tá no blog do Inter e ainda não ouviu falar de cashback? Impossível! O cashback é uma das melhores formas de economizar. Afinal, nada melhor do que receber parte do seu dinheiro de volta depois de aproveitar as ofertas.

Uma dica bem legal é você ir guardando o dinheiro que receber de cashback das compras durante o ano e depois usar durante no mês de dezembro — que é quando gastamos mais.

No Inter Shop você ganha cashback comprando em mais de 400 lojas: Magalu, Casas Bahia, Amazon e várias outras. Além disso, comprando direto no app o cashback cai direto na sua conta após realizar o pagamento. São vários descontos exclusivos para aproveitar!

Lá você consegue comparar os preços dos produtos e a porcentagem de cashback de cada loja. Assim você consegue ver em qual loja a compra é mais vantajosa e economiza.

6. Estabeleça um plano anual e corte as despesas desnecessárias

Evite perrengues com o planejamento. Essa é uma dica fundamental pra quem quer passar as festas de fim de ano tranquilo e ainda aproveitar o máximo.

Já comece a pensar durante o ano como você vai querer festejar, seja viajando ou em casa com a família, e considere o quanto isso vai custar. Pense também como estará a sua renda nesse período, levando em conta o décimo terceiro, horas extras, etc.

Com isso, você saberá o quanto terá que reservar durante os meses para os feriados do fim do ano. Se precisar, também é aconselhado até cortas algumas despesas desnecessárias. Aquele gasto com delivery todo fim de semana, pode virar uma viagem inesquecível de Ano-Novo, por exemplo.

Comece o ano de 2022 com o pé direito

Seguindo essas dicas com certeza você vai aproveitar as festividades do final do ano da melhor forma possível, tranquilo e com dinheiro no bolso. Por isso, como 2021 está no fim, já se planeje para o ano que vem e comece 2022 com o pé direito!

Atualize sua lista de metas e sonhos para o ano que vem, mas não deixe só no papel. Nunca é tarde para começar a cuidar da sua saúde financeira e simplificar a forma que você lida com o dinheiro. Por isso, conta com a getne para te ajduar a tornar todos esses sonhos realidade.

Um primeiro passo, pode ser começar o ano fazendo o Desafio das 52 semanas. Nele, você vai juntando um pouquinho por semana e pode chegar no final com até R$7.000,00. Bem legal, né?

Agora é sua vez de colocar tudo em prática e tornar 2022 um ano cheio de realizações! 🧡

Gostou? Compartilhe
Assuntos relacionados
Para simplificar a vida Compras
Como economizar nas compras

Confira algumas dicas que podem te ajudar a economizar nas compras e melhorar a forma...

Leia mais
Para simplificar a vida Seguros
5 dicas para fazer uma viagem mais econômica

Confira algumas dicas que mostram que dá sim pra fazer uma viagem tranquila e...

Leia mais
Para simplificar a vida Compras
10 dicas para não errar no presente de Natal

Faltam poucos dias para o Natal e muita gente ainda está em busca do presente...

Leia mais